segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Comunidade visita Praça Rui Barbosa.
O Natal é uma data que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. E ontem, 25 de dezembro de 2011, a praça Rui Barbosa, que está muito bem ornamentada, graças a parceria realizada entre a Secretaria Municipal de Educação, Infraestrutura e Prefeitura Municipal de Planaltino, ficou repleta de pessoas da comunidade e visitantes de outros Município. Segundo alguns depoimentos e comentários, Planaltino vive um momento de muita tranquilidade e paz, pois faz muito tempo que não se ver uma aglomeração de pessoas amigas e com um único sentimento, que é o de trocar conversas e desejar ao próximo, mesmo não tendo intimidade um FELIZ NATAL, além, de priorizar aquela noite para dar um abraço nos seus amigos , envolvendo crianças, idosos, jovens e adultos. Este foi um momento também, para refazer novas amizades, conhecer pessoas de outros Municípios, Estados e até mesmo rever velhos amigos. Participação da Comunidade.
Foi observado por todas as pessoas que visitaram a praça, que este ano a ornamentação ficou digna de uma comunidade tão participativa e acolhedora feito a de Planaltino, pois foi visível a alegrias das família e visitantes que transitavam por toda praça. Além disso, contamos com o Grupo Forró de Botequim que transmitiu para todos, muita música e descontração Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
A criação do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município de Planaltino, Bahia, é destaque no site do Ministério da Educação. No endereço eletrônico do Plano de Mobilização Social, foi publicada matéria sobre reunião realizada no último dia 13 de dezembro com membros do Poder Executivo e da Sociedade Civil organizada. Lei abaixo na integra matéria publicada, ou se preverir clique no link
www.mse.mec.gov.br. Planaltino (BA) mobiliza órgãos públicos e comunidade pela melhoria da educação
Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, membros dos conselhos de Alimentação (CAE), Tutelar e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além de representantes de instituições religiosas e outras lideranças sociais do município baiano de Planaltino estiveram reunidos, no dia 13 de dezembro, para discutir a instituição do Comitê de Mobilização Social pela Educação da cidade. Coordenado pelo secretário municipal de Educação, Cultura e Esporte e vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (Undime/BA), Renê Silva, o encontro também contou com o apoio do prefeito de Planaltino, Joseval Alves Braga.
Para dar início às discussões sobre a importância de mobilizar a comunidade e de conquistar parcerias em busca de melhorias na educação pública, os participantes do encontro assistiram ao vídeo
"O direito de aprender: educação integral e comunitária", produzido com base na publicação "Bairro-Escola passo a passo", por iniciativa da Associação cidade Escola Aprendiz, em conjunto com a UNICEF e o Ministério da Educação. A partir do vídeo, os participantes fizeram comparações com o trabalho que vem sendo desenvolvido em Planaltino com o objetivo de oferecer educação integral e discutiram como podem contribuir para a conscientização da comunidade sobre os benefícios da interação família-escola.
O secretário Renê Silva apontou os avanços e desafios da educação brasileira, bem como seus reflexos na realidade educacional de Planaltino. Em sua exposição, Renê destacou as
28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, enfatizando a de número 28, que trata da criação de Comitê encarregado da mobilização da sociedade e do acompanhamento das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O prefeito Joseval Braga, por sua vez, ressaltou a importância da Mobilização Social pela Educação como instrumento que colabora para a consolidação de políticas intersetoriais que articulem rede de proteção às crianças e adolescentes. "Esta é uma oportunidade única de fortalecimento de ações conjuntas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas", afirmou o prefeito.
Resultados
A partir das discussões do encontro, tiveram início as articulações do Comitê de Mobilização de Planaltino e da Oficina de Formação de Mobilizadores que deverá ser realizada na cidade em janeiro de 2012. Além de orientar a ação dos mobilizadores planaltinenses, a Oficina terá como finalidade elaborar o Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, que norteará as ações educativas da cidade baiana.
Com a adesão do município à Mobilização, atividades que vinham sendo desenvolvidas em Planaltino, como o Mutirão de Matrícula, devem ser reforçadas. "O Mutirão de Matrícula é uma ação forte da Secretaria Municipal de Educação que, desde 2009, realiza sempre no mês de janeiro visitas a todas as casas da sede e povoados do município para matricular as crianças na educação infantil e incentivar a matrícula do idoso que ainda não concluiu seus estudos. Nossa intenção é aproveitar essas visitas para falar da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e, também, para aplicar um questionário socioeconômico com informações importantes sobre a situação da família. Essas informações vão servir de base para o planejamento de ações integradas entre Educação, Saúde e Assistência Social", relata o secretário de Educação.
Leia mais sobre o encontro e sobre a criação do Comitê no blog da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino.
Provinha Brasil
Preocupados em contribuir com a melhoria do desempenho das escolas de Planaltino na Provinha Brasil, gestores escolares e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino se reuniram, no fim do mês de novembro, para discutir os resultados da cidade na avaliação divulgados pela Secretaria Municipal de Educação.
Aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental para avaliar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos a esses estudantes, a análise do desempenho na Provinha Brasil permite a elaboração de estratégias para superar os desafios evidenciados por esse indicador. "Esses resultados são bons diagnósticos para o replanejamento do nosso trabalhos no ano de 2012, que deve incluir a formação dos professores da educação infantil, dos demais educadores do ensino fundamental e dos coordenadores pedagógicos, e a adoção de métodos de alfabetização adequados à nossa realidade", ponderou o professor Marcos Paiva, durante a reunião dos profissionais da educação.
Leia mais sobre os resultados da Provinha Brasil em Planaltino no blog da Secretaria Municipal de Educação da cidade baiana.
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Estudantes atentos a exibição da "Retrospectiva 2011" do Colégio Isaura Couto da Silva
Sheila Tranzilo, Diretora do Colégio Isaura Couto, participando da retrospectiva
O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, apresentou para os alunos na última quinta-feira (15/12/2011) a retrospectiva do ano letivo DE 2011.
O vídeo mostrou que 2011 começou de mansinho, mas envolveu a todos, e a medida que as coisas iam transcorrendo também se transformavam. Durante a exibição das imagens os alunos fizeram um passeio ao tempo: 1º dia de aula, momentos da família na escola, projetos, parcerias, aulas de campo, eventos...
Ao término da apresentação os alunos – principais protagonistas desta linda história - demonstraram as mais variadas emoções: risos, aplausos, choros e saudades. Que o ano de 2012 seja tão produtivo quanto!
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva
Estudantes do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva ganharam um presente no encerramento do ano letivo
Estudantes chegando a Associão Atlética do Banco do Brasil. Ação desenvolvida pelo Colégio Isaura Couto tendo como parceira a Cia de Ferros e Ligas da Bahia - FERBASA
O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva vem há alguns anos fazendo um encerramento diferenciado com os alunos das 8ª s Séries, sendo a despesa arcada com recursos da própria escola, mais um valor estipulado por aluno.
Neste ano de 2011 a experiência foi fantástica. Na tentativa de proporcionar algo ainda mais diferente, a direção do colégio municipal Isaura Couto buscou a parceria da FERBASA, empresa que já vem colaborando com o bom andamento desta instituição. Esta por sua vez contribuiu para realizar o evento mais do que o esperado: um dia inteiro na AABB da cidade de Maracás.
Professor Lucas participando das atividades
Este foi um dia incrível para os nossos alunos, pois eles puderam aproveitar bastante, "foi tudo que eles pediram a Deus": Picolé, Lanche, almoço, Lanche de novo e muita piscina. Foi a cara deles uma "bagunça" inesquecível. Agradecemos imensamente a Ferbasa por ter proporcionado aos educandos tamanha diversão.
Fonte: Colégio Mnicipal Isaura Couto da Silva
Professora Graça Alves dá as boas vindas aos estudantes do projeto "É Tempo de Aprender"
Secretário de Educação Renê Silva (ao fundo) fala sobre a importancia da valorização na EJAI do município de Planaltino
No dia 15 de Dezembro, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, aconteceu a cerimônia de encerramento das atividades 2011 do projeto piloto de alfabetização de idosos "É Tempo de Aprender", projeto destinado a alfabetização e bem estar do público da "melhor idade" de Planaltino.
A cerimônia contou com a presença do prefeito municipal de Planaltino, Zeca Braga, do secretario municipal de educação, o professor Renê Silva, da secretária municipal de assistência social, Iara Velame, do secretário municipal de infraestrutura, Roque Edimilsom, além de coordenadores, professores e parceiros do projeto mobilizados ao longo do ano letivo de 2011 para a execução das ações do "É Tempo de Aprender".
Coral "Sementes do Amanhã" da Escola Clemente Mariani, regido pelo pedagogo e maestro Henrique Júnior, emocionou a todos os presentes
Funcionando como experiência piloto, o "É Tempo de Aprender" atende na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA a 21 estudantes, todos pertencentes ao grupo de idosos da assistência social do município de Planaltino, em uma ação de parceria entre a educação e a assistência social. Todos os estudantes do projeto, durante a execução do projeto, tiveram além das aulas da EJA (I tempo formativo), a serviços como educação física, musicoterapia, oficina de informática, artezanato e oficinas de cidadania, todas oferecidas no turno vespertino, de acordo com o contexto do público da terceira idade. "Todas as ações e decisões tomadas durante o projeto, seja a mudança do dia de algum conteúdo do curso, ou o horário de alguma oficina eram discutidas com os estudantes. As decisões do projeto sempre buscaram o consenso entre coordenação, professor, oficineiros e estudantes" comenta o professor Marcos Paiva, coordenador pedagógico do projeto.
Estudantes do projeto piloto "É Tempo de Aprender"
Outro ponto a ressaltar no projeto foi o número de estudantes que evadiram ao longo do ano letivo, que, ao contrário da realidade da EJA no Brasil, foi de menos de 10% dos estudantes. De todos os frequêntes do projeto (21 no total), houve apenas 3 casos de estudantes que evadiram ao longo do curso, contudo, todos os casos foram por motivos como tratamento de saúde, ou ausência do município. Boa parte do sucesso quanto a presença dos estudantes no projeto se deu através da execução de ações como visitas as residências dos estudantes. "Durante o período de ancoramento do projeto, sempre que algum estudante faltava sem justificativa, no dia seguinte visitavamos a casa dele para firmar os vínculos entre o estudante e a escola" comenta Marla Cristina, coordenadora do Centro de Referência a Assistência Social - CRAS e coordenadora do "É Tempo de Aprender"
Como resultado dos trabalhos desenvolvidos, outro mérito dos estudantes foi o desenvolvimento de habilidades como a leitura e escrita de palavras e textos simples, a produção de cantigas, poesias e quadras populares através da oralidade e trabalhos em equipe, onde os alfabetizados serviam de escribas na produção textual, além do resgate da cultura popular, com as rezas e cantigas de roda. Foram aplicados pela professora Graça Alves (professora das atividades de alfabetização) testes diagnósticos com os estudantes, tanto no início do projeto, como ao término dos trabalhos de 2011. Os resultados serão avaliados e discutidos dentro em breve.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Coral "Sementes do Amanhã" homenageou os servidores públicos
Prefeito Zeca Braga agradeceu o trabalho que vem sendo desenvolvidos por todos os servidores
A Prefeitura Municipal de Planaltino realizou no último sábado (17/12), no Clube Social Planaltinense, a 3ª Festa dos Servidores Públicos Municipais de Planaltino. Neste ano, cada servidor pode levar um familiar, e todos os prestadores de serviços e fornecedores também foram convidados à participar.
A festa teve início com apresentações do Coral "Sementes do Amanhã" e Grupo de Dança das Escolas Municipais Clemente Mariani e Castelo Branco. Em seguida foi a vez da estudante Diná da 8ª série do Colégio Municipal Manoel Castor Braga, Povoado de Campinhos, encantar à todos com a interpretação da canção "Eu vou Seguir" da cantora Marina Eulali.
Muitos brindes sorteados. Na foto, a Diretora das Escolas do Campo recebe brinde das mãos do Secretário de Educação
Servidores Públicos e familiares lotaram o Clube
Vereadores e Secretários parabenizaram à todos servidores pelo empenho, dedicação e grande contribuição que estão dando para o desenvolvimento de Planaltino.
O Prefeito Zeca Braga, ressaltou as ações realizadas nestes últimos três anos, pontuando programas, projetos, reformas, construções e aquisições. Destacou também que tudo que está sendo realizado é por conta da gestão responsável dos recursos da Prefeitura.
Ao final, foram sorteados diversos brindes para os servidores e servido coquetel embalado por muita música.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
Equipe participante do encontro de formação continuada das escolas Clemente Mariani e Castelo Branco
Professoras Juçara Almeida e Sonilsa Nara ministraram o PROFEP "Oralidade e o Letramento" destinado as professoras do ensino fundamental
O projeto PROFEP - Programa de Formação Educa Planaltino, é um presente da Secretaria Municipal de Educação aos educadores planaltinenses. Em 2011, o programa oportunizou as escolas a construírem seu próprio projeto atendendo as necessidades e demandas especificas de cada unidade de ensino.
Nas escolas Municipalizadas Clemente Mariani/Castelo Branco, o PROFEP foi bem democrático, sob a coordenação do Pedagogo Henrique Júnior, a equipe de docentes teve total liberdade na escolha dos temas a serem abordados. E os resultados não poderiam ser melhores, com a participação efetiva de 100% dos docentes em todas as oficinas, foi possível contemplar todos os temas sugestionados pelo projeto.
Equipe de professores participando da formação continuada
Nas oficinas, lecionadas pelo coordenador a dinamicidade foi o diferencial para o sucesso dos resultados. E na trajetória do PROFEP 2011, embarcamos no mundo da Leitura e da Interpretação num processo de construção permanente, percebemos a Influência da Música na Educação, danças e canções não faltaram, e para confortar os docentes em suas tarefas diárias a Indisciplina cedeu espaço para as Boas práticas disciplinares e foi possível perceber que a Pedagogia Afetiva veio pra ficar, na complexidade da Avaliação vimos que existem caminhos que podem ser percorridos para melhor atender os nossos educandos, dentre tantos, podemos pontuar que a Relação Família Escola é fator preponderante para garantir melhorias na aprendizagem e ao final de uma caminhada de conquistas e descobertas a Oralidade e o Letramento veio para mostrar os desafios do trabalho com a língua numa cultura de dialetos tão diversificados.
Em 2011 o PROFEP fez toda a diferença.
Fonte: Escola Municipal Clemente Mariani / Castelo Branco
Estudantes fazem a festa na I Noite do Pijama
Professora Sonilsa Nara (Diretora da Escola Municipal Clemente Mariani) participando junto aos estudantes
Como parte das atividades de fim de ano das Escolas Clemente Mariani/Castelo Branco, situadas na sede do município de Planaltino Bahia, foi realizada uma fantástica Noite do Pijama com os alunos das 4ª séries do ensino fundamental.
O momento foi de total diversão e muita emoção, pela primeira vez uma escola da rede pública em Planaltino realiza esta atividade, que só se tornou possível graças ao empenho de parceiros e colegas do município de Planaltino. A satisfação e alegria dos alunos estavam estampadas em sorrisos e brincadeiras. As Professoras e Amigos da Escola cuidaram para que os nossos alunos tivessem conforto e diversão, para tal tivemos sala de jogos, cantigas de roda, cinema, brincadeiras , amigo doce e uma deliciosa surpresa com a chegada de Papai Noel a meia noite, trazendo consigo a alegria e o encanto do Natal, foram distribuídos presentes a todos.
Padre Cláudio Meneses, vestido em clima natalino, fez a festa das crianças
Para garantir melhor conforto de acomodação contamos com a parceria da Diretora da Brinquedoteca Cantinho Feliz, Ana Lúcia Oliveira que nos cedeu o espaço e participou conosco das atividades. "Foi a noite mais divertida e maravilhosa da minha vida". Declara o aluno Douglas Oliveira.
Recebemos os agradecimentos dos pais, que apoiaram a nossa ideia, confiando em deixar que seus filhos (as) dormissem fora de casa, muitos pela primeira vez. E ouvimos de algumas mães que a próxima noite do pijama deveria ser com elas.
Fonte: Escola Municipal Clemente Mariani e Castelo Branco
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Coordenadora Geovana recepcionou à todos com dinâmica
Equipe gestora e Professores agradeceram a participação dos pais durante o ano letivo
Nesta quarta-feira dia 14-12-2011, a Escola Municipal Cantinho do Saber promoveu com muita satisfação uma homenagem de agradecimento aos pais. Sabemos da importância da família na escola e por isso é importante que a mesma participe e comemore os momentos vividos pelas nossas crianças e equipe em geral.
A festa teve início ás 19h00min e contou com a presença do Secretário de Educação, Renê Silva, do Prefeito Zeca Braga e a primeira dama Iara Velame, entre outros convidados que foram nossos parceiros durante este ano. E é claro que não podia faltar a presença especial dos pais de nossos alunos, que compareceram em grande público, contribuindo para a beleza da festa.
Dando seguimento à apresentação, o evento deu-se início com o agradecimento da diretora Naiara de Oliveira aos presentes, logo após foi realizada uma dinâmica de grupo, conduzida pela coordenadora Geovanna, trazendo como reflexão a importância da parceria Família X Escola.
Grupo de Recital "Brincando com Palavras"
Educadores sortearam brindes para os pais e mães presentes ao evento
Em seguida, o grupo de recital, da referida escola, Brincando com as Palavras, foi convidado a apresentar um lindo poema sobre o Tempo, dando um show de carisma e sabedoria. Por seguinte, a diretora Naiara Oliveira e coordenadora Geovanna Soglia fizeram a apresentação de um vídeo com a retrospectiva dos momentos vividos nesses 200 dias letivos, com fotos e um texto dinâmico, o vídeo foi um dos momentos mais importante, onde todos puderam reconhecer os trabalhos realizados pela nossa equipe e é claro, pelas nossas crianças. Durante as ocasiões do evento, foram sorteados brindes aos pais, que se animaram com esse momento de descontração. Por fim, foram entregues as atividades de cada aluno, dentro de uma sacola, feita de material reciclável (fazendo parte de nosso projeto de meio ambiente) e em cada sacola cada criança levou para casa um DVD gravado pela equipe com os melhores momentos da escola e de cada turma em específico. Enquanto as atividades iam sendo entregues, os pais eram servidos por um delicioso coquetel, preparado com muito carinho e dedicação.
A equipe da Escola Municipal Cantinho do Saber agradece a todos pela presença, pois foi com enorme satisfação que preparamos esse momento tão importante, momento este de confraternização, alegria, descontração, reconhecimento e acima de tudo parceria, pois a família e a escola precisam caminhar juntas para que a educação de nossas crianças se torne ainda mais sólida e significativa.
FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO!!!
Fonte: Equipe da Escola Municipal Cantinho do Saber
A Escola Municipal Cantinho do Saber realizou no ano letivo de 2011 o projeto de meio ambiente denominado de: Meio Ambiente o Ressoar da Consciência. Neste projeto estava inserido o momento "Natal Ecológico" que foi realizado no fim do ano letivo, sendo a culminância no dia 16-12-2011 (último dia de aula). Em articulação ao trabalho desenvolvido estava a produção de brinquedos com material reciclável, os quais seriam entregues no dia da culminância. Estes brinquedos foram confeccionados pelos alunos e seus docentes, cada turma escolheu o brinquedo de sua preferência e foram "montando" durante os dias de aula, com a ajuda das docentes, as crianças se descontraíram, e o mais relevante, aprenderam a importância da reciclagem, ou seja, aprenderam a preservar, cuidar e reaproveitar os materiais que poderiam ir para o lixo.
O brinquedo ecológico, nada mais é que o resultado de um trabalho realizado durante todo o ano letivo. Trabalho este que envolveu a todos na luta por uma conscientização ecológica. Pais, funcionários, professores, alunos e a comunidade em geral, se mobilizaram para que este projeto fosse executado com sucesso.
Outdoor dá destaque para verdadeiros sujeitos da ação educativa, cultural e esportiva
O centro da cidade de Planaltino ganhou um novo atrativo na tarde desta última quarta-feira (14/12). Um outdoor colocado em frente à sede provisória da Prefeitura Municipal divulga as principais ações da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizadas no ano de 2011.
São dados destaques para as aquisições de ônibus escolares, mobiliário escolar para todas as escolas, construção da primeira escola de tempo integral do campo, laboratórios de informática, implantação do Projeto Craques da Cidadania, realização de projetos culturais como Palavra de Poeta e Cine Arte, e esportivas como o Campeonato Municipal de Futebol.
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Equipe do Comitê de Mobilização do município de Planaltino
Mobilização Social será norteadora das ações educacionais em 2012
O município de Planaltino, Bahia, realizou hoje (13/12) pela manhã, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Assistência Social, Seminário com representantes da sociedade civil organizada e do poder público local para discutir a Criação do Comitê Local do Compromisso e Mobilização Social pela Educação.
A reunião coordenada pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Pedagogo Renê Silva, que também é Vice-presidente de UNDIME/BA, reuniu o Prefeito Municipal Zeca Braga, Secretário de Saúde Júnior Carvalho, Secretária de Assistência Social Iara Velame, Coordenadora de Atenção Básica da Saúde Luciete da Hora, Diretora Administrativa da Secretaria da Educação e representante da Igreja Católica Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico e Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves, Pastor da Igreja Batista Edmar Gomes, Vereador Rener Oliveira, Representante da Congregação Cristã do Brasil Renilúcia Oliveira, Representante da Igreja Batista Filadelfia Maria Elene, presidenta do Conselho de Alimentação e representante da Igreja Assembléia de Deus Jucélia Bonfim, presidenta do Conselho do FUNDEB Sonilza Nara, Presidente do Conselho Tutelar Juscenildo Almeida, Secretária da Associação de Recital Flor de Mandacaru Geissa Barros, representante do Colégio Estadual Manoel José de Andrade Profa. Ana Lúcia, além de técnicos da Secretaria Municipal de Educação.
Na abertura do Seminário, todos assistiram ao vídeo "O direito de aprender: educação integral e comunitária", desenvolvido com base na publicação "Bairro-Escola passo a passo", uma realização da Associação cidade Escola Aprendiz, em parceria com UNICEF e Ministério da Educação. O vídeo serviu de base para discutir a importância da mobilização e das parcerias na busca da oferta de uma educação de qualidade. Os participantes fizeram comparações com o trabalho que vem sendo desenvolvido em Planaltino, que busca oferecer uma educação integral.
Logo após, o Secretário Renê Silva, pontuou os avanços e desafios da educação brasileira, destacando os reflexos na educação planaltinense. Apresentou as 28 diretrizes do Compromisso Todos pela Educação, com destaque para diretriz 28, que trata da criação do Comitê de Mobilização. Foram discutidas experiências e instrumentos de mobilização, o papel do Comitê, as possibilidades de parcerias e ações para promoção da interação família-escola-comunidade.
O Prefeito Zeca Braga, fez questão de destacar a importância da MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO, como instrumento que ajude a consolidação de políticas intersetorias na gestão, que efetivamente criem uma rede de proteção à criança e ao adolescente. Para o Prefeito, essa é uma oportunidade única de fortalecimento de ações conjuntas que contribuam para melhoria de qualidade de vida das pessoas. "Eu acredito muito nesse trabalho, e enquanto gestor, não medirei esforços para que ele aconteça. Quero acompanhar as ações e ser informado do que for necessário para que eu cobre de cada Secretário empenho na execução destas ações", pontuou Zeca.
Para o Pastor Edmar Gomes, "a família é a principal instituição educadora, e temos que se aproximar cada vez mais dela para garantir esse envolvimento com a educação de seus filhos".
Igrejas, associações, conselheiros e membros da administração municipal assumem compromisso de mobilizar a sociedade pela educação
Muitas foram as idéias de mobilização pontuada na reunião, sendo que a primeira ação será a realização de uma Oficina de Capacitação para todos os membros do Comitê, na primeira semana de janeiro. Nesta oficina, os mobilizadores construirão um Plano Municipal de Mobilização Social pela Educação, que norteará todas as ações educativas no município. Após a oficina, será realizado ainda na primeira quinzena de janeiro de 2012, o lançamento oficial do Plano, e logo no dia seguinte terá início a primeira ação com o Mutirão de Matrícula.
"O Mutirão de Matrícula, já é uma ação forte da Secretaria Municipal de Educação, que desde 2009 realiza sempre no mês de janeiro visita à todas as casas da sede e povoados do município para matricula das crianças da educação infantil, ao idoso que ainda não concluiu seus estudos. Nosso intensão, é além da matrícula, aproveitar essa visitas para falar da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, e também, constituir um questionário socioeconômico que reúna informações importantes sobre a situação da família, que sirvam de base para ações integradas entre Educação, Saúde e Assistência Social", afirma o Secretário de Educação Renê Silva.
Ao final, foi oficialmente constituído o Comitê do Compromisso e Mobilização Social pela Educação de Planaltino, com representantes de todas as instituições e entidades participantes, inclusive o Prefeito Municipal.
domingo, 11 de dezembro de 2011
Secretário de Educação Renê Silva destaca importância do Seminário
Cultura participativa já faz parte da rotina educacional planaltinense
O Município de Planaltino, Estado da Bahia, localizado no Território do Vale do Jiquiriçá, à cerca de 330 km de Salvador, realizou neste último sábado (10/12), Seminário de Avaliação e Boas Práticas com todos os educadores da rede municipal.
O Seminário teve como objetivo avaliar o trabalho realizado pelas equipes gestoras das escolas e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. Os educadores apresentaram a síntese da avaliação realizada pela comunidade escolar. Cada escola reuniu todos os segmentos incluindo representantes do Colegiado Escolar para responder a duas questões: "1. Gostaríamos de contar com a sua colaboração, no sentido de apontar quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar no trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe gestora (direção e coordenação) de sua escola"; e, "2. Quanto as ações e o trabalho de atendimento e acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, quais os aspectos positivos e aqueles que precisam melhorar?"
A mesa de abertura do evento, contou com a participação do Prefeito Municipal Zeca Braga, Secretário de Educação Renê Silva, Diretora Administrativa Graça Sudré, Diretor de Apoio Pedagógico Marcos Paiva, Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves, representando os Diretores Naiara Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) Ariosvaldo Porfírio, Presidenta do Conselho do FUNDEB Sonilza Nara e Presidente do Conselho de Alimentação (CAE) Jucélia Bonfim. O Presidente do CME, Ariosvaldo, fez questão de destacar, que "o município de Planaltino, é um dos raros municípios brasileiros que tem a coragem de realizar um evento de avaliação da gestão educacional, isso mostra o compromisso e a responsabilidade em realizar um trabalho sério".
O Secretário Renê Silva, destacou que "ações como o Seminário de Avaliação, representa na prática o que muitos teóricos defendem sobre gestão democrática, mas que poucos conseguem materializar. Hoje tentam reduzir a discussão em torno da gestão democrática a eleição direta para escolha de diretores, como se isso você a essência. Muito mais que eleições, é preciso efetivar os espaços participativos, pois democracia se faz com participação na elaboração, execução e avaliação dos processos, e não apenas na escolha dos seus representantes. Os princípios de nossa gestão são participação + compromisso = resultados, precisamos prestar contas e apresentar resultados sobre nossas ações".
Prefeito Zeca Braga parabenizou o trabalho que vem sendo realizado pelos educadores
Diretora Administrativa da Secretaria, Graça Sudré, apresenta trabalho realizado em 2011
O Prefeito Zeca Braga parabenizou à todos os educadores pelo trabalho que vem sendo realizado. "Hoje, Planaltino é reconhecido na região, no Estado, e no Brasil pelas ações realizadas na área de educação e cultura. As pessoas estão curiosas para conhecer os projetos pilotos realizados em Planaltino, e isso graças ao trabalho que vocês estão realizando".
Logo após a mesa de abertura, a as Diretorias da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes apresentaram as ações realizadas no ano de 2011, tendo como base os pontos que precisavam melhorar apresentados pelos educadores no Seminário de Avaliação de 2010. Em seguida, foi a vez das Escolas apresentarem a avaliação realizada pela comunidade escolar.
Nas apresentações das escolas, pode-se perceber os avanços alcançados em comparação com a avaliação realizada em 2010. Destaque para a aquisição de mobiliário escolar para todas as escolas, formação continuada realizada nas escolas, garantia de um coordenador pedagógico por escola, garantia de autonomia, atendimento e acompanhamento da Secretaria, atividades artísticas e esportivas do Projeto Craques da Cidadania, primeira escola de tempo integral no campo, projeto de Educaçaõ de Jovens e adultos "É temp de aprender", etc.
Quanto aos desafios, alguns ainda persistem, como a gestão do transporte escolar que não está completamente sob a responsabilidade da Secretaria de Educação, e novos foram apresentados, como a necessidade de ampliar o Projeto Craques da Cidadania para todos as escolas do campo, melhoria de infraestrutura de algumas escolas, entre outras.
Todo material apresentado será utilizado pelas equipes gestoras das escolas e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes para planejamento das ações 2012.
Pela tarde, os participantes puderam compartilhar as Boas Práticas realizadas por cada escola em 2011. Logo no início da tarde, todos foram presenteados com a apresentação do Grupo de Recital de Cordel "Flor de Mandacaru" e da estudante Diná que emocionou à todos com a interpretação da canção "Eu vou seguir" de Marina Elali.
Grupo "Flor de Mandacaru" e estudante Diná (à direita) encantaram os educadores
Escolas contaram com participação de estudantes na apresentação das Boas Práticas
Durante a apresentação de cada escola, muitos foram os momentos de emoção e demonstração de satisfação pelo grande trabalho realizado. Os educadores de cada escola, tiveram a oportunidade de conhecer as ações e atividades realizadas pelos colegas. As escolas utilizaram vídeos, slides e apresentações com participação de estudantes. A Secretaria reunirá todo o material em DVD, e encaminhará para cada escola, para que essa troca de experiência sirva como recurso de planejamento das ações para 2012.
Ao final, muitos professores e diretores fizeram uso da palavra para agradecerem a Secretaria e aos colegas o trabalho realizado em 2011, desejando ainda mais sucesso no próximo ano. Este foi o terceiro Seminário realizado pela Secretaria de Educação. O primeiro foi em dezembro de 2010, para avaliar o trabalho daquele ano. O resultado da avaliação, serviu de base para planejamento dos trabalhos em 2011. Em julho deste ano, a Secretaria realizou o segundo Seminário com objetivo de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas. Com a realização deste terceiro seminário, Planaltino consolida a Avaliação como cultura educacional, e cria um importante momento de socialização das boas práticas das escolas, valorizando todos os esforços empreendidos durante o ano pelas equipes gestoras e educadores.
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756