Por: José Ronaldo – mai/2011
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST, através da sua luta por Reforma Agrária em todo o Brasil, tem a educação como instrumento de elevação da consciência e transformação social ao longo de sua trajetória e resistência no campo. A educação do Campo é uma necessidade para manter as famílias camponesas nas suas áreas de origem, com acesso ao conhecimento e as técnicas necessárias para sua existência.
Neste sentido está sendo implantado em toda a Bahia, escolas de ensino médio para atender jovens e adultos das áreas de assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- MST. Aqui na Região Sudoeste já estão em funcionamento duas (2) destas escolas, localizadas no Assentamento Cangussu - Município de Barra do Choça - Escola Estadual do Campo Lucia Macedo, que teve seu inicio das aulas no dia 18 de Abril de 2011, e atenderá inicialmente uma demanda geral de 352 educandos oriundos dos assentamentos Cangussu e Mocambo,bem como as comunidades Pau- Brasil, Salinas I e II, Cafezal e Morrinhos.
A segunda Escola Estadual do Campo Danilo das Neves Vieira, localizada no assentamento Boa Sorte - Município de Ribeirão do Largo, que atenderá uma demanda de 500 educandos, dos assentamentos e comunidades circo vizinhas. Também esta em processo de implantação ainda esse ano, a Escola Estadual Fabio Henrique no assentamento Lagoa e Caldeirão - município de Vitória da Conquista, que atenderá a uma demanda de 200 educandos dos assentamentos Lagoa e Caldeirão, Cipó, Mutum, Olho D´Água, Conquista do Rio Pardo, Baixão e comunidades circo vizinhas. Estas escolas serão gestadas pela Coordenação Pedagógica do Setor de Educação do MST, DIREC-20, em parceria com as prefeituras municipais.
Contatos: Rosalvo José dos Santos- Setor de Comunicação e Cultura do MST Sudoeste - (77)88299402 e E-mail: rosalvomst@yahoo.com.br e José Ronaldo Setor de Educação do MST Sudoeste - (77) 88048215 e E-mail: ronnybaiano84@yahoo.com.br www.setoreducação.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, diga o que você achou...