Dionata Luis Plens da Luz, educando da turma que foi destaque no ENEN, Hoje estuda na Universidade Federal da Fronteira Sul.
A luta por soberania popular na sociedade contemporânea vem ultrapassando barreiras e massificando as pequenas ferramentas a favor do processo de uma sociedade igualitária. No ramo da educação sobressai à escola Semente da Conquista ao conquistar um feito inédito, obteve a melhor nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) em 2009 na sua cidade.
A escola Semente da conquista é mais do que uma simples escola, nela temos acréscimo de conhecimento, pois estudamos coisas que outras não adotam como a vida social do ser humano, e sua perversidade com a exploração dele mesmo. Mas isso é só uma parte, fazemos das pequenas coisas grandes simbologias, não se senta vendo a nuca do colega senta-se em circulo aonde todos possam se interagir cara a cara proporcionando um grupo de estudo com muita dinâmica, diversão e trabalho.
Também tenho orgulho de estudar e saber que essa escola foi conquistada com muito luta, força e dedicação do povo organizado pelo MST, mais precisamente nossos pais. Nessa escola a própria comunidade decide quem será a direção e os docentes, ambos prioritariamente dos assentamentos.
Nossa escola não serve para ser um formador de pessoas para o mercado de trabalho, ao contrário é um formador de seres humanos competentes que entendam a sociedade e abraçam a causa dos oprimidos, dos pobres e marginalizados.
Existem pessoas que criticam a escola, alegando adotar um estudo muito político e deixando em segundo plano os estudos que outras escolas aplicam, mas isso não é verdade. Apesar de ser uma escola com pouca infra-estrutura, poucos livros, materiais didáticos chegando atrasados, temos uma formação cientifica tão boa quanto outras escolas, além de uma formação política de cunho socialista e transformador, de luta social e organização coletiva. Exemplo disso foi o resultado do ENEM 2009 quando a
Semente da Conquista tirou a melhor nota no ranking das escolas participantes da sua cidade.
Somos dedicados, e somos merecedor desta colocação, não precisamos atacar ninguém, mostramos através dos resultados, não somos um grupo fechado, nossas ideologias sempre são socializadas, como diz o provérbio popular ‘conversando e gente se entende’ ninguém chega com uma idéia pronta, tudo é discutido e posteriormente aplicado.
Estamos convictos que é uma longa caminha e isso é só o começo, creio que teremos muitas conquistas pela frente se trabalharmos juntos e unidos a favor da uma formação galgada nos pilares da justiça social e dos valores humanistas e socialistas.
Motivo de Orgulho Patrícia Lavratti, educada pela Escola, agora vai iniciar o curso de Historia.
A escola semente da Conquista se define uma escola dinâmica porque todas as decisões são construídas por todas as pessoas que participam do conjunto escolar. Dentre elas estão os pais, professores, direção da escola (que é composta pela por uma coordenadora e uma assistente pedagógica), direção do MST e, principalmente, os educandos. Assim, as “regras` para um bom funcionamento da escola são construídas por todos e elas não são impostas, de maneira que é mais fácil de serem compridas pelos educandos porque eles mesmos as ajudam a construir. Dessa forma, todos podem expor suas idéias para melhorar os pontos que se encontram em dificuldades e garantir um bom funcionamento escolar durante todo o ano.
Essa escola se diferencia das outras que se encontram aqui em Abelardo Luz porque, além de ensinar os conteúdos do currículo escolar, inclui junto matérias que ensinam os educandos que querem permanecer no campo. Por exemplo: como manejar um solo protegendo-o e tendo bons resultados para uma boa colheita. Isso pode ser comprovado pela nota do ENEM por que a prova exige conhecimentos gerais. Assim, os alunos chegam mais preparados para a prova.
Esse ensino ele não é pago como os cursinhos preparatórios que têm disponíveis nos centros urbanos que só os educandos de melhores condições financeiras podem fazer. Isso é feito pra que todos possam ter as mesmas oportunidades não havendo exclusões, dessa forma todos podem ter um futuro mais digno e de grande sucesso profissional.
Provando assim que o ensino da escola não é fraco como é comentada pelas pessoas que são contra a organização do MST e das escolas de Assentamento. Isso é para mostrar que tem professores qualificados como em qualquer outra escola de centros urbanos. Nossa escola se diferencia também pela aproximação dos professores e educandos, porque não há diferenciação de um para outro só porque um tem ensino superior. Todos são tratados de forma igual.
Estudar em uma escola com todos esses potenciais e todas essas qualidades é motivo de orgulho para todos os educandos e para todos os educadores que se dedicam para que isso aconteça. A prova desse esforço é a melhor nota do ENEM, que serve de motivação para continuar aperfeiçoando ainda mais os conteúdos do currículo escolar. É uma prova que vale apena todo o esforço que é feito em ambas as partes.
Jose Ronaldo è Graduado em pedagogia pela UFES e,Especialista em EJA pela UFSC,e militante social
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, diga o que você achou...