domingo, 11 de dezembro de 2011
PLANALTINO: MAIS DE 170 EDUCADORES AVALIAM GESTÃO EDUCACIONAL EM SEMINÁRIO
Secretário de Educação Renê Silva destaca importância do Seminário
Cultura participativa já faz parte da rotina educacional planaltinense
O Município de Planaltino, Estado da Bahia, localizado no Território do Vale do Jiquiriçá, à cerca de 330 km de Salvador, realizou neste último sábado (10/12), Seminário de Avaliação e Boas Práticas com todos os educadores da rede municipal.
O Seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado pelas equipes gestoras das escolas e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Os educadores apresentaram a síntese da avaliação realizada pela comunidade escolar. Cada escola reuniu todos os segmentos incluindo representantes do Colegiado Escolar para responder a duas questões: "1. Gostaríamos de contar com a sua colaboração, no sentido de apontar quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe gestora (direção e coordenação) de sua escola"; e, "2. Quanto as ações e o trabalho de atendimento e acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar?"
A mesa de abertura do evento, contou com a participação do Prefeito Municipal Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Diretora Administrativa Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves, representando os Diretores Naiara Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Ariosvaldo Porfírio, Presidenta do Conselho do FUNDEB Sonilza Nara e Presidente do Conselho de Alimentação (CAE) Jucélia Bonfim. O Presidente do CME, Ariosvaldo, fez questão de destacar, que "o município de Planaltino, é um dos raros municípios brasileiros que tem a coragem de realizar um evento de avaliação da gestão educacional, isso mostra o compromisso e a responsabilidade em realizar um trabalho sério".
O Secretário Renê Silva, destacou que "ações como o Seminário de Avaliação, representa na prática o que muitos teóricos defendem sobre gestão democrática, mas que poucos conseguem materializar. Hoje tentam reduzir a discussão em torno da gestão democrática a eleição direta para escolha de diretores, como se isso você a essência. Muito mais que eleições, é preciso efetivar os espaços participativos, pois democracia se faz com participação na elaboração, execução e avaliação dos processos, e não apenas na escolha dos seus representantes. Os princípios de nossa gestão são participação + compromisso = resultados, precisamos prestar contas e apresentar resultados sobre nossas ações".
Prefeito Zeca Braga parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelos educadores
Diretora Administrativa da Secretaria, Graça Sudré, apresenta trabalho realizado em 2011
O Prefeito Zeca Braga parabenizou à todos os educadores pelo trabalho que vem sendo realizado. "Hoje, Planaltino é reconhecido na região, no Estado, e no Brasil pelas ações realizadas na área de educação e cultura. As pessoas estão curiosas para conhecer os projetos pilotos realizados em Planaltino, e isso graças ao trabalho que vocês estão realizando".
Logo após a mesa de abertura, a as Diretorias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes apresentaram as ações realizadas no ano de 2011, tendo como base os pontos que precisavam melhorar apresentados pelos educadores no Seminário de Avaliação de 2010. Em seguida, foi a vez das Escolas apresentarem a avaliação realizada pela comunidade escolar.
Nas apresentações das escolas, pode-se perceber os avanços alcançados em comparação com a avaliação realizada em 2010. Destaque para a aquisição de mobiliário escolar para todas as escolas, formação continuada realizada nas escolas, garantia de um coordenador pedagógico por escola, garantia de autonomia, atendimento e acompanhamento da Secretaria, atividades artísticas e esportivas do Projeto Craques da Cidadania, primeira escola de tempo integral no campo, projeto de Educaçaõ de Jovens e adultos "É temp de aprender", etc.
Quanto aos desafios, alguns ainda persistem, como a gestão do transporte escolar que não está completamente sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, e novos foram apresentados, como a necessidade de ampliar o Projeto Craques da Cidadania para todos as escolas do campo, melhoria de infraestrutura de algumas escolas, entre outras.
Todo material apresentado será utilizado pelas equipes gestoras das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes para planejamento das ações 2012.
Pela tarde, os participantes puderam compartilhar as Boas Práticas realizadas por cada escola em 2011. Logo no início da tarde, todos foram presenteados com a apresentação do Grupo de Recital de Cordel "Flor de Mandacaru" e da estudante Diná que emocionou à todos com a interpretação da canção "Eu vou seguir" de Marina Elali.
Grupo "Flor de Mandacaru" e estudante Diná (à direita) encantaram os educadores
Escolas contaram com participação de estudantes na apresentação das Boas Práticas
Durante a apresentação de cada escola, muitos foram os momentos de emoção e demonstração de satisfação pelo grande trabalho realizado. Os educadores de cada escola, tiveram a oportunidade de conhecer as ações e atividades realizadas pelos colegas. As escolas utilizaram vídeos, slides e apresentações com participação de estudantes. A Secretaria reunirá todo o material em DVD, e encaminhará para cada escola, para que essa troca de experiência sirva como recurso de planejamento das ações para 2012.
Ao final, muitos professores e diretores fizeram uso da palavra para agradecerem a Secretaria e aos colegas o trabalho realizado em 2011, desejando ainda mais sucesso no próximo ano. Este foi o terceiro Seminário realizado pela Secretaria de Educação. O primeiro foi em dezembro de 2010, para avaliar o trabalho daquele ano. O resultado da avaliação, serviu de base para planejamento dos trabalhos em 2011. Em julho deste ano, a Secretaria realizou o segundo Seminário com objetivo de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas. Com a realização deste terceiro seminário, Planaltino consolida a Avaliação como cultura educacional, e cria um importante momento de socialização das boas práticas das escolas, valorizando todos os esforços empreendidos durante o ano pelas equipes gestoras e educadores.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
COLÉGIO DE CAMPINHOS REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR AÇÕES REALIZADAS EM 2011
Flor de Mandacaru realizou mais uma bela apresentação
Estudante Diná encaontou a todos
A equipe do Colégio Municipal Manoel Castor Braga, localizado no Povoado de Campinhos, município de Planaltino, realizou na noite desta sexta-feira (09/12/2011), na Igreja do Povoado, Audiência Pública para apresentar para comunidade todas as ações e atividades realizadas no ano de 2011.
O evento contou com a presença da direção, professores e trabalhadores de apoio, estudantes do Colégio, pais e mães, membros da comunidade local, Secretário de Educação Renê Silva, Prefeito Zeca Braga, Vereador Dunga Braga, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves e dos Técnicos da SEMECE Carlos André e Reinaldo Cruz.
Na abertura da Audiência, o Diretor Iran Vieira fez questão de destacar algumas das conquistas do Colégio em 2011, destacando a aquisição do Mobiliário Escolar, Telecentro de Informática, e a autonomia na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Durante a noite, vários foram os momentos de emoção, com destaque para a apresentação do Coral, interpretação musical da estudante Diná, e do Grupo de Recital Flor de Mandacaru.
Foram exibidos dois vídeos, o primeiro com exposição das apresentações do Grupo de Recital Flor de Mandacaru em diversos eventos, inclusive em outros municípios. O segundo mostrou todas as ações, projetos e atividades realizadas pela equipe escolar.
Coral homenageou as famílias
Comunidade compareceu em massa para prestigiar o evento
Foi sem dúvida uma noite encantadora, que provou que com compromisso e responsabilidade, da para ser fazer muito na simplicidade. A comunidade lotou a Igreja e prestigiou atentamente todo o evento, demonstrando em vários momentos com aplausos, sorrisos e emoção a satisfação por tudo que foi realizado.
O Colégio de Campinhos é pioneiro na realização de Audiência Pública para prestar contas para comunidade das ações realizadas durante o ano. Este é o terceiro ano de realização desta atividade, que contribui para o fortalecimento de uma gestão democrática e participativa.
PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO DISCUTEM AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA
Aconteceu nesta ultima terça-feira (07.12.2011) o VII PROFEP das Escolas do Campo que teve como tema - Como desenvolver a avaliação institucional da Escola?
Dessa vez, professores, funcionários, gestores e alunos estiveram envolvidos no tema abordado. Avaliar é essencial na construção de uma prática consolidada na busca do sucesso educativo, por isso esse é um momento que não pode ser feito de qualquer jeito, é preciso saber como se da o processo de avaliação.
Utilizamos como fonte de pesquisa o Módulo IX do curso Progestão que explica de forma clara e objetiva os benefícios da Avaliação Institucional para a escola, pois ela visa avaliar a escola como um todo. "Um processo global, contínuo e sistemático, competente e legítimo, participativo, que pode envolver agentes internos e externos na formação de subsídios para a melhoria da qualidade da instituição escolar".
A apresentação do tema foi iniciada com o vídeo: A escola e a orquestra, o que entrou em perfeita sintonia com o tema a ser discutido, pois assim como uma orquestra a escola não funciona bem se maestro e músicos estiverem em tons diferentes.
Em seguida a professora Jakline Milena explanou sobre a importância da Avaliação Institucional na Escola, de que forma a mesma acontece e quais os benefícios para a escola após a análise dos resultados da avaliação.
Para reforçar o tema trabalhado foi também apresentado o vídeo Avaliação Institucional do Progestão e para concluir o momento, os professores e funcionários das Escolas do Campo, foram convidados para colocar em prática a avaliação institucional.
Teremos então a certeza que após o PROFEP e a Avaliação que ocorrerá no próximo dia 10 de dezembro de 2011 (sábado) as nossas Escolas percorrerão por novos caminhos advindos da participação da comunidade escolar.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
SECRETÁRIO E DIRETORA DAS ESCOLAS DO CAMPO VISITAM ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL
Professor Vando na oficina de Karatê: disciplina e respeito
Oficina de flauta com Professor Adriano
Os Professores Renê Silva, Secretário Municipal de Educação, e Jakline Milena, Diretora das Escolas do Campo, visitam hoje (08/12), a Escola Municipal Maria Rosa de Almeida, localizada no Povoado de Lagedinho.
Ao chegarem na escola por volta de 12 horas, almoçaram com os estudantes, participaram de atividades recreativas, e no início da tarde acompanharam as oficinas de karatê com o professor Vando, e Flauta Doce com o professor Adriano. Os alunos tiveram ainda aulas de informática.
Todos os dias, no turno vespertino, os estudantes participam de 4 oficinas diferentes: karatê, dança, flauta, educação física com jogos e atividades motoras, informática e reforço escolar.
Horário de almoço é momento de recreação e aprendizado
Almoço é tempo de integração e socialização
"É muito gratificante ver o entusiasmo das crianças ao participar das atividades. O Projeto Piloto de Escola Integral está sendo um sucesso. Continuaremos trabalhando e buscando fortalecer parcerias para que um dia possamos ter esse modelo de escola em todas as localidades do Campo", pontuou o Secretário de Educação Renê Silva.
COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO DA SILVA ENCERRA SEUS ENCONTROS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO ANO DE 2011
Equipe do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva
Nesta quarta-feira dia 07 de dezembro, o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva realizou seu VIII e último PROFEP (Programa de Formação Educa Planaltino) do ano de 2011. Um momento regado pela descontração e apreensão de conhecimentos acerca do caráter interdisciplinar das disciplinas Educação Física e Arte.
A primeira oficina ministrada pela professora Sara Sampaio voltou-se a compreensão do significado de Atividade Física e Exercício físico, aqui o teatro foi utilizado por dois grupos que se formaram com o intuito de demostrar a diferenças entre atividade física e exercício físico, num segundo momento destacou a importância da atividades e exercícios físicos para educadores que devem estar atentos a sua saúde, realizou teste de níveis de estresse e apresentou sugestões que podem melhorar o condicionamento físico e mental daqueles que fazem a mediação entre alunos e conhecimento e, portanto devem estar bem para exercer com sucesso a práxis pedagógica.
Professoras Eliete, Cristina e Sara
A segunda Oficina ministrada pelas professoras Cristina Mattos e Eliete Oliveira, trouxe um vídeo com a trajetória da Arte através dos tempos, gerando um debate entre os participantes que opinaram sobre a enquete "Para quê serve a Arte?" Explicou-se em seguida quais os Eixo Temáticos que permeiam o ensino de Arte conforme os Parâmetros curriculares Nacionais, em como a interação especificamente entre Educação física e arte, já que as duas disciplinas estão atreladas ao trabalho com Expressividade, Corpo e Movimento.
Foi o momento dos grupos se reunirem e prepararem apresentações de Dança,Teatro,Música e Arte Visual .Contamos com a participação do Secretario Municipal de Educação Renê Silva, o Diretor de Cultura Edivaldo Gonçalves, e do Assistente administrativo Carlos André ,que também participaram das oficinas. Esse encontro finalizou nossas atividades do PROFEP no ano de 2011, por fim, as ministrantes agradeceram a presença e participação de todos, continuando a comemoração com um delicioso lanche e amigo secreto.
Fonte:Coordenação Pedagógica do Isaura Couto
TELECENTRO DE CAMPINHOS PROMOVE OFICINA DE INFORMÁTICA BÁSICA
Comunidade participa de Oficina de Informática
O Telecentro do Povoado de Campinhos, coordenado pelo Prof. Diogo Coelho, está promovendo para a Comunidade Oficina Básica de Informática. São duas turmas com 10 pessoas cada, uma pelo turno matutino, outra no turno vespertino.
O Prof. Renê Silva, Secretário de Educação, visitou a Oficina na manhã de hoje (08/09), e pode constatar a grande motivação dos participantes. Com muito dinamismo o Prof. Diogo mescla os conteúdos de informática com aulas de cidadania. Esta é a segunda etapa de Oficinas, que já certificaram 20 pessoas da comunidade.
Para o Prof. Diogo, a oportunidade de ministrar as oficinas "tem sido uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo habilidades no dia-a-dia, criando estratégias para realizar novas intervenções que contribuam com o aprendizado dos participantes".
As Oficinas fazem parte do Projeto de Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Educação, que tem como Orientador Educacional de Informática Ismael Medeiros.
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PLANALTINO DISCUTE RESULTADOS DA PROVINHA BRASIL 2011 COM GESTORES MUNICIPAIS EM EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Planaltino divulgou os resultados do segundo semestre da "Provinha Brasil", instrumento de avaliação do nível de alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, aplicada nas turmas do segundo ano (ou segundas séries regressas), da rede pública municipal de ensino.
Os resultados foram obtidos após a aplicação das provas no segundo semestre letivo, programadas para serem aplicadas nas escolas municipais de Planaltino ao término da III unidade letiva. A novidade deste ano foi a aplicação da Provinha Brasil de alfabetização matemática.
Os resultados das escolas municipais, somada as médias do I e II semestres, foram os seguintes:
Escola Municipalizada Clemente Mariani
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 15.8
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 17.2
Escola Municipal Cantinho do Saber
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 14.2
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 16.7
Colégio Municipal Manoel Castor Braga (Povoado de Campinhos)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 18.4
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 18.9
Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças (Povoado da Angélica)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 16.8
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 18.7
Escola Municipal Maria Vieira (Povoado Lajedo Alto)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 17.8
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 18.8
Escola Municipal Clemente Mariane (Distrito de Ibitiguira)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 16
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 19
Escola Municipal Joana Angélica (Fazenda Figueiredinho)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 15.3
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 18
Escola Municipal Leonor Araújo (Povoado de Santo André)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 10.4
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 15.3
Escola Municipal Maria Rosa de Almeida (Povoado de Lajedinho)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 10.5
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 12.4
Escola Municipal Edésio Ramos (Distrito de Nova Itaípe)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 15.4
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 17.9
Escola Municipal Fernando Presídio (Fazenda Caboclo)
MÉDIA DA ESCOLA – LÍNGUA PORTUGUESA: 14
MÉDIA DA ESCOLA – MATEMÁTICA: 15.6
Média final do município de Planaltino em Língua Portuguesa: 16.2
Média final do município de Planaltino em Matemática: 17
A "Provinha Brasil" segue uma escala média onde a nota pode variar de 0 a 24 pontos.
Os resultados da "Provinha Brasil" foram apresentados e discutidos entre os diretores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Planaltino, em reunião ordinária no final do mês de Novembro, reunião esta ministrada pela Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico e contou com a presença do professor Renê Silva, secretario municipal de educação de Planaltino.
Os resultados da "Provinha Brasil" foram apresentados e discutidos entre os diretores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Planaltino, em reunião ordinária no final do mês de Novembro, reunião esta ministrada pela Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico e contou com a presença do professor Renê Silva, secretario municipal de educação de Planaltino.
Na oportunidade, o professor Marcos Paiva, diretor de ensino e apoio pedagógico, apresentou um quadro comparativo das médias finais do município, a partir do ano de 2009 até o presente ano. Os dados apresentam que em 2009, a média final do município de Planaltino (somando a média final de todas as escolas, do I e II semestres e dividindo pelo número de escolas participantes), era de 16.8, já a média final do município em 2010 era de 17.5. Contudo, a média final do município no ano de 2011, chegou a 16.2 , uma ligeira queda de 0,6 pontos.
O professor Marcos Paiva argumenta o seguinte: "muitos podem ser os fenômenos que levaram a esta queda de desempenho no ano de 2011 dos resultados da Provinha Brasil, dentre eles o fato que de 2009 para cá houve um aumento considerável no acompanhamento pedagógico das turmas do ensino fundamental no município. Na realidade, acredito que este fenômeno se dá em parte ao acompanhamento pedagógico que expôs as fragilidades que ainda temos nas áreas de alfabetização. Estes resultados são bons diagnósticos para o replanejamento dos nossos trabalhos no ano de 2012, que deve perpassar pela formação dos professores da educação infantil, bem como de todos ensino fundamental, na formação dos coordenadores pedagógicos e na adoção de métodos de alfabetização adequados a nossa realidade".
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico
COLÉGIO MUNICIPAL ISAURA COUTO DA SILVA REALIZA MAIS UM ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS PROFESSORES
Atividades do Programa de Formação Educa Planaltino - PROFEP
Professores em atividade no Colégio Isaura Couto da Silva
O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva realizou na semana passada seu VII PROFEP (Programa de Formação Educa Planaltino) com uma abordagem voltada para o Ensino de Geografia ,com tema "SHOWGRAFIA ETC E TAL..." , as ministrantes Profª Joelma Morbeck, Carine Santos e Soêmia Borges fizeram jus ao tema, O VII PROFEP foi realmente, um grande show de Geografia, ministrado sob o formato de oficinas. O encontro teve seu início marcado pela descontração e ludicidade. A primeira oficina mediada pela professora Joelma Morbeck apresentou as diversas formas de ensinar a geografia numa perspectiva de dinamicidade e contextualização, utilizando a poesia, a música, a TV e a internet como ferramentas capazes de promover a aprendizagem num clima de festa. Contamos com a participação do grupo de recital Renascer, coordenado pela professora Marla Cristina, o grupo fez um passeio pelos estados do Brasill, recitando a canção de Renato Teixeira "Amanheceu" e um texto sobre a relação do homem com o meio ambiente, como sempre elas arrasaram com uma belíssima apresentação.
O professor Ariosvaldo Porfirio e Gabriel (funcionário da SEMECE) reforçaram a temática voltada para geoecologia com um apresentação maravilhosa do Xote ecológico e da música Asa Branca. A segunda oficina foi dirigida a geopolítica e a professora Carine, envolveu todos os participantes numa dinâmica que conduziu ao debate a respeito dos 8 OBJETIVOS DO MILÊNIO, propondo aos participantes a confecção de um cartaz, que reelaborasse os oito objetivos definidos pela ONU em junho de 1992.
Durante o encontro, foi exibido o curta metragem de Bruno Torres com o Título "Vira-latas," que traz um homem disputando com um cão, o lixo das ruas, abriu-se um debate a respeito de como o consumo desenfreado vem alterando o modo de vida do homem e o meio ambiente. A última oficina, sob a mediação da professora Soêmia, permitiu aos participantes apreender a importância da geografia para vida do homem, salientando o papel do professor de Geografia como facilitador de diálogos entre o educando e o espaço social em que vive.
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, diga o que você achou...