quinta-feira, 2 de junho de 2011

BOLETIM EDUCA PLANALTINO 009-2011 - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TOQUE DE ACOLHER REUNIU MAIS DE 400 PESSOAS EM PLANALTINO



quinta-feira, 2 de junho de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O TOQUE DE ACOLHER REUNIU MAIS DE 400 PESSOAS EM PLANALTINO


Juiz. Dr. José Brandão, discutiu a importância da medida para proteção da criança e adolescente


O Clube Social de Planaltino/Bahia, ficou pequeno ontem à noite (01/06) com a realização da Audiência Pública sobre a implantação da medida disciplinar de acolhimento e proteção à
criança e ao adolescente, TOQUE DE ACOLHER. O evento contou com a presença do Juiz de Direito da Comarca de Maracás/Bahia, Dr. José Brandão Netto, que conversou com a comunidade sobre a importância e funcionamento da medida.
A Audiência, foi articulada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e reuniu estudantes, pais, mães e responsáveis por crianças,adolescentes e jovens, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e técnicos das Secretaria Municipais, Secretários Municipais, Prefeito, Vice-Prefeito, Vereadores, Conselheiros dos diversos Conselhos Municipais, CMDCA, Conselheiros Tutelares, representantes religiosos, Guarda Municipal, Polícia Militar, Juizado da Infância e Adolescência, e interessados na temática. Foram mais de 400 pessoas presentes ao evento.
O Prefeito Zeca Braga, deu as boas vindas à todos os presentes e ao Juiz Dr. José Brandão, e garantiu as condições necessárias para implementação da medida. O Secretário de Educação, Prof. Renê Silva, agradeceu a presença de todas as representações, e parabenizou o Dr. José Brandão pela iniciativa e por se fazer presente para dialogar com a comunidade planaltinense sobre a implantação da medida. "Com certeza é um marco para o Judiciário e para Planaltino a presença do Dr. José Brandão. Tenho certeza que o "Toque de Acolher", será um importante instrumento de proteção e prevenção para que nossa crianças, adolescentes e jovens não fiquem expostos as facilidades do mundo das drogas e exploração sexual", pontua Renê Silva.
 Mais de 400 pessoas representantes de todos os seguimentos da comunidade estiveram presentes ao evento

O Juiz Dr. José Brandão, apresentou para a comunidade como irá funcionar a medida disciplinar. Relatou a experiência de implantação da medida no município de Santo Estevão e os resultados positivos que estão sendo alcançados. Usando como base legal o art. 227 da Constituição Federal, disse que é dever do Magistrado a defesa de todos os direitos das crianças e dos adolescentes, colocando-os a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
O Juiz também pontuou os riscos sociais à que as crianças e adolescentes estão expostos. Utilizou vários exemplos, e citou o mais recente, onde um grupo de adolescentes foi apreendido na cidade de Maracás com 180 pedras de crack.
COMO VAI FUNCIONAR O "TOQUE DE ACOLHER"
Pela portaria 003/2011 do Judiciário, crianças de até 12 anos devem chegar em casa até as 20h30. Para quem tem até 15 anos, o horário fixado de retorno é 22h. Os adolescentes com idades acima de 15 e inferior a 18 anos não podem ficar na rua além das 23h.
Nas sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados, haverá tolerância de meia hora.
Em períodos de festas tradicionais, como São João, Natal, Réveillon, a tabela é suspensa, permitindo aos adolescentes permanecer nas ruas em qualquer horário. Fise-se que, em qualquer circunstância, os impedimentos não valem para quem estiver acompanhado de pais ou responsáveis. Não será conduzido aquele que estiver em atividade escolar, religiosa, esportiva.
Caso sejam encontrados menores de idade fora dos horários, de acordo com a faixa etária, são encaminhados para o Juizado da Infância. De lá, os Comissários ligam para os pais para buscar seus filhos. Em caso de reincidência, o responsável pelo adolescente, pode pagar multa de 03 a 20 salários-mínimos, conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A portaria reforça a proibição da entrada e permanência de crianças e adolescentes em estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere prevendo punição para quem desrespeitar a regra. Sobre a venda de bebidas alcoólicas a menor de 18 anos, o infrator será conduzido para delegacia e responderá a processo cuja pena vai de dois meses a um ano de prisão, ou multa.
PARTICIPAÇÃO
Vários membros da comunidade presentes à Audiência, fizeram uso da palavra para parabenizar a implantação da medida no município e também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. Dr. José Brandão respondeu todas as questões e agradeceu a presença e participação de todos, informando que está a disposição de qualquer pessoa no Fórum de Maracás.
Profa. Ana Lúcia parabenizou o Juiz pela iniciativa

ENTRADA EM VIGOR DA MEDIDA
A Secretaria Municipal de Educação, está discutindo nas escolas com toda a comunidade escolar a implantação da medida. Pela portaria, o TOQUE DE ACOLHER começa a vigorar dia 8 de junho, data que terá início as Rondas do TOQUE DE ACOLHER.
Durante a execução da medida, a Secretaria Municipal de Educação continuará promovendo discussões nas escolas, uma vez que o TOQUE DE ACOLHER abre caminhos para abordagem de várias temáticas como drogas, exploração sexual, respeito, direitos e deveres, cidadania, etc.

terça-feira, 31 de maio de 2011

PALESTRA SOBRE O "TOQUE DE ACOLHER" COM JUIZ DR. JOSÉ BRANDÃO NO CLUBE SOCIAL PLANALTINENSE


Juiz de Direito da Comarca de Maracás, Dr. José Brandão

Depois de Inaugurar o "Toque de de Acolher" na cidade de Santo Estêvão-BA, em junho de 2009, o Juiz José Brandão, implantou o "toque de acolher" no último dia 27 de março, nas cidades de Maracas-BA e Planaltino-BA, que estão sob a jurisdição. A medida entra em vigor no dia 8/06/11.
A Secretaria Municipal de Educação, por compreender a importância da medida, firmou parceria com a Comarca de Maracás, com objetivo de informar a população planaltinense sobre a medida. As escolas municipais estão realizado diversas atividades com objetivo de discutir o "Toque de Acolher".
Para encerrar essa primeira etapa de discussão, será realizado amanhã (01/06), às 19 horas, no Clube Social Planaltinense, uma palestra com o Juiz Dr. José Brandão, com a temática "TOQUE DE ACOLHER: medida disciplinar de acolhimento e proteção à criança e ao adolescente".
Ressaltamos a importância da participação sobretudo dos pais, mães e responsáveis por estudantes. A participação no evento é aberta a todas as pessoas da comunidade.

COMO VAI FUNCIONAR O "TOQUE DE ACOLHER"

Pela portaria do Judiciário, crianças de até 12 anos devem chegar em casa até as 20h30. Para quem tem até 15 anos, o horário fixado de retorno é 22h. Os adolescentes com idades acima de 15 e inferior a 18 anos não podem ficar na rua além das 23h.
Nas sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados, haverá tolerância de meia hora.
Em períodos de festas tradicionais, como São João, Natal, Réveillon, a tabela é suspensa, permitindo aos adolescentes permanecer nas ruas em qualquer horário. Fise-se que, em qualquer circunstância, os impedimentos não valem para quem estiver acompanhado de pais ou responsáveis. Não será conduzido aquele que estiver em atividade escolar, religiosa, esportiva.
Caso sejam encontrados menores de idade fora dos horários, de acordo com a faixa etária, são encaminhados para o Juizado da Infância. De lá, os Comissários ligam para os pais para buscar seus filhos. Em caso de reincidência, o responsável pelo adolescente, pode pagar multa de 03 a 20 salários-mínimos, conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
DROGAS – O juiz José Brandão afirma que sua iniciativa visa prevenir situações de risco e drogas e defende a idéia de que a Justiça deve interferir nas questões sociais e não apenas julgar depois que os fatos ocorrem. "Há 03 semanas, houve apreensão de 180 pedras de crack envolvendo menores", disse o Juiz.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE "O PROGRAMA DO GOVERNO WAGNER PARA EDUCAÇÃO"


 
Secretário Renê Silva aponta desafios históricos a serem enfrentados na educação do Estado

O Secretário de Educação de Planaltino, Prof. Renê Silva, participou na noite da última sexta-feira (27/05), a convite do Setorial de Educação do Partido dos Trabalhadores (PT), de debate no Zonal 213 do PT/Salvador, sobre o "Programa do Governo Wagner para Educação".
O Prof. Renê Silva, dividiu a mesa de debate com Paulo Pontes (Chefe de Gabinete da SEC/BA), Prof. Hércules (Vice-diretor de uma Escola de Ensino Profissionalizante) e do Prof. Paulo Riela (Professor e Coordenador do Comando de Greve da UEFS). 
PT volta aos velhos tempos e discute políticas para educação no Estado

No debate, o Prof. Renê Silva, apresentou alguns desafios históricos da educação básica baiana, pontuando elementos que ainda não foram superados, como: transporte escolar de estudantes da rede Estadual, que tem ficado sob a responsabilidade dos municípios; funcionamento das escolas de Ensino Médio, que muito municípios tem ajuda na manutenção e funcionamento; o funcionamento do TOPA (Todos pela Alfabetização), que em muitos municípios não tem cumprido com o seu propósito, entre outras questões.
Fonte: Gabinete do Secretário

SECRETÁRIO RENÊ SILVA PARTICIPA DE REUNIÃO DO FÓRUM ESTADUAL DE FORMAÇÃO DOCENTE


Secretário Renê Silva, apresenta proposta de levantamento de demanda de formação de professores

O Secretário de Educação Prof. Renê Silva, acompanhado do Diretor de Apoio Pedagógico Prof. Marcos Paiva, esteve participando na última sexta-feira (27/05), da Reunião do Fórum Estadual de Formação Docente (FORPROF) no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.
O FORPROF faz parte do Programa Nacional de Formação Docente (PARFOR), e é o espaço onde se discute a implantação dos Programa no Estado. Fazem parte do Fórum representantes de todas as Universidade Públicas do Estado, da Secretaria Estadual de Educação, da APLB/Sindicato, CAPES/MEC e a UNDIME/BA. O Prof. Renê esteve representanto a UNDIME/BA.
Secretário Renê Silva e Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva participando do GT 4

Pela manhã, os membros do Fórum se reuniram por Grupos de Trabalho. Os Professores Renê e Marcos, participaram do GT sobre Qualificação da Demanda de Formação de Professores. O Prof. Renê Silva, apresentou como proposta para qualificação de demanda de formação de professores junto aos municípios, a experiência realizada no Vale do Jiquiriçá. Também sugeriu conseguindo aprovação, uma reunião entre membros do Fórum, UPB, SEPLAN e UNDIME para discutir o Programa e estratégias para sua implementação.
Sobre a Plataforma Paulo Freire, instrumento utilizado para inscrição e validação de professores nos programas de formação, o Secretário Renê Silva, solicitou uma Vídeoconferência para orientar dirigentes e professores quanto a sua utilização.
Fonte: Gabinete do Secretário

Maracás:"Toque de Acolher" conduz 7 à Delegacia

As Rondas do Toque de acolher, formada pleo Juizado, Guarda Municical e PM local, conduziram 07 pessoas para Delegacia hoje, 28/05, entre menores e proprietários de bar, na cidade de Maracás-BA
Na 1ª ocorrência, um menor foi flagrado com ingerindo bebida alcoólica, razão pela qual a proprietária do estabelecimento Betania Santos Rosa na localidade, boxe da feira livre, foram  encaminhados para a Delegacia de Policia.
Um 2º menor foi visto conduzido motocicleta e foi parar na DEPOL; em outra ronda, foi pego, em flagrante, o 3º Adolescente em companhia de Manuel Santos Luz e o maior Juvelino Oliveira dos Santos e o dono do estabelecimento  Ruidan Gomes Lopes jogando sinuca.
 Irineu Pires do Nascimento proprietário do veiculo celta prata, ex-funcionário do poder judiciário, já em consumo de bebida alcoólica, entregou o veiculo para um menor de apenas 14 anos de idade dirigir, snedo ambos encaminhados para a Polícia.
Exceto os da jogatina de sinuca, os demais, menores e maiores, foram encaminhados para Delegacia/ batalhão da policia militar, sendo liberados, em seguida.
Todos vão responder a processos na Justiça.
Com as infomações da Coordenação do Juizado, Guarda Municical e Capitão da PM local.

CINE ARTE NO POVOADO DE CAMPINHOS FOI SHOW!

Comunidade de Campinhos participa da 2ª exibição do CINE ARTE.
Praça João Nascimento Braga, Povoado de Campinhos lota para assistir o Filme Abril Despedaçado de Walter Sales.
Nesta última sexta – feira (27/05/2011),foi a vez do Cine Arte, levar à comunidade de Campinhos muita animação, descontração e muita música. Inicialmente chegou ao Povoado alguns agitadores culturais os Srºs. Edivaldo Costa (Diretor de Cultura), Ismael Medeiros (coordenador da Banda Ellos), Manoel da Viola (Músico), acompanhado com sua esposa, Nadoautodidata (agitador cultural), Albino Cardoso (Coordelista), Profº Ariosvaldo Porfírio, Marla Cristina (coordenadora do Grupo Renascer), Profª Carine dos Santos, Antonio Cerqueira (Coordenador de Esporte) e Iranildes (psicóloga). Como de costume visitaram algumas pessoas da comunidade, fizeram entrevistas, filmagens ,acompanharam ensaios dos grupos culturais das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga, além terem batido papo com alguns comerciantes e pessoas da comunidade, convidando – as para o evento que iria acontecer logo mais a noite. A receptividade da comunidade de Campinhos foi algo fora do normal, pois foram servido almoço e banho para todas as pessoas que se deslocaram da sede até o referido Povoado.
"Coral Estrela da Manhã" - Escolas Reunidas Manoel Castor Braga - Povoado de Campinhos.

No finalzinho da tarde, começou a ser montado toda a estrutura do Cine Arte, na Praça João Nascimento Braga. Foi um momento prazeroso para toda a equipe, as pessoas ficavam curiosas em saber e ver logo o que iria acontecer com tantos acessórios e equipamentos que estavam sendo montados. Quando anoiteceu, as pessoas da comunidade começaram a chegar: idosos, crianças, adolescentes e adultos.Com um grande público presente Manoel da Viola, começou a cantar, com as suas músicas envolventes percebeu – se que o público aumentava cada vez mais. Após o show de Manoel, foi a vez de assistirmos o que há de mais belo e interessante na comunidade de Campinhos, a apresentação do CORAL Estrela da Manhã, regido pelo Profº Miguel. Em seguida o Grupo Flor de Mandacaru deu show através de rimas e muito cordel, seguido de muitas emoções e lágrimas para os pais e mães que estavam presentes. E para fechar este primeiro momento com chave de ouro, o Cordelista Albino Cardoso recitou alguns cordéis que retratavam o sofrimento do homem sertanejo.
"Grupo Flor de Mandacaru (Cordel)" - Escolas Reunidas Manoel Castor Braga - Povoado de Campinhos.
Finalmente o Diretor de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos convidou a comunidade, para assistir o Filme Abril Despedaçado de Walter Sales. As pessoas que assistiram ficaram envolvidas por ser um filme que retrata o sofrimento do homem sertanejo, mas que acima de tudo não perde a esperança e o humor. Após assistirem o filme o Profº Ariosvaldo conseguiu prender a atenção de todos, através de comentários do referido filme, com muita clareza e participação dos presentes.


Cordelista Albino Cardoso impressiona a Comunidade de Campinhos.
Esta foi uma exibição surpreendente, pois aumentou o número de voluntários que querem realmente participar dos movimentos culturais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Cultura. Então, meus agradecimentos vão em especial aos artistas que se apresentaram neste movimento cultural, a Prefeitura Municipal de Planaltino, a Secretaria Municipal de Educação e a toda comunidade de Campinhos, que souberam fazer de uma simples exibição do Cine Arte, em um show de poesia, arte e musicalidade. Relata Edivaldo Gonçalves Costa (Diretor de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos)

Alunas do professor Miguel fazem agradecimentos.

Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

PLANALTINO: TOQUE DE ACOLHER ENTRARÁ EM VIGOR DIA 8 DE JUNHO

JUIZ DECRETA "TOQUE DE ACOLHER" em Maracás-BA e Planaltino-BA. 


Depois de Inaugurar o "Toque de de Acolher" na cidade de Santo Estêvão-BA, em junho de 2009, o Juiz José Brandão, implantou o "toque de acolher" hoje, nas cidades de  Maracas-BA e Planaltino-BA, que estão
sob a jurisdição. A medida entra em vigor no dia 8/06/11.
Pela portaria do Judiciário, crianças de até 12 anos devem chegar em casa até as 20h30. Para quem tem até 15 anos, o horário fixado de retorno é 22h. Os adolescentes com idades acima de 15 e inferior a 18 anos não podem ficar na rua além das 23h.
Nas sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados, haverá tolerância de meia hora.
Em períodos de festas tradicionais, como São João, Natal, Réveillon e "festa das flores", a tabela é suspensa, permitindo aos adolescentes permanecer nas ruas em qualquer horário. Fise-se que, em qualquer circunstância, os impedimentos não valem para quem estiver acompanhado de pais ou responsáveis. Não será conduzido aquele que estiver em atividade escolar, religiosa, esportiva.

DROGAS – O juiz José Brandão afirma que sua iniciativa visa prevenir situações de risco e drogas e defende a idéia de que a Justiça deve interferir nas questões sociais e não apenas julgar depois que os fatos ocorrem. "Há 03 semanas, houve apreensão de 180 pedras de crack  envolvendo menores", disse o Juiz.

GESTORES CURSISTAS DE PLANALTINO CANTAM E ENCANTAM NA OFICINA DO PROGESTÃO MÓDULO 3 - COMO PROMOVER A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA?

Polianna, Marcos, Glória, Mara e Manoela – equipe Colégio Nossa Senhora das Graças – Pov. De Angélica recebem o módulo 4.
Aconteceu nesta quinta-feira, 26 de maio, na FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências a oficina do PROGESTÃO módulo 3 – Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? Estiveram presentes gestores das diversas escolas da sede e zona rural e Renê Silva, Secretário de Educação, todos cursistas inscritos no PROGESTÂO. O módulo 3 é composto de 4 unidades e  tem como objetivo geral: Promover a construção coletiva do projeto pedagógico, articulando-o às várias formas de planejamento do trabalho da escola. Durante a oficina, foram socializadas diversas atividades como mensagem (voe como as aves), música – amigos pela fé, dinâmicas, devolução das avaliações do módulo IX, apresentação do vídeo, trabalhos em grupos, conforme expresso no plano de ação.

Gestores Cursistas realizam trabalho em grupo, após exibição do vídeo.
Durante a apresentação dos seminários das unidades do módulo e das atividades 4 e 8 do caderno, os cursistas usaram bastante a criatividade apropriando-se de recursos como: a poesia, literatura de cordel e um programa de TV ( gravado anteriormente), todos  abordando  conteúdos relacionados ao tema geral do módulo.

Cursistas da Brinquedoteca e alunas convidadas apresentam atividade 8 do caderno usando a literatura de cordel.
A construção do Projeto Pedagógico é um processo compreendido por três momentos interligados: diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Todos esses momentos passam por um processo de avaliação que permite ao grupo caminhar do real para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas. Portanto, ações que requerem planejamento e avaliação desde o diagnóstico até a execução das ações. Assim, percebe-se que o PP torna-se fundamental para a escola por ser o elemento norteador da organização do seu trabalho, visando ao sucesso na aprendizagem dos alunos – finalidade maior da escola como instituição social. É pela ação coletiva que a escola se fortalece, revelando sua capacidade de se organizar e produzir um trabalho pedagógico de melhor qualidade.
O estudo do módulo foi muito importante porque tratamos, entre outros assuntos, das possibilidades que a escola tem de organizar coletivamente o seu trabalho pedagógico, buscando cumprir, de forma democrática, sua função social. "A nossa responsabilidade como gestores na condução desse trabalho é muito grande e desafiadora, mas devemos buscar a parceria dos vários segmentos da escola (professores, alunos, funcionários, pais e representantes da comunidade), pois, como diz o ditado popular, "uma andorinha só não faz verão". Salienta a Tutora Graça.
No próximo encontro serão socializadas as experiências do módulo 4 – Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

Fonte: Diretoria de Administração

quinta-feira, 26 de maio de 2011

COORDENAÇÃO DO EDUCAVALE SE REUNIU PARA ORGANIZAR 10ª REUNIÃO DO FÓRUM

Foto: Profa. Edna Leal, Profa. Maristela Amaral e Prof. Renê Silva

A Coordenação Executiva do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), composta pelo Prof. Renê Silva (Secretário de Educação de Planaltino), Profa. Maristela Amaral (Secretária de Educação de Jaguaquara) e Profa. Edna Leal (Secretária de Educação de Maracás), se reuniram na tarde de hoje (26/05), na cidade de Maracás, para organizar a pauta do 10º Encontro do EDUCAVALE, que acontecerá no próximo dia 15 de junho na cidade de Maracás.
Neste encontro, será comemorado o 1º Aniversário do EDUCAVALE, e também acontecerá a eleição para escolha dos novos membros da Coordenação Executiva do Fórum. O EDUCAVALE aproveitará o momento, para homenagear os diversos parceiros e instituições que contribuiram para a criação e fortalecimento do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá.
Na pauta, o Fórum terá também como convidado, o Juiz de Direito da Comarca de Maracás, Dr. José Brandão, que irá apresentar a proposta do Toque de Acolher, e do TED (Toque de Estudo e Disciplina), medidas de proteção à Criança e ao Adolescente que já foram implementadas em vários municípios do Brasil, com resultados muito positivos.

PAUTA DA REUNIÃO

  • 08h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
  • 08:30h - MESA DE ABERTURA
  • APRESENTAÇÃO DA PAUTA
  • HOMENAGEM AOS DIVERSOS PARCEIROS E INSTITUIÇÕES QUE CONTRIBUIRAM PARA A CRIAÇÃO E FORTALECIMENTO DO FÓRUM
  • 10h - TOQUE DE ACOLHER E TED (TOQUE DE ESTUDO E DISCIPLINA): MEDIDAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
  • Dr. José Brandão – Juiz de Direito da Comarca de Maracás
  • 12h - ALMOÇO
  • 14h – AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DE TRABALHO DO EDUCAVALE
  • 15h – ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS MEMBROS DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO EDUCAVALE
  • 16h - FORRÓ DO EDUCAVALE E DIRIGENTES DE CULTURA (vestidos à caráter)
  • 17h – ENCERRAMENTO

1º. PROFEP – (Programa de Formação dos Educadores de Planaltino) REALIZADO PELO COLÉGIO ISAURA COUTO.

 
  Momento de socialização do conteúdo e explanação pelo coordenador / Professores realizando estudo em dupla para apresentação em seguida


Ontem (24/05/2011), juntamente com o Encontro do AC, deu-se início ao PROFEP, um curso de Formação Continuada para os profissionais em educação de Planaltino. Esta capacitação, até o ano passado era promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a qual reunia os professores, uma vez por mês (aos sábados) para este encontro. Este ano, por orientação do Secretário Municipal de Educação de Planaltino, René Silva, esta incumbência ficou por conta de cada escola que tenha uma direção própria. Com base nesta oportunidade, a professora Sheila, juntamente com o professor Ariosvaldo Porfirio, prepararam um encontro que foi totalmente aprovado pelos envolvidos, cujo tema foi: A RELAÇÃO INTERPESSOAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EMPRESA PÚBLICA, EM ESPECIAL, OS DA EDUCAÇÃO. Com este tema, pode-se refletir sobre as ações de cada um dentro do ambiente de trabalho e, com ênfase na comunidade escolar, que necessita de muito cuidado uma vez que trabalha diretamente com pessoas, formando cidadãos e cidadãs críticos e reflexivos. A responsabilidade aumenta com a consciência de que é necessário manter o equilíbrio entre todos para que o trabalho flua e que a harmonia esteja sempre presente em todos os atos coletivos ou individuais. O encontro contou com a participação de todos os professores do Isaura, da diretora Sheila, do Vice-diretor Lucas Santos e do coordenador Ariosvaldo. Para contribuir ricamente com este momento, contamos com as ilustres presenças da Diretora da Escola Municipalizada Clemente Mariani, professora Sonilsa Nara e da Professora daquela escola, Jussara Almeida. Depois de tanta reflexão, mensagem, trabalho em dupla e socialização, muitas emoções brotaram instantaneamente e alguns chegaram a chorar. O momento se concretizou com um autêntico forró do grupo Fala Mansa: "Eu tou rindo a toa." A professora Noélia Morbeck comentou logo após o encontro: "O encontro foi maravilhoso, com situações muito relevantes, além de ser produtivas, que ajudam os profissionais a entender melhor o conteúdo para que haja colaboração entre os colegas de trabalho." O depoimento do professor Luciano foi muito pertinente, ele disse: "Este momento foi muito produtivo, porque abordou um tema concreto, o qual condiz com a relação entre os professores e entre aluno X professor, partindo da teoria para a prática". Ainda pontuou a professora Maria Cardozo: "O referido tema nos levou a refletir o quanto é importante a consciência política, cidadã e cristã para o sucesso do conviver."
Profa. Sheila e Lucieide – momento final do Encontro e descontração entre os participantes
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva

PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA EJA NA PALESTRA DA FERBASA – Momento de informação e interação



A Diretora Sheila, o Vice Lucas, o Coordenador Ariosvaldo e todos os alunos da EJA no evento



Na última sexta-feira (20/05/2011), aconteceu, no Clube Social Planaltinense, uma palestra promovida pela FERBASA, empresa que atualmente tem desenvolvido uma cultura de plantação de eucalipto no nosso município, a qual estava causando muitos comentários e questionamentos por conta de mitos a respeito da influência desta árvore no solo. O evento foi de suma importância para os esclarecimentos gerais e a desmistificação de muitas informações sem base científica das pessoas que não se baseiam em fatos reais para propagar boatos. Na oportunidade, o Colégio Isaura Couto fora convidado e este convite também foi estendido a todos os alunos e, especialmente aos estudantes da EJA, que estudam no turno noturno, os quais se fizeram presentes a este evento e aproveitaram bastante com muita atenção. "É importante que os alunos se envolvam em experiências sociais que possibilitem a eles entender as mudanças significativas que vem acontecendo em relação aos cuidados de proteção ao trabalhador e da preservação ao meio ambiente." Relata a Diretora do estabelecimento, Professora Sheila Tranzilo. 
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva

O COLEGIO ISAURA COUTO DA SILVA ESTÁ SEMPRE EM CONSTANTE AÇÃO EM PROL DO DESENVOLVIMENTO E DE MELHORIAS NA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS


CONSELHO DE CLASSE DA 1ª. UNIDADE – Diagnosticar para replanejar ações
Após o término da 1ª. Unidade, A DIREÇÃO ESCOLAR, OS PROFESSORES E O COORDENADOR PEDAGÓGICO, entre os dias 17 a 20 do mês e ano em curso, reuniram-se para realizar o Conselho de Classe, o qual acontecerá a cada final de unidade. Este foi um momento oportuno para avaliar cada aluno, mediante os seguintes critérios: FREQUÊNCIA, DISCIPLINA e APRENDIZAGEM. "Acredito que uma ação como esta possibilita a diretoria, os professores e demais envolvidos na educação desta unidade de ensino, uma análise crítica e reflexiva da realidade existente, a fim de que sejam planejadas ações que venham contribuir para o melhoramento da qualidade da educação oferecida e um replanejamento das ações pedagógicas dos professores a fim de sanar as dificuldades apresentadas." Afirma o Professor Ariosvaldo Porfirio, Coordenador Pedagógico do CMICS.

Professores juntamente com o Vice-Diretor Lucas, analisando cada aluno, atenciosamente.

De posse dos resultados obtidos mediante a realização do Conselho, a Diretora Sheila Tranzilo, em comunhão com os Vice-diretores, professores e o Coordenador Pedagógico, nos encontros do AC, já planejou uma ação que acontecerá na próxima semana, entre os dias 31/05 a 04/06/2011. Esta ação se desenvolverá da seguinte forma: a cada dia, serão convidados à escola, em horário determinado, os pais dos alunos de determinada série, assim distribuídas: 31/05 – alunos das 5ª.s séries, 01/06 – alunos das 6ª.s séries, 02/06 – alunos das 7ª. séries, 03/06 – alunos das 8ª.s séries e no dia 04/06(sábado) será a vez de todos os pais dos alunos que residem na zona rural, que não podem comparecer durante a semana por falta de transporte que os conduzam. Nesta oportunidade, será apresentada aos pais a situação de cada aluno, no intuito de, em parceria com a escola, buscar meios de contribuir para que os estudantes tenham mais compromisso com o estudo e aproveitem o que tem sido oferecido pela comunidade escolar com objetivo de torná-los cada vez mais cidadãos críticos e reflexivos.
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva

COLÉGIO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM PARCERIA COM O POSTO DE SAÚDE DO POVOADO DE ANGÉLICA PROMOVE MUTIRÃO DE LIMPEZA.

Atualmente, uma das principais preocupações das secretarias de saúde é diminuir os casos de dengue em seus municípios, já que esta doença, a cada dia que passa está infectando um maior número de pessoas, levado muitas vezes a casos de óbitos. Procurando combater esse problema junto aos órgãos responsáveis, as escolas também cumprem um importante papel na questão de combate a dengue e conscientização da comunidade através de debates, discussões e campanhas educacionais no sentido de orientar a comunidade escolar, em especial os alunos, a não deixar água parada, não acumular garrafas, pneus velhos e outros itens que contribuem para a proliferação do mosquito. Essa iniciativa além de ajudar no combate à dengue também contribui para a preservação do meio ambiente.

Sendo assim, o Colégio Nossa Senhora das Graças, localizado no povoado da Angélica, está trabalhado, com todos os alunos, questões referentes a esse problema. E no último dia 20 de maio, com a parceria da Secretaria de Saúde, o Colégio promoveu um mutirão de limpeza na comunidade, com o objetivo de conscientizar e mobilizar as pessoas sobre os perigos da dengue. "Durante o mutirão percebemos que ainda falta muita conscientização por parte de muitas pessoas. Finalmente, com essa atividade e outras, que estão sendo feitas na escola, esperamos que surjam alguns efeitos positivos." É o que relata Manoela Caliz, diretora do Colégio Nossa Senhora das Graças.



Campanha de combate a dengue: Colégio Nossa Senhora das Graças - Povoado de Angélica
Alunos no mutirão de combate a dengue encontram pneu velho acumulando água, fonte de procriação do mosquito.

Limpeza geral: além de combater a dengue ajuda na preservação do meio ambiente.


Pessoal do Posto de Saúde: parceria e apoio total no combate à dengue.
Fonte: Direção e Coordenação Pedagógica do Colégio Nossa Senhora das Graças.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

REUNIÃO PEDAGÓGICA DISCUTE O "TOQUE DE ACOLHER"


Geovanna Soglia, Naila Lima, Marcos Paiva, Ariosvaldo Porfírio, Henrrique Júnior, Manoela Caliz, Leonardo Moraes e Graziele Almeida discutindo as medidas do "Toque de Acolher"

Aconteceu hoje, dia 25 de maio, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, uma reunião ordinária entre a Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico (DEAP) e a equipe de coordenadores pedagógicos da rede pública municipal de ensino.

A referida reunião, articulada pelo professor Marcos Paiva, teve como pauta a realização de estudos em torno das medidas disciplinares de acolhimento às crianças e aos adolescentes previstas no "Toque de Acolher", medida juridica determinada pelo juiz  José Brandão, com grande repercussão positiva nas cidades onde foi adotada, a exemplo de Ipecaetá, Antônio Cardoso e Santo Estevão.  A referida medida tem previsão de entrar em vigor a partir do dia 06 de junho do corrente ano.
Como encaminhamento, foi elaborado um folder informativo contendo os principais pontos da medida disciplinar, que será distribuido e discutido entre os professores, pais, funcionários e principalmente entre os  estudantes. Ficou definido ainda que todas as unidades escolares, incluindo o Colégio Estadual Manoel José de Andrade (CEMJA), irão participar da  ação que visa informar os estudantes e toda a comunidade do funcionamento do "Toque de Acolher". A culminância da atividade será na próxima quarta-feira (01/06), às 19h no Clube Social Planaltinense, onde a comunidade participará de uma palestra com o Juiz Dr. José Brandão.

Além da equipe pedagógica da secretaria de educação, estiveram presentes na reunião o diretor do Colégio Estadual Manoel José de Andrade, o professor Antônio Sidarta, a diretora do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças (povoado da Angélica), a professora Manoela Caliz e o secretario de educação de Planaltino, o professor Renê Silva.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

CRIATIVA ONLINE ENTREVISTA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO

Coordenador do Educavale fala da importância do Fórum
Renê Silva também agradeceu o Secretário Municipal de Educação de São Miguel das Matas pela acolhida do 9º Educavale


O Coordenador do Fórum Educavale, que é um fórum dos Secretários de Educação do Vale do Jiquiriçá, Renê Silva que também é Secretário de Educação de Planaltino, atendeu a Criativa On Line - Rede Criativa e falou sobre as ações desenvolvidas pelo órgão.

Esta semana aconteceu o 9º Educavale, sediado em São Miguel das Matas e na oportunidade Renê destacou que todos os meses o fórum é organizado por um dos municípios que integram o fórum. "Tudo começou no ano passado, quando nós participávamos dos encontros do MEC e Secretaria da Educação, percebemos que os municípios enfrentam problemas comuns e pensamos por que não nos reunirmos para discutir estes problemas comuns".

Renê que também é o Vice – Presidente da UNDIME que é a União dos Dirigentes Municipais de Educação ressaltou também alguns temas tratados na segunda reunião do órgão este ano que aconteceu a semana passada. "Um dos pontos da pauta foi o Plano Nacional de Educação e na oportunidade participou da reunião o Deputado Federal Emiliano José, que faz parte da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados".

No plano nacional está preconizado o investimento de 7% do PIB, todavia Renê destaca a necessidade de ampliar estes investimentos. "Nós defendemos um investimento mínimo de 10%, por entendermos que, sobretudo os municípios tem um desafio muito grande por conta da ampliação da oferta da Educação Infantil".

Renê ainda acrescentou que "somente está ampliação de recursos possibilitará uma maior valorização do profissional".

O coordenador também falou sobre a EJA – Educação de Jovens e Adultos, "a EJA é uma modalidade de ensino que precisa ser tratada de forma diferenciada e ela tem grandes desafios e um deles são os vários programas de alfabetização".

Muitos dos alunos matriculados nestes programas não são encaminhados a EJA e continuam tendo os direitos negados. "Precisamos está atento a essa prática que é recorrente em nossa região e fazer os devidos encaminhamentos", finalizou Renê Silva que também agradeceu o Secretário Municipal de Educação de São Miguel das Matas pela acolhida do 9º Educavale.

ASSISTA A ENTREVISTA NA CRIATIVA TV: http://www.youtube.com/watch?v=9lBRxRZKeqY&feature=player_embedded


Foto: Carlos Quintino - Rede Criativa

EDUCAVALE REALIZOU SUA 9ª REUNIÃO NA CIDADE DE SÃO MIGUEL DAS MATAS


Mesa de abertura do evento: Prof. Jailson (Secretário de Educação de São Miguel das Matas), acolhe os Secretários de educação, dirigentes culturais e educadores

Os Dirigentes Municipais de Educação do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá), estiveram reunidos na última segunda-feira (23/05), na cidade de São Miguel das Matas.
Na pauta de discussão, Legislação e Orientação Pedagógica sobre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), Projeto de Assessoramento à Implementação do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011-2014, Curso de Abordagem Transdisciplinar da Leitura, Mobilização Social pela Educação e Informes.


EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
Profa. Gerusa Bispo deu grande contribuição para o debate sobre a implementação do EJAI no Vale
A Profa. Gerusa Bispo, técnica da DIREC 13/Jequié, responsável pela EJAI, apresentou para o público presente toda Legislação e as orientações pedagógicas necessárias para implementação e funcionamento da EJAI nos municípios. Os Secretários, Conselheiros de Educação e Técnicos Pedagógicos tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre a temática.

PAR
O Prof. Renê Silva, Coodenador do EDUCAVALE e Vice-Presidente da UNDIME/BA, fez a apresentação do Projeto da SEC/BA de Assessotamento à Implementação do PAR nos municípios baianos. Os Secretários e Técnicos tiveram a oportunidade de conhecer como será toda sistematica do Projeto.
 Profa. Edna Leal (Secretária de Educação de Maracás), compartilhou a experiência do município na realização do diagnóstico do PAR

CURSO DE ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR DA LEITURA
O curso de formação continuada, que está sendo oferecido pelo IF Baiano (Santa Inês), irá beneficiar professores e alunos do Ensino Fundamental II. São 120 vagas divididas em três pólos. Os Secretários escolheram como Pólos, além do município de Santa Inês, os municípios de Maracás e Amargosa. Veja como ficou inicialmente a distribuição de municípios por Pólo:
  • Pólo 1 Santa Inês – Santa Inês, Cravolândia, Ubaíra, Jaguaquara e Jiquiriçá;
  • Pólo 2 Maracás – Maracás, Planaltino, Lajedo do Tabocal, Itiruçú, Lafaiete Coutinho e Nova Itarana;
  • Pólo 3 Amargosa – Amargosa, Brejões, Milagres, São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Laje e Mutuípe.
O curso terá carga horária de 120h com início previsto para julho. Cada município encaminhará 5 ou 10 professores, sendo que cada grupo de 5 professores tem que lecionar em uma mesma turma e pertencer a áreas de conhecimento diferentes.


APRESENTAÇÕES TEATRAIS
Grupo de teatro "Nóis" proporcionou um momento de reflexão sobre o papel da Educação
O público presente ao evento, prestigiou duas belíssimas apresentações teatrais. Pela manhã logo ao iniciar as atividades, o Grupo Teatral "Nóis" de Varzedo, apresentou a Peça "É", com os atores Fleudes Malaquias, Edimilson, André, Alan, Mídian, Lína, Aline, Sandra, Júnior, Rafael e Willian.
Grupo de Teatro da Vivências presenteou o público com uma bela apresentação

A tarde, no encerramento, quando os Dirigentes de Cultura se deslocaram até o Clube Social, mais uma peça teatral, desta vez com o público da terceira idade. O Grupo Vivências apresentou a peça "Saudade da Minha Infância". A apresentação foi feita pelas senhoras: Maria José, Helena, Leila, Matildes, Maria Alenxandrina, Gildete, Maria da Conceição, Maria Nadi, Cheila, Lio e Nai, com o apoio dos garotos Ramon e Rafael. Ambas as peças tem a supervisão e direção de Fleudes Malaquias.


MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO
Os Secretários discutiram sobre a importância da realização da "Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação", oferecida pelo Ministério da Educação. Foram escolhidos os municípios de Maracás, Amargosa e Jaguaquara para sediarem a realização das oficinas, previstas para primeira quinzena de Julho.
PROXIMA REUNIÃO
A próxima reunião do EDUCAVALE, acontecerá no dia 15 de junho, na cidade de Maracás. Neste encontro o EDUCAVALE celebrará o aniversário de um ano de existência, e também ocorrerá a eleição para escolha dos novos membros para Coordenação Executiva do Fórum.

PARTICIPAÇÃO
Além dos Dirigentes Municipais de Educação, a 9ª reunião contou com a participação de membros de Conselhos Municipais de Educação e Técnicos Pedagógicos das Secretarias. Aconteceu também paralelamente o X Encontro dos Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá.
Municípios presentes: São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Amargosa, Planaltino, Brejões, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Jiquiriçá, Mutuípe, Itatim, Itiruçú, Maracás, Laje, Santa Inês, Cravolância, Ubaíra e Milagres.

CENTRO DIGITAL E CIDADANIA CONCLUEM MAIS UMA OFICINA DE INFORMÁTICA.

                   Alunos e Professores concluem oficina de Informática
                                           (Sistema Operacional Linux) 
   
 
            Monitores do DCD, ficam satisfeitos por capacitar mais uma turma.

                                Alunos realizam atividades avaliativa.

É com grande dedicação que o CDC (Centro Digital e Cidadania) de Planaltino em parceria com a Secretaria Municipal de Educação,  Cultura, Esporte e Lazer, realiza mais uma etapa de oficinas de informática (Descobrindo a Informática), os cursistas tem como base o sistema operacional Linux, que vem abrangendo e diminuído cada vez mais a exclusão Digital.
No primeiro semestre de 2011, quatro novas turmas foram capacitadas, cumprindo com êxito a carga horária e as exigências do curso, que por sua vez passa a ter a maior frequência dos cursistas e o menor índice de evasão, mérito de um trabalho realizado com bastante dinamismo e envolvimento dos cursistas por parte dos Monitores, Alex Santos Nascimento, Danielson Santos da Silva e Ismael Ramos Medeiros.
E na manhã de hoje, 25 de maio, fora aplicado para os alunos uma atividade avaliativa para testar o conhecimento e grau de aprendizado, tendo um resultado positivo e satisfatório. Momentos antes da aplicação do teste, registrou-se a presença do diretor de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos (Edivaldo Costa), que parabenizou a todos e informou que o CDC estará abrindo novas turmas de cursos avançados e contará mais uma vez com a participação e envolvimento da turma de concluintes, tanta do turno matutino quanto do vespertino, e ainda salientou que "o domínio de tecnologias de computação e comunicação torna-se assim, fator essencial para um individuo estar incluído e participando de forma ativa da atual sociedade. E nesta perspectiva a Secretaria Municipal de Educação, através da Diretoria de Cultura estará dando todo apoio e fomentando novos laboratórios de informática para a comunidade Planaltinense." Relata o Diretor de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos (Edivaldo Gonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, diga o que você achou...