domingo, 4 de setembro de 2011
ESCOLAS DO CAMPO – PROJETO SEMANA DA PÁTRIA (De 02 à 09 de Setembro)
Deu-se início no dia 02 de Setembro o Projeto Semana da Pátria em todas as Escolas do Campo do Município de Planaltino em comemoração ao Dia da Independência (07 de Setembro). O Projeto proporcionará aos alunos a oportunidade de conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de proporcionando-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
O presente projeto visa que no fim das atividades cívicas os nossos alunos sejam capazes de:
- Despertar o amor à pátria, valorizar e respeitar os símbolos nacionais;
- Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais funcionários;
- Incentivar o amor à Pátria;
- Cantar e interpretar o Hino Nacional;
- Conhecer e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa do Brasil.
- Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil;
- Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos, redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.
O início do Projeto contou com o hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional, no desenvolvimento do Projeto teremos atividades de leitura, interpretação do Hino Nacional, recitais, formação de comitês para a elaboração das atividades, coreografias, elaboração de Croquis, Maquetes (mapa do Brasil, Bahia, Planaltino e Localidade "com base nas atividades dos cadernos de orientação do Educador - Escola Ativa") e finalizará no dia 09 de Setembro, com apresentações nas Escolas, desfile cívico, etc..
Sucesso aos Alunos e Professores!!!
Fonte: Naíla Lima – Coordenadora Pedagógica Diretoria das Escolas do Campo.
1º DIA DE AULA DA UNEB; CALMA, SÓ FOI UM TROTE!
Professores-Cursistas participam de trote organizado pelos Coordenadores Pedagógicos
Na noite do dia 01 de Setembro foi realizada oficialmente no Colégio Isaura Couto da Silva a 1ª aula do Curso de Pedagogia – UNEB, com o Professor Alex Leite. Esta ocasião não poderia passar "em branco", pensando nisso foi que parte dos Coordenadores Pedagógicos do Município realizou o Trote com os Professores cursistas.
Tudo começou com o Coordenador Henrique Júnior representando o Sec. de Educação Renê Silva dando boas vindas aos colegas cursistas. Logo em seguida o TROTE começa com a presença de Graça Sudré avisando-os, que seria necessária a realização de uma prova para que os mesmos permanecessem no Curso. Todos atônitos e nervosos aguardavam a aplicação da mesma.
Após o intervalo os cursistas receberam as boas vindas da equipe do CMICS (Colégio Municipal Isaura Couto da Silva) e logo em seguida o TROTE continua. Os professores cursistas foram convidados a dispor suas cadeiras em filas de forma tradicional e a prova foi aplicada.
O nervosismo foi notório no rosto de todos, alguns não acreditavam, outros levavam a sério e pediam confiança aos demais "vamos ser confiantes" – Edvaldo (Prof. Dial – Campinhos).
A prova foi constituída da seguinte forma: Quais os 4 pilares da Educação segundo a UNESCO; Qual a importância de Paulo Freire para a Educação; Segundo Louis Althusser, de que forma está estruturada a Sociedade; Redija um texto de no mínimo 20 linhas abordando a sua concepção de Educação e Sociedade; Segundo Karl Marx o que é Educação; Segundo Piaget como se estrutura as fases do desenvolvimento da criança; Qual o Artigo a LDB 9394/96 trata da formação do professor; Diferencie Zona de Desenvolvimento Real, da Zona de Desenvolvimento Proximal e Potencial idealizada por Vygotsky; Como se fundamenta a teoria estímulo e resposta baseado nos estudos de Skinner e de que forma se aplica em sala de aula; Qual o papel do professor na transformação do indivíduo. Prova tradicional, contendo somente perguntas e abordando assuntos ainda desconhecidos para muitos.
Para acabar com a tensão estabelecida, as Coordenadoras (Alline Hull, Grazielle Almeida, Geovanna Soglia e Naíla Lima) entraram na sala com apitos falando que era um Trote, para o alívio e alegria de todos.
Os professores cursistas foram convidados a irem para área do Colégio para brincarem de: "Atirei o pau no gato, Ciranda cirandinha e Estourando a bexiga". A brincadeira foi divertida para todos!
Deixamos aqui a todos os nossos professores (as) cursistas, futuros PEDAGOGOS (AS) três palavras-chave: FORÇA, PERSEVERANÇA E DETERMINAÇÃO!!
Coordenadores Pedagógicos do Município.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
AULA INAUGURAL DA UNEB MARCA NOVA ETAPA PARA EDUCAÇÃO DE PLANALTINO
Prefeito Zeca Braga na abertura do evento
Professores-cursistas e convidados prestigiam a palestra do Prof. Penildon Filho
A Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou ontem pela noite (31/08), no Clube Social Planaltinense, a Aula Inaugural do Curso de Pedagogia, do Pólo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que a partir desta data, começa a funcionar no município de Planaltino.
Participaram deste evento histórico para cidade, além dos 55 professores-cursistas que farão o Curso de Pedagogia, o Prefeito Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Secretários de Governo e Saúde Alexandro Silva e Geneval Avelino, respectivamente, os Vereadores Roque Ribeiro, Rener Oliveira e Gilvan Braga, lideranças religiosas e comunitárias, diretores e coordenadores escolares, professores da rede, e membros da comunidade.
O evento contou ainda com um convidado especial, o Prof. Dr. Penildon Filho, professor da UFBA, Secretário de Comunicação de Vitória da Conquista, ex-diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que proferiu a palestra "A formação docente como um dos instrumentos de transformação social".
Na mesa de abertura, o Secretário Renê Silva, destacou a importância histórica da aula inaugural da UNEB, como uma das maiores conquistas do município de Planaltino. Reforçou a responsabilidade dos professores-cursistas em aproveitar o curso da melhor forma possível, pontuando que mais do que oferecer um diploma, o curso é a possibilidade de efetivamente promover uma mudança profunda que culmine na melhoria da qualidade da educação do município. "Desde 2001, quando eu e Zeca procuramos a UESB para tentar estabelecer uma parceria para formar os professores, tínhamos claro a importância da formação docente para melhoria da qualidade da educação. Infelizmente naquele período não foi possível. Mas, Deus faz as coisas acontecerem no tempo certo, e esse tempo chegou, como resultado de uma grande articulação entre o Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), Universidades, IAT e Prefeitos", pontuou Renê Silva.
Secretário Renê Silva apresenta Prof. Penildon para o público presente
Prof. Penildon Filho e Professores do Provoado de Campinhos
O Prefeito Zeca Braga destacou sua trajetória desde o tempo de estudante, quando ouvia das professoras "vocês são o futuro da nação", dizendo que na época ele não entendia o que isso queria dizer. "Fiquei com aquilo na cabeça, e defini que eu queria ser o futuro da nação, e através dos estudos fui descobrindo o que era ser o futuro da nação. Hoje estamos aqui, o futuro da nação, com a responsabilidade de cuidar para que todos tenham uma vida mais digna. Aproveitem bem essa oportunidade", disse Zeca Braga.
O Secretário de Educação, Prof. Renê Silva, ao apresentar o Prof. Penildon Filho, fez questão de destacar a importância da política desenvolvida por ele e sua equipe no IAT, ampliando o diálogo com os municípios, tendo como objetivo a busca de alternativas para implementação do Programa Nacional de Formação de Professores no Estado da Bahia.
O Prof. Penildon Filho, destacou a mobilização e organização feita pelos prefeitos e secretários de educação do Vale do Jiquiriçá como um modelo que é referência no Estado da Bahia e no Brasil, sendo este modelo utilizado pela CAPES, na busca de implementação do Programa de Formação de Professores. Penildon, abordou a importância da formação docente para construção de uma sociedade justa, que garanta o respeito as diferenças, a liberdade, promovendo acesso aos bens sociais.
O Prefeito Zeca Braga e o Secretário de Educação Renê Silva, fizeram questão de agradecer durante o evento, além do Prof. Penildon, as Professoras Norma Neyde, Ilma Cabral, e ao EDUCAVALE, que possibilitaram essa conquista para Planaltino.
O Secretário encerrou o evento expressando que dois dos seus objetivos centrais na educação de Planaltino já estão sendo alcançados. "Acredito em uma educação integral, para além do tempo integral. Hoje estou feliz por duas conquistas que eu tinha como meta: oferecer as crianças, adolescentes, jovens e idosos estudantes a aulas de flauta, percussão, karatê, capoeira, dança, futebol, vôlei, handebol, e em breve violão, e agora oportunizar aos professores acesso a Universidade Pública", concluiu o Secretário.
As aulas do Curso de Pedagogia, tem início efetivamente hoje, ás 19 horas, no Colégio Isaura Couto da Silva, com aula da disciplina Antropologia, com o Prof. Alex Leite.
PALESTRA SOBRE FAMÍLIA E RELIGIÃO
O Colégio Isaura Couto da Silva, iniciou o "Projeto A cidadania está fazendo chamada: Responda Presente"Um projeto da "Escola Clemente Mariani", que tem como objetivo, proporcionar aos alunos momentos de reflexão, sobre o seu papel na família e na sociedade, aproximar a escola da comunidade, sensibilizar o aluno para o respeito ás diferenças. Esse projeto propõe um ciclo de palestras realizadas por pessoas da comunidade, que possuem experiências de vida exitosas.
Foi proposto pelo Progestão, que as demais escolas pudesse também, desenvolver esse projeto a fim de resgatar nos alunos os valores morais e religioso que servem de base para as relações interpessoais.
A primeira palestra desse projeto, foi realizado nessa última segunda-feira dia 29/08, tendo como tema "Família e Religiosidade", ministrada pelo Pr. Edmar Silva Gomes. A palestra foi direcionada para os alunos das 5ª e 6ª séries, que teve como intuito mostrar a importância do lar familiar, mostrando que a família é a base da nossa formação, um núcleo de convivência unido por laços afetivos, que costuma partilhar o mesmo teto. E que o ensino religioso dentro da família, pode contribuir com diversos benefícios que são "absorvidos" na religião: a espiritualidade, a moralidade, a fraternidade, a solidariedade, a intelectualidade, a sociabilidade, são alguns exemplos.
Ao término da palestra, foi sugerido pelo palestrante que os alunos fizessem perguntas a respeito do que foi discutido, alguns alunos deram suas contribuições para o enriquecimento do evento.
Fonte: Coordenação Pedagógica do CMICS
INTERVALO INTERATIVO
O Colégio Isaura Couto deu início no dia 23/08/2011 ao "PROJETO INTERVALO INTERATIVO", uma iniciativa da Prof.ª de Educação Física Sara Sampaio , junto com a direção. Essa ideia surge no intuito de proporcionar aos alunos um momento de laser, cultura e construção de conhecimento ao mesmo tempo, oferecendo para tanto atividades culturais para o preencher o tempo do intervalo.
Salienta-se que as atividades culturais ficam por conta dos alunos, tendo a equipe escolar apenas como apoio na organização. Já passaram por nosso palco, diversos artistas, como: músicos, dançarinas, contadores de piadas, diversas brincadeiras, etc. Aguardamos ainda muitas outas atrações.
A previsão é que esse projeto aconteça até o término da unidade.
Fonte: Coordenação/CMICS
CONSELHO DE CLASSE
Nos dias 23, 24 e 26/08/2011, foi realizado no Colégio Isaura Couto, o Conselho de Classe da II unidade. O Conselho permitiu reunir professores, direção e coordenação para discutirem acerca da aprendizagem, desempenho dos alunos e avaliações.
Acreditamos que o Conselho tenha o objetivo de diagnosticar a razão das dificuldades dos alunos, e apontar as mudanças necessárias nos encaminhamentos pedagógicos para superar tais dificuldades. A fim de buscar melhorias para o processo ensino-aprendizagem, porque o mesmo possibilita a participação direta dos professores( troca de experiências) e a avaliação como foco de trabalho da instituição.
Tivemos como critérios para avaliar o aluno: a frequência, a disciplina (comportamento) e aprendizagem (rendimento).
Fonte: Coordenação Pedagógica/ CMICS
ESCOLA DE LAGEDINHO A FAVOR DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO - 29 DE AGOSTO
Enfermeiro Carlos André
Alunos atentos a palestra
No dia Nacional do Combate ao Fumo, a Escola Municipal Maria Rosa de Almeida promove na tarde e noite do dia 29 de Agosto de 2011 uma palestra para os alunos, destacando a composição do cigarro e os seus males com o tema: Escola Municipal Maria Rosa de Almeida a favor do Dia Nacional do Combate ao Fumo, com o objetivo de informar e alertar aos alunos quanto às conseqüências do uso contínuo de tabaco e seus derivados e também os riscos para os fumantes passivos (pessoas NÃO fumantes, mas que acabam inalando a fumaça dos cigarros acesos por fumantes ativos).
Vale aqui lembrar que o ar poluído contém, em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro.
"O tabagismo hoje é a 2ª maior causa de morte evitável no mundo".
O cigarro possui em sua composição mais de 40 substâncias tóxicas, destacando: Acetona: removedor de esmalte; Tirebintina: dilui tinta óleo; Formol: conservador de cadáver; Fósforo P4/P6: usado em veneno para ratos; Naftalina: eficiente para matar baratas e Amônia: desinfetante para pisos, azulejos e privadas.
Os alunos também tiveram a oportunidade de ver fotos que mostravam alguns danos causados pelo cigarro/tabaco, sendo alguns deles: Câncer de Boca, de Pulmão, Doença Vascular, etc., foi apresentado também fotos de pessoas antes e depois do câncer e de crianças nascidas de mães que fumaram durante a gestação.
A palestra foi direcionada pela Coordenadora Pedagógica Naíla Lima e o Enfermeiro Carlos André que utilizaram de uma linguagem clara para informar os alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e EJA. Os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil tiveram ainda oportunidade de assistir o Filme da Turma da Mônica: Se liga, Cigarro Não! E logo em seguida as turmas confeccionaram os cartazes com o tema: NÃO FUME que foram afixados nas portas das salas.
Fonte: Diretoria das Escolas do Campo.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
FOLCLORE – CMICS 2011.
Na última quinta-feira, 25/08/2011 a comemoração do Dia do Folclore foi festejado no Colégio Isaura Couto, no ritmo de muita animação. Cada série apresentou junto com os seus professores, atividades voltadas para o nosso Folclore Nordestino.
Os alunos não mediram esforços e mandaram ver na criatividade das realizações das atividades. Foram apresentadas as velhas e saudosas cantigas de rodas, os travas línguas, as adivinhações e superstições. Outros ainda, contaram a história do bumba-meu-boi, saci pererê, capoeira, e as eternas baianas, personagens que não podiam faltar... Os alunos da 7ª séries foram os atores do cordel, contando o histórico do frevo e do carnaval. Por fim a cultura local, foi homenageada com o tradicional Jegue trio, e com as demonstrações das caretas, onde foi finalizado as apresentações culturais, com um passeio pelas ruas da cidade, regado de muito som e muito forró.
Fonte: Coordenação Pedagógica/ Colégio Isaura Couto da Silva
COLEGIO ISAURA COUTO NAS COMEMORAÇÕES FOLCLÓRICAS.
O Colégio Isaura Couto da Silva, situado à Praça Isaura Couto, Centro, Planaltino-Ba, mais uma vez promove um evento para as comemorações do Calendário Anual. Dessa vez, a comunidade da EJA(Educação de Jovens e Adultos) pôde participar das comemorações populares em homenagem ao Dia do Folclore (22/08). As atividades foram realizadas no dia 26 de agosto de 2011 (sexta-feira), para encerrar a Semana do Folclore. Após dias de ensaios e preparação, os estudantes, coordenados e acompanhados dos professores: Grimaldo, Denise, Elenilda, Nuzileide e Maria Conceição, puderam demonstrar os seus saberes através de: adivinhas, piadas, cantigas de roda, trava-língua, concluindo com uma linda demonstração do Luar do Sertão. Para contribuir na caracterização e como elemento tipicamente baiano, o lanche que foi servido nesse dia foi um delicioso vatapá, com farofa, arroz e frango, uma verdadeira delícia, que fora preparada pela equipe da cozinha, com o auxilio da Profa Sheila, que é especialista em culinária, diga-se de passagem.
Fonte: Coordenação Pedagógica/ Colégio Isaura Couto da Silva
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
DIRETORIA DA UNDIME REALIZA REUNIÃO NO 4º FÓRUM NACIONAL EXTRAORDINÁRIO
A Diretoria da UNDIME/BA, aproveitou a manhã desta quarta-feira (31/08), para realizar sua reunião ordinária. Na pauta, o Plano Nacional de Educação, realização de Fóruns Regionais em parceria com o FNDE e representações da UNDIME nos diversos espaços de discussão sobre Educação.
O Secretário de Educação Renê Silva, vice-presidente da UNDIME, defende o fortalecimento dos Encontros Territoriais dos Dirigentes Municipais de Educação, como estratégia de socialização de experiências, busca coletiva de resolução de problemas comuns, e aproximação com Secretaria Estadual de Educação, MEC, FNDE, instituições e organizações de Educação.
Pela tarde, o Secretário Renê Silva, retorna para Planaltino, onde participará da AULA INAUGURAL DA UNEB, uma conquista histórica para a educação municipal.
terça-feira, 30 de agosto de 2011
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO PARTICIPA DO 4º FÓRUM NACIONAL EXTRAORDINÁRIO DA UNDIME
Mesa de abertura do 4º Fórum
Dirigentes Municipais de Educação da Bahia
Esta iniciando hoje (30/08) pela tarde, o 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento que acontece até o próximo dia 2 de setembro, está sendo realizado no Hotel Iberostar, na Praia do Forte, município de Mata do São João, e reúne Dirigentes Municipais de Educação de todo o país.
Durante o 4º Fórum Nacional Extraordinário serão tratados temas centrais e estratégicos, tais como: Prova Nacional de Concurso de Ingresso na Carreira Docente; Ideb; Prova Brasil; Políticas públicas da Educação Básica; Indicadores da Qualidade na Educação Infantil; Piso Salarial e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério; educação inclusiva; direito à educação; Siope; além das pesquisas "Perfil dos Gastos Educacionais nos Municípios Brasileiros", "Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica na idade certa – Direito de todas e de cada uma das crianças e dos adolescentes", "Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos".
Secretário Renê Silva e Secretária Maristela, Coordenadora Executiva do EDUCAVALE
Secretários (as): Eliezer (Amargosa), Maristela (Jaguaquara), Maria do Carmo (Santa Inês), Vicente Neto (Nova Itarana), Renê (Planaltino) e Orlando (Lafaiete Coutinho)
Repetindo a iniciativa de Fóruns anteriores, a Undime, por meio de Convênio com o FNDE, está possibilitando a participação de 1000 (mil) Dirigentes Municipais de Educação oriundos de "municípios prioritários", de um total de 1827 municípios assim caracterizados.
A delegação da UNDIME/BA é a maior delegação presente ao evento, e dentro deste cenário, o Vale do Jiquiriçá marca presença com o maior número de Dirigentes Municipais de Educação presentes ao evento.
O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, participa do evento na condição de vice-presidente da UNDIME/BA.
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, diga o que você achou...