domingo, 9 de outubro de 2011

BOLETIM EDUCA PLANALTINO 019-2011 - CAMPINHOS: SOLETRANDO 2011 – 5º EDIÇÃO

ACESSE E DEIXE UM RECADO: www.educaplanaltino.blogspot.com


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

CAMPINHOS: SOLETRANDO 2011 – 5º EDIÇÃO


Mais um projeto de sucesso das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga, o "Soletrando" em sua 5º edição, desperta o interesse dos alunos pela leitura. Na última quinta-feira, 06 de outubro de 2011, aconteceu na sala do colégio, a abertura do projeto, que terá a participação do 2º ano a 8º série, iniciou-se chamando a atenção dos alunos da importância do projeto, foi lido o regimento. E logo após, tivemos um momento de descontração com o Jogo do Autódromo, que foi realizado por quatro equipes, misturando-se as turmas, numa disputa divertidíssima que animou a todos. E por fim, os alunos assistiram ao filme: "Prova de fogo" que conta a história de uma menina que vai participar de concursos de soletração e partir daí, vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão à sua volta com sua coragem e determinação. 

                                      Comemoração da equipe vencedora do Jogo do Autódromo
                                       Cine pipoca com o filme: "Prova de fogo"

Os alunos deram show. Como conta Juliana Oliveira, coordenadora pedagógica das referidas Escolas. "O soletrando é mais um projeto de sucesso do Colégio Municipal Manoel Castor Braga". De acordo com a coordenadora, "o projeto tem o objetivo de despertar o interesse dos alunos pela ortografia, bem como desenvolver habilidades de leitura e consequentemente a escrita", relata.
A professora de português Rosenayra Rocha conta que se emocionou muito, já que é a 5º edição do Soletrando, e que cada ano o projeto tem se superado. Avalia a abertura do projeto como muito boa, e de fato chamando a atenção dos alunos para a questão da leitura e escrita de forma divertida.
"A abertura do projeto, contagiou a todos, foi um despertar para aqueles que ainda não estavam motivados a participar" disse o Diretor Iran Vieira que agradece a todos os funcionários (pessoal de apoio e professores)  das referidas escolas, pelo apoio tido com o projeto, pois o projeto só tem ido a frente com a ajuda de todos, lembrando que, os dois primeiros lugares: campeão e vice-campeão, ganharam um celular, que foi comprado em parceria com todos os funcionários.
                                            Premiação Dois celulares e dois kits pedagógicos
Fonte: Coordenação Pedagógica  das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga/Juliana Oliveira

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

UM PEQUENO CIDADÃO NO MUNDO


Na última segunda- feira do dia 03 de outubro de 2011, aconteceu na Escola Municipalizada Clemente Mariani, situada na sede do município Planaltino – Ba mais uma ação do projeto ( UM PEQUENO CIDADÃO NO MUNDO), desenvolvido pelas Professoras: Yvanda Jesus, Renilucia Oliveira e Juscélia Andrade. Desta vez, o tema para a ação foi, sala de aula: O aprendizado da cidadania. Que foi trabalhado com a música "Aquarela" de Toquinho, Vinicius de Moraes, G. Moura, M. Fabrízio.  
Segundo as professoras, essa música reconhece as potencialidades artísticas e filosóficas do aluno, o pequeno ser presente e criativo capaz de criar e transformar. Com base na música, refletimos com os alunos o papel da escola como geradora e propiciadora da criatividade, raiz da inteligência e do conhecimento. Além disso, a sala do aprender é o espaço de convívio social, do qual os alunos são integrantes ativos do processo de ensino aprendizagem.

Fonte: Coordenação   da Escola Clemente Mariani

MEIO AMBIENTE – É TEMPO DE AGIR


As Escolas do Campo estão realizando na primeira semana de outubro as suas últimas atividades do Projeto Meio Ambiente: É tempo de Agir, tendo como principais datas o Dia da Árvore (21 de Setembro) e o início da Primavera (23 de Setembro).
O Projeto contou com a participação de todos os alunos das Escolas do Campo e todas as séries e anos, partindo dos seguintes objetivos:
Ø  Conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio;
Ø  Estimular para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas têm causado à natureza;
Ø  Desenvolver e estimular na criança a criatividade;
Ø  Estimular a leitura e a escrita;
Ø  Desenvolver os conhecimentos lógicos matemáticos (quantidades, adição, subtração) com atividades voltadas para temática;
Ø  Desenvolver a oralidade, a socialização;
Ø  Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.
Os alunos e professores já promoveram caminhadas para a conscientização comunidade, cartazes informativos, aulas de campo para os alunos conhecerem onde fica armazenado o lixo dos seus respectivos Povoados, aprenderam a confeccionar brinquedos com garrafas pet e acima de tudo aprenderam a real importância do meio em que vivemos para a vida no geral.
Fonte: Diretoria das Escolas do Campo.

ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS REALIZA O SEU V - PROFEP


A Escola Nossa Senhora das Graças promoveu, nesta terça-feira o V PROFEP- (Programa de Formação Educa Planaltino), no encontro prosseguimos abordando o Tema principal: Promovendo a aprendizagem do aluno (a) e sua permanência na escola. O curso inicio-seapresentando a seguinte pauta: Acolhida de boas vindas  descontraída ouvindo e cantando  a música: Esperando na janela e apresentação do vídeo: O segredo da Felicidade. No segundo momento os educadores apresentaram uma proposta de ensino-aprendizagem abordando os seguintes assuntos: A importância do brincar, Higiene Corporal ePreservação do meio Ambiente ,com o objetivo de expor para comunidade, pais, alunos, direção e coordenação uma aula embasada em alguns princípios considerados fundamentais no processo de ensino e aprendizagem das crianças e dos adolescentes. Princípios esses que envolvem um ensino voltado para realidade do educando, para uma aula dinâmica e significativa na qual o aluno participe do processo de ensino-aprendizagem. No encontro contamos com a participação do recital da escola, algumas mães também participaram das atividades propostas pelos educadores. E já encerrando omomento foi distribuído lembrancinhas e lanche para os participantes.
Fonte: Direção da Escola Nossa Senhora das Graças

CLEMENTE CONECTADO – LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


A Escola Municipalizada Clemente Mariani – Situada na sede do município de Planaltino-Bahia, agora conectada com o mundo.
Os alunos e toda equipe da Escola Municipalizada Clemente Mariani, ganharam mais uma ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem, o Laboratório de Informática. Em tempos de globalização e explosão tecnológica, está conectado a internet é um dos fatores principais para acompanhar os acontecimentos mundiais e ampliar conhecimentos. A internet como instrumento pedagógico pode ser usada para encurtar distâncias, conhecer outras culturas, trocar conhecimentos e  interagir com o mundo, entre outros. No entanto, é preciso cuidado para garantir qualidade e segurança nas informações e contatos que a internet nos traz, tornando-a assim mais uma parceira dos educadores e alunos no processo de aprendizagem.
A instalação dos equipamentos causou curiosidade, inquietação e um verdadeiro estado de graça nos  alunos, que não paravam de perguntar: Quando vamos usar?
Agora além de 100% de mobiliários novos para os alunos, eles estão mega contentes com a chegada do laboratório de informática e ansiosos para o início das primeiras instruções de uso dos equipamentos.

Fonte: Direção

CHEGOU A HORA DA PROVA BRASIL


  Graziele Almeida, coordenadora pedagógica das escolas do campo, mobilizando os estudantes quanto a importancia da Prova Brasil
Sabendo que nos próximos dias do mês de novembro, os alunos de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) estarão realizando a Prova Brasil, os gestores da Escola Municipal Clemente Mariani, localizada no Distrito de Nova Itaípe, pensando em fazer com que a escola tenha um bom desempenho, têm buscado estratégias para incentivar os alunos a participarem de forma efetiva desse processo de avaliação.
 Estudantes da Escola Municipal Clemente Mariani, uma das escolas  mobilizadas para a Prova Brasil em Planaltino
A tarde de hoje serviu para os alunos tirarem suas dúvidas sobre a realização do exame. Enfatizamos a importância da Prova Brasil, como ela é aplicada, para que serve os resultados, deixando claro que a participação e dedicação dos alunos na hora da prova é essencial, pois a busca pelo melhor resultado não é tarefa apenas do professor ou gestores, mas de todos juntos.
Depois da palestra os alunos, em grupos, fizeram cartazes, representando tudo que foi aprendido. O trabalho foi de grande valia, pois alem de proporcionar um momento de aprendizagem, os alunos puderam exercer sua criatividade.
Fonte: Diretoria das Escolas do Campo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ASSESSOR DO PREFEITO PARTICIPAM DE REUNIÃO DO "COOPERAR EM PORTUGUÊS"


Experiência da MERCOVALE pode servir de exemplo de articulação para países de Língua Portuguesa

O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva e o Assessor do Prefeito de Planaltino, Edmar Vieira, representando o Prefeito de Planaltino, Zeca Braga, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (MERCOVALE), estiveram participando ontem (04/10), na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA), de reunião do COOPERAR EM PORTUGUÊS.
O COOPERAR EM PORTUGUÊS, trata-se de um projeto de cooperação transnacional com países de expressão portuguesa que visa facilitar a troca de informações e experiências sobre os processos locais de desenvolvimento. O objetivo do projeto, é criar uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação entre os países de expressão oficial portuguesa, de forma a assumir-se como uma plataforma de reflexão e discussão sobre a temática do desenvolvimento local no mundo que fala português e enquanto espaço para INTERNACIONALIZAÇÃO dos territórios através dos seus agentes sócio-culturais-econômicos.
Na reunião, Renê e Edmar, relataram a experiência de articulação territorial do Vale do Jiquiriçá, destacando a atuação dos prefeitos, dirigentes de educação e cultura. Foi apresentada algumas das conquistas desta articulação, como as Patrulhas Mecânicas, os Pólos de Formação de Professores, e os Projetos Culturais, conquistas que tem contribuído muito para o desenvolvimento regional.
Fazem parte do COOPERAR EM PORTUGUÊS, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Angola, São Tome e Principe e Timor Leste.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com




--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, diga o que você achou...