sexta-feira, 13 de setembro de 2013

COLÉGIO ACM DE SANTA INÊS - INFORMATIVO



INFORMATIVO 
COLÉGIO ACM DE  SANTA INÊS
A Nossa Maior Obra é Cuidar Bem de Você! 
Colégio ACM de Santa Inês Realiza a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.

Aconteceu hoje, dia 29 de Agosto, pela manhã, a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente no Colégio ACM de Santa Inês. A Conferência teve como tema Geral "Vamos cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis" que se desdobrou em 04 subtemas: Água, Terra, Fogo e Ar.
A Conferência, que já vinha sendo organizada há algumas semanas, pela nossa escola teve a seguinte programação:
• Fala de abertura sobre o que é uma Conferência;
• Apresentação de Recital com os poemas "A natureza, Eco lógico e Terra Planeta Vida";
• Composição de mesa com representatividade de alunos, professores, direção e coordenação pedagógica;
• Palestra com o professor Gileno do IF Baiano sobre Sustentabilidade;
• Apresentação de dança com a Música - Terra Planeta Água de Guilherme Arantes;
• Apresentações dos Projetos e votação dos projetos e delegados.
A equipe da Coordenação Pedagógica iniciou os trabalhos para Conferência formando primeiro a COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), logo após foi definido que tema seria discutido em cada série e por fim foram realizadas reuniões para elaboração dos projetos. Nesse trajeto os alunos tiveram experiências novas, diversas aprendizagens, além do grande envolvimento e empolgação para participar da Conferência.
Os projetos foram elaborados por alunos e orientados por professores, os quais se envolveram também, de maneira grandiosa e significativa.
Os alunos apresentaram os projetos de maneira clara e objetiva, usando a criatividade e mostrando o quanto ações simples podem fazer toda a diferença. Os projetos tiveram as seguintes propostas: Projeto 01. Ar – Arborização no entorno das salas de aula; Projeto 02. Terra – Ações na horta escolar, tais como: utilização de material reciclável para ornamentação e plantação de mudas, coleta seletiva e compostagem; Projeto 03. Fogo – Aquecimento de água através do calor gerado pela radiação solar para usar no preparo da merenda escolar e Projeto 04. Água – Aproveitamento da Água da Chuva para molhar a horta e utilizar na limpeza da Escola.
Assim a Conferência foi um momento de grande relevância para todos da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e equipe gestora), pois proporcionou um espaço de participação ativa, onde os alunos puderam escolher um Projeto para ser executado na Escola e tornar de fato um ambiente escolar sustentável.

 
 
 

Alunos do Colégio ACM de Santa Inês Realizam Viagem Técnica ao Museu Parque do Saber e ao Centro de Cultura Amélio Amorin, em Feira de Santana 
No dia 28/08, o Colégio ACM de Santa Inês, através de uma ação das bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), as alunas do Curso de Biologia: Jotelma, Elismônica, Adriana, Rosana, Laísa e Ariane, juntas ao Professor Eduardo, realizaram uma viagem à Feira de Santana, visitando o Salão de Artes Visuais 2013, exposto no Centro de Cultura Amélio Amorim e o Museu Parque do Saber. 
Essa idéia foi abraçada e apoiada o tempo todo pela Direção e Coordenação Pedagógica do Colégio ACM de Santa Inês e contou, também, com o apoio do IF Baiano. Os alunos, previamente selecionados a partir de critérios pedagógicos, foram acompanhados da Professora Edna (vice-direção), Professora Marla (Coordenação Pedagógica) e Professora Débora. 
A visitação às obras, no Centro de Cultura, foi acompanhada do monitor Wilson, Professor de História, o qual falou detalhadamente de cada obra. Essa ação é promovida pela Fundação Cultural da Bahia e envolve, em sua exposição, obras de pintura, escultura e fotografia. Os alunos, e acompanhantes, envolveram-se bastante e também interagiram com o monitor. 
À tarde, todos foram ao Museu Parque do Saber, onde assistiram a um vídeo em 3D sobre o Corpo humano, ficando extremamente maravilhados. 
A viagem foi muito descontraída e educativa, desde a saída até a chegada. Músicas foram tocadas e cantadas durante a viagem e lá, em Feira de Santana, pôde-se atingir o objetivo proposto: um trabalho inovador, contextualizado e significativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, diga o que você achou...