sábado, 2 de junho de 2012
Claudilson Santos(Secretário de Seabra), Reinaldo Ferreira (Coord. de Alimentação Escolar de Planaltino), Edna Leal (Secretária de Maracás) e Renê Silva (Secretário de Planaltino)
Nos dias 31/05 e 01/06, o Secretário de Educação de Planaltino Prof. Renê Silva e o Coordenador de Alimentação Escola Reinaldo Ferreira, estiveram participando do I Encontro Estadual da Educação Promovido pelo Ministério Público da Bahia.
O evento teve como objetivo o cumprimento de compromisso estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério Público e o Ministério da Educação, para promover a capacitação dos membros do Ministério Público, visando a defesa do Direito à Educação. Apesar de ter como foco promotores de justiça, foi estendido o convite para Dirigentes de Educação e Técnicos de Secretarias.
O encontro discutiu diversas temáticas: A importância da atuação do Ministério Público para Garantir a Qualidade da Educação; Como melhorar o IDEB no Combate ao Analfabetismo; Transporte Escolar; Siope e Fundeb; Valorização Profissional; Alimentação Escolar; O papel do TCE e TCM na Fiscalização dos Recursos; Educação Infantil; Gestão Democrática; Atendimento Educacional Especializado; e, foi apresentando o Programa do Ministério Público e os Objetivos do Milênio.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Ontem, 31 de maio de 2012, A Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou mais uma exibição do Projeto Cine Escola em Parceria com as Escolas Clemente Mariani, Castelo Branco e Cantinho do Saber. Como de costume, os alunos têm demonstrado interesse em participar deste projeto que tem trazido para o seu público alvo (alunos), muita diversão e entretenimento.
A Comissão do referido Projeto tem tido uma preocupação toda especial, para que não seja apenas uma exibição de filmes comum, mas que os nossos alunos possam aprender com estes filmes exibidos. E graças às parcerias estabelecidas entre as escolas, este objetivo tem sido posto em prática, pois anteriormente os professores trabalham em sala de aula a resenha do filme a ser exibido, através de diversas atividades de leitura e escrita. E ontem não foi diferente! Os alunos compareceram em massa para assistir o filme RANGO que conta a história de um camaleão doméstico, que acabou sofrendo um acidente de transporte e ficou abandonado no deserto.
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.
Comunidade de Campinhos participa do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania".
Apresentação do Grupo de Flauta Doce do "Projeto Craques da Cidadania".
Apresentação do Grupo de Violão do "Projeto Craques da Cidadania".
Autoridades participam do lançamento do "Projeto Craques da Cidadania" no Povoado de Campinhos.
Na noite de ontem, 31 de maio de 2012, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, do Município de Planaltino – Bahia, em parceria com o Colégio Municipal Manoel Castor Braga mobilizou os moradores do Povoado de Campinhos: pais, alunos, representantes de associações e líderes religiosos para apresentar o Projeto Craques da Cidadania, que até então, está em pleno funcionamento na sede do Município e em alguns Povoados como Lagedinho com oficinas de (Karatê, Dança, Flauta e Informática), Nova Itaipe com oficinas de (Flauta e Capoeira) e Povoado de Angélica com aulas de (Futebol e percussão). Nesta quinta – feira, foram implantadas em Campinhos oficinas de (Capoeira, Flauta e violão).
Prefeitura de Planaltino entrega para os alunos de Campinhos 42 Flautas e 10 violões.
O objetivo dos Coordenadores do projeto era apresentar para a comunidade do Povoado de Campinhos um pouco das oficinas que vem sendo desenvolvidas no referido projeto, como: Dança, Capoeira, Karatê, Violão, Flauta, entre outros. Após apresentação a comunidade ficou emocionada por ver os alunos do município darem show em suas apresentações. O destaque em Campinhos foia a apresentação da aluna Railda do 3º ano, que toma aula de capoeira com o professor Dário, encantou a todos pelo seu gingado e pela sua perfeita apresentação, jogando Capoeira de igual a igual com o seu Mestre.
Aluna do 3º ano do Povoado de Campinhos é destaque na apresentação de Capoeira.
Apresentação do Grupo de Dança do Projeto Craques da Cidadania e Fanfarra Estudantil Planaltinense (FANEP).
Foi uma noite memorável, onde a comunidade e os alunos presentes receberam 10 violões e 42 flautas. Mais uma ação da prefeitura em parceria com a Sec. de educação que visa efetivar o projeto de escola de tempo integral. Agora já são 406 alunos do meio rural assistidos pelo projeto Craques da Cidadania; parabéns a todos os envolvidos nesta ação, em especial aos professores e alunos do projeto – Ressalta Alcérgio Oliveira (Coordenador do Projeto).
Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer.
Ontem, 31/05/2012 o Diretor de Cultura Edivaldo Gonçalves e a Diretora Administrativa Graça Sudré, participaram, em Itatim-Bahia do XVII Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá e o XVIII Encontro dos Dirigentes de Pontos de Cultura do Vale do Jiquiriçá. O Encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Itatim com a presença de Secretários, Diretores, Dirigentes de Cultura e demais convidados dos municípios que compõe o Educavale. A programação iniciou-se às 08h00min com o credenciamento, acolhida, apresentação e discussão dos pontos de pauta: Palestra sobre "Os Desafios do Programa Mais Educação nos Municípios do Vale do Jiquiriçá"; Momento Educavale: Organização e Cronograma das Próximas Reuniões.
Um dos momentos mais significantes do encontro, foram às experiências exitosas do Programa Mais Educação socializadas pelos Gestores do Colégio Estadual Mary Rabelo e do CEEP Regis Pacheco, da Direc -13 de Jequié. A vice gestora Sinara , do CEEP Regis Pacheco explicou todas as etapas do Mais Educação, ressaltando a importância do Gestor ( peça chave do programa) e toda a comunidade escolar abraçá-lo com entusiasmo, acreditando sobretudo, que é possível fazê-lo acontecer nas extremidades da escola, apesar das dificuldades encontradas, em especial na infraestrutura da maioria dos municípios contemplados. Esclareceu, ainda, que uma vez implantado, as oficinas do Mais Educação não devem funcionar como "bancas", os monitores devem planejar atividades criativas, motivadoras e desafiantes aos alunos para motivá-los a ter presença ativa no programa.
O Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, a autoestima dos alunos oferecendo a possibilidade de educação integral a crianças, adolescentes e jovens, apoiando atividades socioeducativas em horário diferente do turno letivo escolar e promovendo ações de ampliação dos tempos e espaços educativos.
No final da tarde a Presidente do Educavale Maristela Amaral passou alguns informes a respeito do SINAFOR – ferramenta que dá acesso aos planos construídos pelos gestores escolares, através do PDE Interativo; PAR, Fórum de Educação no Campo e sobre o XVIII encontro do Educavale que será no município de Planaltino no dia 14 de Junho do corrente ano.
Fonte: Diretoria de Administração/Diretoria de Cultura.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Professores e estudantes participando das atividades
Estudantes do Segundo Ano realizando leitura de textos
Aconteceu nos dias 16 e 29 de Maio de 2012, no Colégio Municipal Manoel Castor Braga o terceiro módulo do Programa de Formação Educa Planaltino – PROFEP, tendo como tema: "Alfabetização e letramento:Caminhos e descaminhos"
O módulo foi divido em dois blocos, no primeiro, a Coordenadora Pedagógica Juliana Oliveira juntamente com o Diretor Escolar da referida escola, explanaram sobre a importância da Leitura e da escrita, a partir do referencial teórico de Magda Soares e Isabel Solé. Toda a discussão partiu do questionamento do que é Alfabetização e Letramento, esclarecendo e relacionando tais conceitos. Buscando encontrar, nas relações entre esses dois processos, explicações para os caminhos e descaminhos e as possibilidades de intervenção: as estratégias de leitura.
Diversas atividades foram realizadas durante as atividades
O segundo bloco, seguiu-se com a oficina prática, onde os professores em dupla apresentaram uma estratégia de leitura, envolvendo a leitura de uma obra, surgiu: Tapete da história, Sarau Poético, História com fantoche, Karaokê da literatura e Jogral. A partir daí, desenvolveram atividades com os alunos. Foi um momento riquíssimo de aprendizagem para todos ali presentes. Onde os professores com muita seriedade e compromisso demonstraram como podemos trabalhar com a leitura e a escrita com nossos alunos, tornando possíveis aulas mais dinâmicas. Com ações que devem ser renovadas a cada dia e as práticas precisam ser significativas na vida do aluno. Contamos ainda com participação dos alunos que abrilhantaram ainda mais, tornando o nosso III Profep um sucesso.
Fonte: Colégio Municipal Manoel Castor Braga
quarta-feira, 30 de maio de 2012
Recital e Roda de Leitura modificam manhã na Secretaria Municipal de Educação
Estudante Maria Isabeli
Na manhã de hoje (30/05), os servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Lazer, receberam a visita da "Mala Viajante", ação do Projeto de Leitura Brincando com Palavras da Escola Municipal Cantinho do Saber.
Estudantes da turma do Pré II das professoras Joira Moraes, acompanhados pela Diretora Naira Oliveira, quebraram a rotina da Secretaria Municipal de Educação. Reunidos no pátio da Secretaria, os estudantes convidaram todos os funcionários para participarem de um momento de contação de histórias.
Os estudantes recitaram um poema e em seguida formaram a roda de leitura onde a estudante Maria Isabeli contou a história "Cinderela".
Crianças realizam manhã literária na Secretaria de Educação
A "Mala Viajante", como denuncia o próprio nome, é uma mala cheia de livros de literatura infantil, onde periodicamente cada estudantes leva a mala para casa, e junto com a família realiza a leitura das histórias. Após essa leitura em casa com a família, os estudantes de posse da "Mala", visitam órgãos públicos realizando rodas de leitura para os servidores.
Prefeito Zeca Braga
Alunos do karatê do Projeto Craques da Cidadania
Os moradores da Rua Maracás, Alto da Bela Vista, Bairro Manoel José de Andrade e Rua São Roque, tiveram uma noite de terça-feira (29/05) histórica para a comunidade local.
A Prefeitura Municipal de Planaltino, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou reunião na Indústria Cidadã para informar à comunidade da disponibilidade de Transporte Escolar para todos os estudantes da localidade.
O evento contou com a presença de diretores de escolas da sede do município, técnicos da Secretaria, Secretário de Educação Prof. Renê Silva, Presidente da Câmara Amilton Paiva, da média e ex-prefeita Dra. Lícia Macieira e do Prefeito Zeca Braga, além de estudantes, pais, mães e responsáveis.
A abertura foi realizada com apresentação de karatê pelos alunos do Projeto Craques da Cidadania. Logo após, o Secretário de Educação Renê Silva falou da importância desta conquista para a Educação de Planaltino e principalmente para as famílias das localidades contempladas. Em seguida apresentou de forma detalhada como funcionará o atendimento.
Presidente da Câmara Amilton Paiva e Dra. Lícia parabenizam a gestão e a comunidade pelo recebimento de mais um benefício
Também fizeram uso da palavra o presidente da Câmara Amilton Paiva e a Médica Dra. Lícia, que parabenizaram a comunidade pela conquista. Dra. Lícia relembrou toda a atenção que as localidades contempladas tem tido desde a primeira gestão em que ela foi Prefeita, e que agora com Zeca os benefícios continuam chagando.
Secretário Renê Silva apresenta forma de atendimento do Transporte Escolar
Mães e estudantes de posse das carterinhas do Transporte Escolar
Pai satisfeito recebe carteira da filha
O Prefeito Zeca Braga parabenizou a comunidade e falou da sua alegria em poder ofertar para cerca mais 350 estudantes o transporte escolar. Ressaltou a atenção que sua administração vem dando as famílias da Rua Maracás, Bairro Manoel José de Andrade, Alto da Bela Vista e Rua São Roque. "Toda essa atenção começou na gestão de Dra. Lícia, com a construção do Bairro Manoel José Andrade. Nós estamos dando continuidade. Trouxemos o calçamento para o bairro, estamos concluindo a construção de um PSF, está em andamento a construção de uma Creche do PROINFÂNCIA e o calçamento da Rua São Roque. Alguns perguntam porque o prefeito investe tanto nesta região e eu respondo que é porque ficaram por muitos tempo abandonadas pelo poder público", pontuou o Prefeito.
Ao final, a equipe da Secretaria junto as direções das escolas entregaram para os responsáveis por estudantes as carteirinhas de identificação para uso do transporte escolar.
O município de Planaltino participou ontem (29/05), na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), do Encontro Territorial dos Fóruns do Vale do Jiquiriçá. O evento coordenado pelo Comitê Gestor do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá discutiu formas de articular os diferentes movimentos de organização temática que estão acontecendo no Vale.
As experiências dos Fóruns dos Secretários de Educação (EDUCAVALE), Dirigentes de Cultura e de Educação do Campo do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano ganharam destaque nas discussões.
Representaram o município de Planaltino o Prof. Renê Silva (Secretário Municipal de Educação) e as Professoras Jakline Milena (Diretora das Escolas do Campo) e Léia Nascimento (Coordenadora Pedagógica das Escolas do Campo).
Professores-alunos participando da etapa de planejamento do Seminário Temático
Professor Gilberto Leocádio orientando os professores-alunos do curso de pedagogia.
Acontecerá hoje, às 18:30, na Escola Municipal Cantinho do Saber, o I Seminário Temático da turma de formação de professores em pedagogia, realizado no municipio de Planaltino através do PARFOR, em um convênio entre a UNEB e a Prefeitura Municipal de Planaltino.
O Seminário terá como tema Saúde do Trabalhador em Educação, e será ministrado pelos estudantes do polo, sob a orientação do Doutor Gilberto Leocádio (UESB-Jequié). O seminário é aberto a comunidade e faz parte dos trabalhos de conclusão do I semestre letivo.
Estão previstos ainda para esta noite uma eleição para escolha da nova iretoria do Departamento de Educação da UNEB (Campus I), além da avaliação do semestre acadêmico por parte dos professores-alunos e do Professor Articulador do polo de formação de professores.
Fonte: Diretoria Pedagógica
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Estudantes, familiares e comunidade participaram ativamente das atividades
Grupo "Madeira que Cupim não Rói"
A Mobilização Social pela Educação do município de Planaltino, localizadomno Território do Vale do Jiquiriça, Estado da Bahia, realizou no último dia 27 de maio, mais uma ediçãomdo Programa "Domingo de Festa: Craques Itinerante", desta vez no Povoado de Angélica.
O Projeto "Craques Itinerante", é uma ação da Secretaria Municipal de Educação desde 2010, e oferece para os estudantes da rede pública de ensino no turno oposto, acesso a diversas atividades culturais e esportivas (karatê, dança, capoeira, flauta doce, violão, percussão, futebol) dentro de uma perspectiva de educação em tempo integral.
Oficina de Xadrez
Oficina de Beleza
Oficina de Desenho
Apresentação da Oficina de Karatê
Oficina de Contação de Histórias
Apresentação da Oficina de Dança
Apresentação da Oficina de Capoeira
Apresentação da Oficina de Percussão
O Programa "Domingo de Festa: Craques Itinerante" foi pensado como uma ação dentro da Mobilização Social pela Educação, para aproximação e envolvimento da comunidade com as ações que estão sendo desenvolvidas pelas escolas.
Na edição realizada no Povoado de Angélica, o " Domingo de Festa" realizou diversas oficinas que envolveram as atividades do Craques além de oficinas de beleza, desenho e pintura, contação de histórias, e cantigas populares com a participação do Grupo da Terceira Idade "Madeira que Cupim não Rói", coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. As oficinas foram coordenadas por professores do Projeto Craques da Cidadania e contou com a colaboração de coordenadores pedagógicos, diretores, técnicos da Secretaria de Educação e voluntários da comunidade. Ao final, todos se reúnem para assistir a apresentação de tudo que foi produzido nas oficinas.
Cerca de 300 pessoas participaram das diversas atividades, que contou ainda com as psenças do Prefeito Zeca Braga, Presidente da Câmara de Vereadores Amilton Paiva, Vereador Rener Oliveira, Secretária de Assistência Social Iara Velame e do Secretário de Educação e Coordenador da Mobilização Social no município Prof. Renê Silva.
A próxima edição do Programa "Domingo de Festa" será realizada no dia 3 de junho no Povoado de Lagedinho.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Oficinas deixaram claro os as consequências do Bullying
Na noite da última sexta-feira (25/05), professores-estudantes do curso de Pedagogia do Pólo da UNEB de Planaltino, realizaram no Clube Social Planaltinense, a primeira Oficina Temática, sobre o tema "Bullying: não seja responsável por isso!".
O evento orientado pela Professora da disciplina Psicologia Luciana Maria, teve como objetivo favorecer o entendimento do fenômeno Bullying e suas diferentes manifestações bem como suas principais consequências. A Oficina teve como público alvo estudants, pais, educadores e comunidade.
A Oficina transcorreu de forma bem didática e com uma linguagem pedagógica que permitiu a compreensão do público presente. Para isso, os estudantes fizeram a utilização de várias estratégias: paródia, cordel, teatro, dança e apresentação musical.
Prof. Luciana, Profa. Rita Oliveira, Profa. Lenimara e Prof. Renê Silva
Também participaram da Oficina, a Coordenadora do Pólo da UNEB, Profa. Leny Mara Cerqueira, a Coordenadora Geral da Plataforma Freire do Campus I da UNEB, Profa. Rita Oliveira e o Secretário de Educação Prof. Renê Silva.
Ao final do evento, várias pessoas fizeram o uso da palavra paraparabenizar os professores-estudantes pela belíssima apresentação.
Nos dias 25 e 26 de maio, foi realizado no município de Maracás, pela Representação Territorial de Cultura, Encontro de Formação sobre Elaboração de Editais do Fundo de Cultura 2012.
No Encontro foram apresentados os Editais do Fundo de Cultura da Bahia 2012, e realizada oficina com o propósito de esclarecer dúvidas e auxiliar os proponentes no preenchimento dos formulários dos editais.
São 18 milhões de reais para apoiar projetos nas áreas de Economia Criativa, Projetos Estratégicos em Cultura, Formação e Qualificação, Culturas Digitais, Territórios Culturais, Culturas Populares, Publicação de Livros, Literatura, Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Teatro, Música, dentre outras.
O Encontro foi organizado pelo Diretor de Cultura de Maracás Edmar Vieira, e mediado pelo Representante Territorial de Cultura Plutarco Drumond.
Estudantes assistem ao filme "O livro de Eli"
O Cine Escola, projeto de exibição de filmes em parcerias com escolas da rede pública de ensino, recebe na noite da última quinta-feira, estudantes da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva.
Os estudantes assistiram ao filme "O livro de Eli". Inicialmente, o filme chama a atenção não pelo argumento, mas pelo visual, e retrata a jornada de Eli, que em um futuro pós-apocalíptico, caminha por terras desoladas dos Estados Unidos com uma missão, chegar no Oeste do país. Seguindo a rotina de andarilhos solitários, Eli encontra uma cidade dominada por um cidadão com amibições expancionistas, que está com a idéia fixa de que para expandir seu domínio territorial vai precisar obter um livro que é dado como inexistente. Porém, por coincidência do destino, Eli tem uma cópia do mesmo.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
TEMA: Alfabetização e Letramento: a leitura de mundo precede a leitura da palavra
As Escolas do Campo finalizaram no dia 23 de maio o III Módulo do PROFEP (Programa de Formação Educa Planaltino), tendo como tema: Alfabetização e Letramento: a leitura de mundo precede a leitura da palavra, que foi direcionado por Léia Nascimento, Naíla Lima (Coordenadoras Pedagógicas) e Jakline Milena (Diretora das Escolas do Campo).
O primeiro momento do módulo III foi realizado no dia 16 de maio, no Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, onde houve a discussão sobre o referido tema.
O encontro deu início com o vídeo Alfabetização e Letramento, logo em seguida a apresentação do slide voltado para o tema, tendo como base de estudo Paulo Freire e Magda Soares e finalizamos o encontro com leitura e discussão do texto "Alfabetização e Letramento: caminhos e descaminhos" (Magda Soares), momento este que percebemos uma total participação das educadoras presentes, em querer compreender a distinção entre alfabetização e letramento e ao mesmo tempo este união.
No segundo momento do módulo que foi no dia 23 de maio sob direção das Coordenadoras Pedagógicas foi apresentado o vídeo "O que letramento?" com o texto de Kate M. Chong, uma estudante norte-americana. Neste vídeo a estudante fala de forma clara que "letramento não é alfabetização, mas é prazer, é lazer, é informar-se através da leitura, é usar a leitura para seguir instruções, é ler histórias que nos levam a lugares desconhecidos, é usar a escrita para se orientar no mundo, é descobrir-se a si mesmo pela leitura e pela escrita".
Coordenadora Pedagógica Naíla Lima
Logo após foram convidadas a participarem da dinâmica "Tempestade de ideias" conceituando então ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO. Dinâmica esta que fez as educadoras presentes repensar o que se tinha estudado e então organizar, sistematizar e discutir os conceitos apresentados.
Por fim, as nossas educadoras compartilharam de forma dinâmica e criativa, as experiências vividas em sala de aula a partir do fora proposto no encontro anterior. Apresentaram as atividades realizadas durante a semana no qual tinha como critério, serem atividades de alfabetização e letramento e que motivassem a participação do educando neste processo.
As educadoras tiveram como base sugestões de estratégias apresentadas pelas Coordenadoras, o projeto anual de leitura (Ler é Legal) e o projeto (Alfabetizar letrando). "São iniciativas que estão servindo como uma "injeção de ânimo" para as nossas educadoras do campo e o resultado tem sido muito prazeroso, que são os frutos que estamos colhendo (alunos empenhados na leitura, produzindo poemas, bilhetes, cartas, desenhos representativos, etc..)", diz a Coordenadora Naíla Lima.
"Sentimos então como é bom compartilhar experiências vividas e expectativas de melhores ações que só venham a contribuir para que a educação escolar possa ser sempre de qualidade e esteja respaldada por posturas docentes comprometidas com a formação humana!" diz a Coordenadora Pedagógica Léia Nascimento.
E neste mesmo ânimo, sempre querendo mais para a nossa Educação do Campo... partimos agora para os preparativos do IV PROFEP - Inclusão do Currículo de História da Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, teremos muito mais coisas interessantes para os nossos educadores e educandos.
Diretoria das Escolas do Campo
Oficina de Violão
Oficina de Dança
As oficinas de violão e dança do Projeto Craques da Cidadania estão movimentando as tardes de terça e quinta-feira na sede do município.
Na tarde de ontem (24/05), o Secretário de Educação Prof. Renê Silva, esteve visitando os espaços onde acontecem as oficinas. Sob a coordenação da Profa. Juci, as aulas de dança estão acontecendo no Espaço Jovem da Indústria Cidadã. As oficinas de violão acontecem no Espaço Jovem da Secretaria Municipal de Assistência Social com o Prof. Almeidinha.
As oficinas fazem parte das atividades de contraturno do Projeto Craques da Cidadania, que tem como um dos objetivos contribuir para o desenvolvimento psicomotor e social dos estudantes da rede municipal de ensino.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Construção da quadra de Campinhos
Construção da Creche do Proinfância
Na tarde de ontem (24/05), o Secretário de Educação Renê Silva, esteve visitando as obras de construção da quadra poliesportiva no Povoado de Campinhos, e a construção da Creche do Proinfância no Bairro Manoel José de Andrade.
A obra do Proinfância está em estado bem avançado e a previsão é que seja concluída em dezembro deste ano. Já a construção da quadra em Campinhos, deve ficar pronta para ser inaugurada em junho. Além de Campinhos, o Povoado de Angélica ganhará uma quadra poliesportiva.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Equipe do Colégio recebe instrumentos
Estudantes do Colégio Manoel Castor Braga, localizado no Povoado de Campinhos, terão aulas de flauta doce e violão. As aulas fazem parte do Projeto Craques da Cidadania, que já atua no Povoado com Capoeira.
No início da tarde de hoje (23/05), o Secretário de Educação e o Coordenador de Alimentação Escolar estivem no Colégio para entregar os violões do Projeto.
Estudantes na aula de percussão com o Prof. Jack
Karatê com o Prof. Vando
Na manhã de hoje (23/05), o Secretário de Educação Prof. Renê Silva visitou aulas do Projeto Craques da Cidadania. A primeira visita foi no Espaço Jovem da Industria Cidadã, onde estava acontecendo aulas de Karatê com o Prof. Vando.
Logo em seguida, o Secretário seguiu para o Espaço Jovem do Clube Social Planaltinense, onde esteve com estudantes e o Prof. Jack, na aula de percussão.
A Professora Ana Lúcia colocou todos os professores para se movimentarem
Esta acontecendo desde o mês de março do ano em curso os encontros do Programa de Formação de Professores Educa Planaltino (PROFEP) nas escolas da rede municipal de ensino.
Ontem (22/05), os educadores da Brinquedoteca Cantinho Feliz, participaram do 3º Encontro de Formação, onde discutiram a temática "A criança em movimento". O Encontro foi mediado pela Professora Ana Lúcia Oliveira, Diretora da Unidade de Ensino.
Professores discutem "Cidadania"
Os professores do Projeto Craques da Cidadania participaram na noite de ontem (22/05), na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Educação, de mais um encontro de Formação Continuada.
Mediados pelo Prof. Alcérgio Oliveira, um dos coordenadores do Projeto, os professores refletiram sobre sua prática e discutiram o conceito base do Projeto, "Cidadania".
Estudantes de Lagedinho realizam atividade de desenho de figuras geométrica
Professora Elisângela (Nova Itaípe), tempo organizado para atendimento individualizado
Estudantes de Nova Itaípe usam a criatividade para escrever versos
Hora do almoço na Escola Maria Rosa de Almeida
Na última segunda-feira (21/05), o Secretário de Educação Prof. Renê Silva, visitou as Escolas da Educação do Campo do Distrito de Nova Itaípe, Povoados do Caboclo, Santo André e Lagedinho.
Na Escola Municipal Clemente Mariani, Distrito de Nova Itaípe, o Secretário participou da aula da Profa. Elisângela, que estava trabalhando com os estudantes criação de poemas. "Os estudantes estavam extremamente envolvidos com a atividade. Me chamou a atenção, a organização didática da professora, que enquanto alguns produziam autonomamente, ela atendia individualmente com auxilio do alfabeto móvel os alunos que estão em processo de alfabetização", pontua o Secretário.
Na Fazenda Caboclo, Escola Municipal Fernando Presídio, o Secretário participou do momento de intervalo. Em Santo André, observou os estudantes da Professora Eliete, na Escola Municipal Leonor Araújo.
Na Escola de Tempo Integral Maria Rosa de Almeida, Povoado de Lagedinho, o Prof. Renê Silva acompanhou as aulas das professoras Joelma, Edilene e Elizane. "Fiquei muito contente em ver os estudantes da Professora Edilene realizando a leitura dos poemas criados por eles", conclui o Secretário Renê. O Secretário aproveitou para almoçar juntos com tod
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756