terça-feira, 15 de novembro de 2011

BOLETIM EDUCA PLANALTINO 022-2011 - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ASSESSORA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DISCUTEM DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM EVENTO DA UESB


ACESSE E DEIXE SEU RECADO: www.educaplanaltino.blogspot.com

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ASSESSORA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO DISCUTEM DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM EVENTO DA UESB

Experiência Educacional de Planaltino é apresentada em evento da UESB



O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, e a Assessora Especial do Ministro da Educação, Profa. Linda Goulart, participaram na noite de ontem (10/11), da Mesa Redonda que encerrou o evento "Educação e Temas Contemporâneos II:  Políticas, Desenvolvimento Social e Cidadania", realizado pelo Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
A Mesa Redonda teve como tema "A (Re) construção da escola pública: os caminhos da democracia participativa". A Profa. Linda Goulart, destacou em sua fala, a importância da Universidade Pública se aproximar mais da realidade da Educação Básico. Destacou os avanços e os desafios atuais desta modalidade da Educação. O Prof. Renê Silva, partiu da sua experiência como estudante da UESB, para relatar a experiência de gestão democrática que está sendo implementada no trabalho educacional do município de Planaltino. Foram destacadas as reuniões periódicas entre todos os envolvidos em educação, os seminários de avaliação, Projeto Escola de Governo, Audiências Públicas, etc.
Também participara da Mesa, as professoras Ivani Duarte (Presidente do Conselho de Alimentação Escola de Jequié) e Caroline Brito (Tesoureira da APLB e ex-conselheira do FUNDEB/Jequié).

OFICINA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL É REALIZADA NO MUNICÍPIO DE JEQUIÉ


 Prof. Renê destaca importância do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação para os municípios
Bahia poderá se torna o Estado com maior número de municípios com Comitês de Mobilizadores Sociais pela Educação

Aconteceu nos dias 10 e 11 de novembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Jequié, Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a UNDIME/BA e Secretaria de Educação de Jequié, reuniu Secretários de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, conselheiros municipais e representantes da sociedade civil organizada.
A Oficina foi ministrada pela Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação, Profa. Linda Goulart. O Secretário de Educação de Planaltino e vice-presidente da UNDIME/BA, Prof. Renê Silva, participou da abertura do evento.
Estiveram presentes, representantes dos municípios de Jequié, Aiquara, Itaquara, Manoel Vitorino, Itagibá e Apuarema.

OFICINAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA MOBILIZAM OS ESTUDANTES DO "É TEMPO DE APRENDER"


As oficinas de educação física mobilizam o grupo do projeto piloto É Tempo de Aprender todas as sextas
 
O grupo da melhor idade do projeto piloto de alfabtezação de idosos "É Tempo de Aprender" participou hoje, dia 11 de novembro, de mais uma oficina de educação física. As oficinas fazem parte do curriculo do projeto e são realizadas todas as sextas a tarde. 


 Atividades de relaxamento

Ministradas pela professora Raquel e monitoradas pela professora Graça Alves (mais conhecida como Gal), as oficinas de educação física tem como objetivo proporcionar o bem estar físico e mental do grupo, por meio de exercícios físicos, práticas de relaxamento e exercícios aeróbicos. Todas as práticas desenvolvidas nas oficinas de educação física são voltadas ao público da terceira idade e são trabalhadas de forma interdisciplinar nos conteúdos programáticos de ciências.


As oficinas de educação física visam o bem estar físico e mental do grupo da "melhor idade"

"O É Tempo de Aprender tem dado um novo significado a educação de jovens, adultos e idosos de Planaltino. Acreditamos que um dos caminhos para o sucesso da EJAI passa pela mobilização de seus estudantes e na constante busca de parcerias para a execução dos momentos educativos", comenta o professor Marcos Paiva, Diretor de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino e membro da coordenação do projeto "É Tempo de Aprender"

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

VI Profep do Cmics


Na última sexta-feira dia 04/11/2011 foi realizado o VI Profep do Isaura Couto.Um encontro reservado para abordagem temática do Livro "Interdisciplinaridade e o ensino Língua Materna. "Os professores participantes foram convidados a compartilhar -O doce sabor da Língua Portuguesa", com as ministrantes, prof.ª. Eliete Oliveira, Cristina Mattos e Maria Cardozo; uma riquíssima discussão que convidou todos a refletir sobre o domínio da Língua Padrão:Linhas e entrelinhas da linguagem tão dominada por nós no dia-a-dia e um verdadeiro "Bicho Papão" no ambiente escolar. Foram abordados aspectos relacionados ao cartaz como gênero textual e a influência da cultura midiática e a nova reforma ortográfica elementos que estão se incorporando ao ensino de Língua Portuguesa. Um encontro movido pela descontração e o aprendizado.





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CONSOLIDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GRUPO FLOR DE MANDACARU – POVOADO DE CAMPINHOS.


 Vereador Dunga Braga; Profª. Rosinayra e Presidente do Grupo Flor de Mandacaru; Edivaldo Gonçalves, Diretor de Cultura, Esporte e Lazer; Edmar Vieira, Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal e Iran Vieira, Diretor do Colégio Manoel Castor Braga.
 Pais e alunos participam da criação da "Associação Cultural Flor de Mandacaru".
Nesse último sábado, 05 de novembro de 2011, o Diretor de Cultura, Esporte e Lazer (Edivaldo Gonçalves)  e o Assessor de Comunicação da Prefeitura Municipal (Edmar Vieira), reuniram – se com o Grupo Flor de Mandacaru e comunidade de Campinhos, com o objetivo de criar a entidade que iria representar os agentes envolvidos com as atividades do referido grupo, formado há um ano e três meses, com ofertas de ações artísticas e culturais. 
 Posse da Diretoria da "Associação Cultural Flor de Mandacaru"
Para formação da entidade, foi necessária a presença dos responsáveis legais dos membros de menor idade, para representa – los na entidade. Ao todo estavam trinta e duas pessoas presentes, na sequência um dos  coordenadores, Iran Vieira, agradeceu a todos e falou da importância do grupo para o fortalecimento da cultura local, uma vez que a literatura de cordel é bem vista e apreciada por uma boa parte da comunidade. O Diretor de Cultura do Município falou da importância daquele ato, e se colocou a disposição  para auxiliar a entidade. Falou ainda, sobre a responsabilidade de cada membro, para o êxito neste empreendimento sem fins lucrativos.

 Pais a alunos se emocionam com a formação da "Associação Cultural Flor de Mandacaru"
Ficou clara a satisfação dos integrantes do grupo e dos pais que estavam presentes, pois de acordo depoimentos este será um momento histórico para as pessoas que compõem o Grupo Flor de Mandacaru, que neste momento sai da informalidade e passa a ser um grupo de fato, mas de maneira formal. Após eleição da assembleia, ficou assim constituído:

Presidente: Rosinayra da Rocha Soares – Professora
Vice – Presidente: Iran Vieira Souza - Diretor Escolar
Secretária :  Geissa Souza Barros – Professora
Tesoureiro : Marcos Souza Menez – Professor
Coordenador de Eventos : Edivaldo Vieira de Almeida – Professor
Conselho Fiscal : Gilvan Alves Braga – Pai de aluno;
                               Carlos Hamilton Santana Souza – Pai de aluno;
                               Lindaura Pereira da Silva
                                Valdete Galvão Tosta


Como dizia Paulo Freire – "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria".
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DIRETOR DE CULTURA E ESPORTE PARTICIPAM DE OFICINA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM VITÓRIA DA CONQUISTA

 Secretário de Educação de Planaltino reforça importância da mobilização social pela educação
Edivaldo Gonçalves (Diretor de Cultura e Esportes de Planaltino), Profa. Linda Goulart (Assessora do Ministro da Educação), Coriolano Moraes (Secretário de Educação de Vitória da Conquista) e Renê Silva (Vice-presidente da UNDIME/BA)
O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, e o Diretor de Cultura, Esportes e Lazer, Prof. Edivaldo Gonçalves, participaram ontem (08/11), da Oficina de Capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação, que aconteceu no município de Vitória da Conquista.
O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Vitória da Conquista  e pela UNDIME/BA, entidade que o Secretário Renê Silva é vice-presidente, em articulação com o Ministério da Educação. A Oficina foi coordenada pela Profa. Linda Goulart, Assessora Especial do Ministro da Educação e Coordenadora do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação.
Na abertura do evento, o Secretário Renê Silva fez questão de enfatizar a importância da realização de encontros regionais no interior do Estado em parceria com MEC, FNDE e Secretaria de Educação do Estado. O Prof. Renê, pontuou também a importância do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação, e que acredita que o Plano deve ser adotado pelos municípios como eixo do trabalho educacional. "Em Planaltino, discutiremos para 2012, a Mobilização Social como um guarda-chuva das ações educacionais", pontuou o Secretário e vice-presidente da UNDIME/BA.
A Profa. Linda Goulart, fez referência a importância desse trabalho de Mobilização que está sendo realizado na Bahia, sobretudo a articulação do Prof. Renê Silva neste processo, e que está muito feliz. "A Bahia está caminhando para se tornar o Estado brasileiro com maior número de Comitês de Mobilização Social pela Educação", concluiu.
Representantes de 16 municípios participaram da Oficina
A oficina ocorreu durante todo o dia, com a participação de Secretários de Educação, Conselheiros, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escolas, Nutricionistas, Psicólogos Escolares, representantes de associações, professores e técnicos de secretarias de 16 municípios: Itororó, Candido Sales, Poções, Planalto, Planaltino, Caraíbas, Boa Nova, Caculé, Presidente Jânio Quadros, Piripá, Anagé, Itapetinga, Bom Jesus da Serra, Macarani, Mucugê e Vitória da Conquista.
Nos dias 10 e 11 de novembro, será a vez de Jequié sediar Oficinas de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento ocorre no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contará com a participação de municípios do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas.

CAMPEONATO PLANALTINENSE TEM UM NOVO CAMPEÃO – SAMARIM FUTEBOL CLUBE:

Time Campeão do VII - Campeonato Municipal Planaltinense - Edição 2011
Time Vice - Campeão do VII - Campeonato Municipal Planaltinense - Edição 2011
Abertura do Campeonato Municipal - Edição 2011

Nesse último domingo, (06/11/2011), aconteceu no Estádio José Hamilton Galvão, a final do Campeonato Municipal Planaltinense – Edição 2011. Há princípio a Comissão do Campeonato fez o sorteio dos árbitros que iria apitar aquele jogo, e coincidentemente ficou o trio de arbitragem de Planaltino, criou – se uma grande expectativa por serem de planaltino e apitar uma final de grande peso, feito àquela que estaria por vir. Mas graças ao profissionalismo e valorização dos mesmos deu tudo certo, ou melhor dizendo, superou as expectativas, pois errar é normal e valorizar a prata da casa é o sentimento que perpassa sob todo cidadão planaltinense.
Torcedores prestigiam a final do Campeonato Municipal.
O jogo inicia, e as torcidas se dividem entre  Lagedinho, que até então teria feito uma belíssima campanha neste Campeonato e o time da sede Samarim que teria supostamente 100% de aproveitamento neste Campeonato. Primeiro tempo termina e o placar fica em 0 X 0, tornando a torcida cada vez mais eufórica e com os nervos a flor da pele. Segundo tempo inicia e aos dezessete minutos para finalizar o jogo, o time de Lagedinho faz o primeiro gol, e leva a torcida ao delírio, mas após dois minutos, o time do Samarim empata a partida e leva o jogo para a prorrogação, dois tempos de 15 minutos. No segundo tempo da prorrogação o time da sede – Samarim consegue virar o jogo com o jogador Bebel, capaz de mexer com os nervos dos torcedores.
 Comissão do Campeonato Municipal - Edição 2011
A comissão deste Campeonato foi formada pelos seguintes membros: Edivaldo Gonçalves – Diretor de Cultura, Esporte e Lazer; Antonio Cerqueira – Coordenador de Esporte; Anatalício – Voluntário; Noemi Luz – Voluntária; Renato Costa – Homenageado do Campeonato. Segundo a comissão, este foi um dos Campeonatos mais acirrados de toda história de Planaltino, pois as equipes vieram realmente para competir e de maneira honesta e séria, outro ponto positivo foi o envolvimento da torcida que a cada rodada participava assiduamente. Não podendo deixar de destacar os patrocinadores que foram entidades de grande importância para o desenrolar deste campeonato, além da ajuda e apoio constante da Prefeitura Municipal de Planaltinense e da Secretaria Municipal de Educação, que proporcionaram e deu condição para que esta equipe a cima citada pudesse trabalhar e dar suporte aos times envolvidos.
 
 Premiação do Campeonato Municipal - Edição 2011.
Queria agradecer os árbitros de Lajedo do Tabocal que participaram deste evento e em especial os árbitros de Planaltino (Lando, Aritanan, Paulo e Ângela). Jovens de Planaltino que nos ajudaram na organização deste Campeonato, e foram éticos enquanto árbitros das partidas que os apitaram. Aproveitando o ensejo gostaria de agradecer mais uma vez o apoio dado pela Prefeitura que foi a todo tempo uma grande parceira – Relata Edivaldo Gonçalves Costa.
 Eduardo Velame - Representando a Prefeitura Municipal.
Para finalizar, ficaram assim definidas as premiações para o Campeão e Vice – Campeão deste Campeonato;
SAMARIM: Campeão do Campeonato Municipal Planaltinense;
Uma taça + R$ 1.000,00
Artilheiro do Campeonato (Biriba) – Troféu + chuteira.
 
LAGEDINHO: Vice – Campeão do Campeonato Municipal Planaltinense;
Uma taça + R$ 400,00
Melhor jogador (Juvanildo) – troféu + chuteira;
Melhor goleiro (Inha) – troféu + par de luvas;

Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.

ESCOLAS CAMPO DE PLANALTINO REALIZAM MICROCENTRO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA ATRAVÉS DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EDUCA PLANALTINO - PROFEP


  Momentos do Microcentro: professores das escolas do campo de Planaltino, dinâmicas de mobilização, material teórico utilizado e os kits de apoio pedagógico do Programa Escola Ativa de matemática

Aconteceu na noite do dia 08 de novembro de 2011 mais um Microcentro do Programa Escola Ativa, através do V PROFEP (Programa de Formação Educa Planaltino) das Escolas do Campo, cujo Tema foi: Ma + te + má + ti + ca = é tempo de ressignificar e Sub-tema: A importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de Matemática. 

 Equipe de formadores municipais
Os professores presentes entenderam que de acordo com Borin, (1996) um dos motivos para a introdução de jogos nas aulas de Matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios apresentados pelos alunos e o ensino da Matemática na educação infantil deve priorizar o avanço do conhecimento das crianças, perante situações significativas de aprendizagem sendo que o ensino por meio dos jogos deve acontecer de forma a auxiliar no ensino do conteúdo, propiciando a aquisição de habilidades e o desenvolvimento operatório da criança.

 Professores na apresentação dos trabalhos

O Microcentro foi dividido em três momentos, sendo o 1º - Dinâmica com os professores Madalena (Escola M. Mª. Vieira – Lagedo Alto) e Josuelto (Clemente Mariani – Ibitiguira), 2º - Explanação do tema a ser estudado com as Coordenadoras das Escolas do Campo Naíla Lima e Grazielle Almeida e o 3º momento foi fechado com apresentação dos professores, no qual apresentaram planos de aula envolvendo os jogos, materiais didáticos (Material dourado, Ábaco e Tangram) do Programa Escola Ativa¹ e brincadeiras, o que enriqueceu todo o PROFEP, pois os professores puderam fazer a troca de experiências e novas idéias para as aulas.
Fica agora a expectativa para o VI PROFEP que logo será realizado.

Fonte: Diretoria das Escolas do Campo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eleição do Colegiado do Isaura Couto


Nos dias 31/10(segunda-feira) e 01/11/2011( terça-feira) foi feita a eleição do Colegiado Escolar do Cmics, a votação foi dividida entre segmentos, tivemos o de alunos, pais, professores e funcionários.
A eleição aconteceu durante todo o dia, terminando às 20:00 h, foram feitas algumas campanhas organizadas pelos estudantes em favor do representante escolhido por eles, o resultado da eleição foi bastante significativa,pois os pais e os demais comparecem na votação, isso mostra que a comunidade local, compreende a necessidade e a importância de estarem participando efetivamente dos órgãos fiscalizadores do Colégio.
Lista dos Eleitos:Segmento Alunos:João Pedro Morbeck ( titular) kaique de Almeida Cerqueira(suplente);Segmento Pais: Deise Santana Paiva(titular)Celino José Fontes Júnior(suplente);Segmento Professores:Denise Santana Paiva(titular) Ivanete Rocha do Nascimento(suplente);Segmento Funcionários:Jaqueline Ribeiro dos S.Souza(titular)Marildes Araújo P. Galvão(suplente).
Aproveitamos a semana para fazer a certificação dos alunos que participaram do OBA( Olimpíadas Brasileira de Astrologia e Astronáutica).O Colégio parabeniza todos os estudantes envolvidos, que estes sirvam de exemplos para incentivar os demais estudantes.


Fonte: Coordenação Pedagógica do CMICS.




Palestra sobre Reforma Agrária no CMICS


No dia 25 de Outubro de 2011 aconteceu no Colégio Isaura Couto da Silva, uma palestra sobre os temas:Sindicato dos Trabalhadores rurais, assentamentos dos Sem-terra e reforma Agrária. A palestra foi organizada pela professora Soêmia, tendo como público os alunos da 6ªs séries, tivemos como palestrante o presidente do sindicato e vice-prefeito da cidade Carlinhos de Meireles, contamos também com a presença do advogado Noildo Cerqueira, representante do sindicato dos trabalhadores Rurais de Planaltino.
Foi mostrado aos estudantes o filme sobre a luta dos trabalhadores e a greve das fábricas em favor de melhores condições de vida, o advogado Noildo colaborou com o momento, dissertando de uma forte experiência de vida, incentivando os alunos a serem responsáveis pelo seu próprio futuro.
A palestra foi finalizada com o presidente do Sindicato contando as suas histórias de vidas nas lutas dos sem-terra. Após suas colocações foi aberta para os estudantes fazerem perguntas, sendo esclarecidas pelo palestrante.

 Fonte: Coordenação Pedagógica do CMICS

domingo, 6 de novembro de 2011

PROJETO É TEMPO DE APRENDER APRESENTA RESULTADO DAS OFICINAS DE ARTES


Estudantes do projeto piloto "É Tempo de Aprender" exibem os quadros produzidos durante as oficinas de artes

Os estudantes do projeto piloto "É Tempo de Aprender" destinado aos estudantes da educação de jovens, adultos e idosos, apresentaram o resultado das oficinas de artes, realizadas na grade curricular do projeto. Os estudantes da "melhor idade" pintaram quadros, tendo a professora Graça Alves como instrutora das oficinas.

As oficinas de artes acontecem as terças-feiras são trabalhadas juntamente com as atividades de alfabetização em uma ação que visa integrar e despertar no grupo os dotes artísticos. Os quadros serão expostos durante a exposição do projeto "A vida tem a cor que se pinta", uma parcerias entre o Colégio Isaura Couto da Silva e a Escola Clemente Mariani.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

DIRETORIA DE ENSINO E APOIO PEDAGÓGICO REALIZA MAIS UM ENCONTRO ENTRE OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS


 Equipe de coordenadores pedagógicos discutem ações do Programa saúde na Escola 

Aconteceu na ultima sexta, dia 04 de novembro mais um encontro do calendário de reuniões da Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de  Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino, encontro este que teve como pauta os seguintes assuntos: Prova Brasil, Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, Provinha Brasil, Programa Saúde na Escola - PSE e a apresentação dos projetos pedagógicos das unidades de ensino municipais à comunidade escolar e a realização do III "Torneio Estudantil" entre os colégios municipais.

O encontro contou com a participação de parte da equipe de coordenadores da Secretaria Municipal de saúde de Planaltino, que, juntamente com os coordenadores escolares discutiram algumas ações do Programa saúde na Escola previstos para o final do ano letivo, tais como a realização de relatório das ações realizadas nas escolas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a realização de campanhas de saúde envolvendo as escolas. 

Representantes dos colégios municipais durante a realização do sorteio dos jogos do III "Torneio Estudantil"

Durante o encontro, foi realizado o sorteio dos jogos do III "Torneio Estudantil "entre os colégios municipais da rede pública municipal de Planaltino, o sorteio contou com a presença dos representantes dos colégios participantes (C. M. Nossa Senhora das Graças - povoado da Angélica, C. M. de Nova Itaípe, - distrito de Nova Itaípe, C. M. Manoel Castor Braga - povoado de Campinhos e o C. M. Isaura Couto da Silva, localizado na sede do município), ficando os jogos sorteados da seguinte forma:
  • dia 12/11: C. M. Manoel Castor Braga vs C. M. de Nova Itaípe
  • dia 19/11: C. M. Nossa Senhora das Graças vc C. M. Isaura Couto da Silva
As unidade de ensino se enfrentam nas modalidades futsal e boleado nas categorias A (estudantes com até 13 anos de idade) e B (estudantes com até 15 anos), após os dois promeiros dias de competição as equipes vencedoras fazem a final no sábado, dia 26 de novembro.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

VICE-PRESIDENTE DA UNDIME/BA ENTREGA AO FORPROF DEMANDA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 73 MUNICÍPIOS BAIANOS


Profa. Irinalva Calasans (Coordenadora do Programa de Formação de Professores no Estado da Bahia), Prof. Renê Silva (UNDIME/BA) e Profa. Irene Cazorla (Diretora do IAT e vice-presidente do FORPROF). Ato de entrega da demanda de 73 municípios bainos

O Secretário Municipal de Educação de Planaltino e vice-presidente da UNDIME/BA, Prof. Renê Silva, entregou no final da tarde de hoje (04/10), ao Fórum Estadual Permanente de Formação Docente (FORPROF), demanda de formação inicial de professores de 73 municípios baianos.
O Prof. Renê, apresentou a demanda dos municípios organizadas por território de identidade, e salientou a importância do Fórum empreender esforços para dar retorno aos municípios que estão apresentando demanda. "Acreditamos que o exemplo de diálogo do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), é um caminho para discutir a melhor maneira de atender a demanda apresentada. Precisamos diminuir a distância entre as Universidades e os municípios. Não podemos mais ficar transferindo a responsabilidade das dificuldades de implementação do Plano Nacional de Formação de Professores um para o outro. Os municípios apresentam dificuldades, mas é claro que as Universidades também não estão com estrutura para atender a demanda. Só o diálogo poderá construir caminhos para atendimento desta demanda", pontuou Renê Silva.
A área que apresenta maior demanda de formação para os 73 municípios, é a Pedagogia. Ao todo, são 2.949 professores que atuam na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental nestes municípios, e ainda não possuem curso de licenciatura.
Estavam presentes na reunião do Fórum, representantes de todas as Universidades Públicas Estaduais e Federais, representante da CAPES/MEC, APLB, Conselho Estadual de Educação, Instituto Anísio Teixeira e Secretaria Estadual de Educação, além é claro, da UNDIME/BA representada pelo Prof. Renê Silva.
Confira os 74 municípios que tiveram sua demanda entregue ao Fórum: Adustina, Amargosa, Anguera, Araci, Baixa Grande, Barrocas, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Brejões, Caculé, Caetité, Campo Alegre de Lurdes, Candeal, Canudos, Conceição do Coité, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cravolândia, Elísio Medrado, Entre Rios, Esplanada, Firmino Alves, Gongogi, Guanambi, Ibicoara, Ibicuí, Ibipitanga, Ibiquera, Igaporã, Ilhéus, Irajuba, Iramaia, Itabela, Itagibá, Itaquara, Itatim, Itiruçú, Ituiba, Jaguaquara, Jiquiriçá, Juazeiro, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Laje, Lajedo do Tabocal, Lapão, Licinio de Almeida, Macarani, Malhada de Pedras, Maracás, Marcionilio Souza, Matina, Mutuípe, Nazaré, Nova Itarana, Olindina, Pé de Serra, Pindobaçú, Planaltino, Planalto, Pojuca, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santa Terezinha, São Gabriel, São Miguel das Matas, Satiro Dias, Senhor do Bonfim, Serra Dourada, Serra Preta, Sítio do Quinto, Ubaíra.


--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, diga o que você achou...