quarta-feira, 28 de setembro de 2011
VICE-PRESIDENTE DA UNDIME/BA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA, E PROCURA AÇÕES PARA FORTALECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES TERRITORIAIS
 Prof. Renê Silva, Prof. Penildon Filho, Prof. Marcelo Alfaro e Prof. Coriolano Moraes
     Profa. Loide, Profa. Linda Goulart, Prof. Coriolano Moraes e Prof. Renê Silva
O Secretário de Educação do Município de   Planaltino, Prof. Renê Silva, Vice-Presidente da UNDIME/BA, acompanhado   dos Secretários de Vitória da Conquista Prof. Coriolano Moraes   (Educação) e Penildon Filho (Comunicação), cumpriram agenda extensa em   Brasília no último dia 26.
Pela manhã, participaram de   reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com Marcelo   Pérez Alfaro, especialista Sênior em Educação, da Divisão de Educação do   BID. Na pauta, discussão de realização de Seminário Internacional de   Práticas Pedagógicas de Educação Infantil na Bahia. O encontro foi   articulado pela Prof. Penildon Filho, que quando Diretor Geral do   Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou diálogo com o BID para   realização do Seminário. A discussão retorna agora, em articulação com a   UNDIME/BA, através dos Professores Renê Silva e Coriolano Moraes.
Ficou   agendado para o próximo dia 11, na cidade de Salvador, reunião com o   Diretor da Divisão de Educação do BID, para acertar detalhes do evento.   Marcelo aproveitou para apresentar as possibilidades de parceria dos   municípios com o BID. O secretário de Educação de Vitória da Conquista,   Coriolano, aproveitou para apresentar o trabalho que está sendo   realizado na área educacional do município. O Professor Renê, também   apresentou os projetos pilotos "Craques da Cidadania", "Escola de Tempo   Integral", e o vídeo do Projeto "É tempo de aprender", ambos do   município de Planaltino.
Pela tarde, os   educadores participaram no Ministério da Educação, de Audiência com a   Profa. Linda Goulart, Assessora Especial do Ministro da Educação,   responsável pelo Programa de Mobilização Social Todos pela Educação. Foi   agenda capacitação para o Pólo da UNDIME/BA de Vitória da Conquista,   que reúne 17 municípios. Também serão realizadas as oficinas de   capacitação em mais três Pólos.
Logo após,   os Professores Renê Silva e Coriolano Moraes, participaram de reunião no   Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Prof. Marta   de Jesus Xavier (COACO/CGAME/DIRAE/FNDE), onde discutiram a realização   de capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com os   municípios do Vale do Jiquiriçá. A capacitação está prevista para   primeira semana de novembro. O Prof. Renê, aproveitou para solicitar a   capacitação para outros Pólos da UNDIME/BA.
     Professores Penildon, Coriolano e Renê, após um dia de muito trabalho
"As audiências foram muito importantes para   articulação de ações conjuntas entre BID, MEC, FNDE e municípios   baianos. Desta forma, buscando estreitar parcerias, esperamos contribuir   para implementação de políticas públicas que contribuam para melhoria   da qualidade da educação municipal. A realização de encontros e   capacitações nos territórios, sem precisar os municípios se deslocarem   para Salvador para terem acesso a informações, é extremamente importante   para fortalecimento da articulação regional. Estamos procurando   enquanto UNDIME, estimular o fortalecimento destas articulações   territoriais", conclui o Secretário Renê Silva. 
    CRIANÇAS DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ COMEMORAM A CHEGADA DA PRIMAVERA
 Estudante participando do desfile em homenagem a primavera
A Brinquedoteca Cantinho Feliz,   que atende crianças na modalidade creche em tempo integral, comemorou a   chegada da primavera com um desfile em grande estilo.
Crianças do grupo 2 trajadas a caráter para a festa em homenagem a primavera
Professores e funcionários   prepararam um ambiente acolhedor para a realização da atividade que   envolveu crianças de diferentes turmas, (do grupo 1 ao grupo 3). As   crianças fizeram uma homenagem a nova estação com um desfile colorido,   envolvendo meninos e meninas. 
Por fim, todos tiveram um lanche   diferente, com um bolo decorado ao melhor estilo primavera, com um bolo   em formato de flor. Seja bem vinda promavera!
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico
    COLÉGIO ISAURA COUTO PARTICIPA DO INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS ALUNOS DA EJA DO CMICS COM OS ALUNOS DO COLEGIO NORMAL DE MARACÁS
Coordenador Pedagógico Ariosvaldo, Vice-diretora Manuela e Agente Administrativo Mangelita
Acompanhados   da Vice-diretora, Manuela Dias, o coordenador pedagógico, Prof.   Ariosvaldo e a Assistente Administrativa, Mangelita, os estudantes   saíram de Planaltino as 19:00 horas. Ao chegar a Maracás se dirigiram   diretamente ao Colégio, onde foram bem recepcionados pelos organizadores   do evento.  O 1º Primavera Fest teve como atividades: Apresentação de   coral, músicos de hip hop, desfile de moda e festa dance. Muito   importante para a elevação da auto-estima de muitas pessoas que estudam   na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que não têm a   oportunidade na sociedade. Deu para perceber o quanto eles estavam   felizes e realizados. 
Este   projeto que ora se realiza em Maracás tende a ser implantado com as   turmas da EJA do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, dada a   relevância deste para a nossa clientela. 
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva 
    PROJETO PILOTO "HORTA ESCOLAR" INCREMENTA A ALIMENTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ
 Refeição incrementada com verduras e hortaliças do Projeto "Horta Escolar"
Três dias na   semana, a refeição das crianças é incrementada com uma salada verde,   cultivada de forma 100% orgânica. O objetivo é, além de oferecer uma   alimentação nutritiva,  ensinar as crianças a terem bons habitos   alimentares, uma vez que comumente as crianças tem resistência a comerem   verduras e hortaliças.
Conforme   relatos da equipe de cozinha da Brinquedoteca, no início as crianças   deixavam a salada no cantinho do prato, contudo, após trabalhos   educativos junto as crianças, o índice de rejeição caiu   consideravelmente.
Preparo da salada verde na Brinquedoteca Cantinho Feliz
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico
    terça-feira, 27 de setembro de 2011
EDUCADORES E TÉCNICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ESTUDOS DO DIAGNÓSTICO DO PAR
 Momento de discussões em torno dos indicadores do Plano de Ações Articuladas - PAR
 Professora Cremilda, técnica do PROAM, com a equipe responsável pelo monitoramento do PAR
Aconteceu nos dias 26 e 27 de   setembro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, a   visita da técnica do Programa de Apoio a Educação Municipal (PROAM), da   Secretaria de Educação do Estado, a professora Cremilda, para a   realização do monitoramento do diagnóstico do Plano de Ações Articuladas   - PAR, instrumento do SIMEC (Sistema Informatizado do Ministério da   Educação) que é responsável pelo planejamento de demandas nas áreas de   assitência técnica e recursos estruturais e financeiros das secretarias   municipais (e estaduais) de educação.
O   encontro contou com a presença de professores, gestores escolares e   técnicos da Secretaria Municipal de Educação que, durante os 2 dias de   encontro, realizaram estudos em torno dos indicadores pontuados pelo PAR   (nas áreas de Gestão Educacional, Formação de Professores e de   Profissionais de Serviço de Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e   Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos - em um total   de 82 indicadores), com o objetivo de discutir as ações que servirão de   informações ao SIMEC. 
Estão previstas outras ações de monitoramento do PAR ao longo do mês de outubro.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico
SAUDADES DE RUTNEI ARAÚJO
Ontem, dia 26 de setembro, fez um ano do falecimento do professor Rutnei Araújo, ilustre educador que dedicou sua vida ao desenvolvimento cultural e pedagógico do município de Planaltino.
    Rutnei, além de professor, era   uma agitador cultural, sendo escritor de belas poesias, tendo como fonte   de inspiração o Distrito de Nova Itaípe, lugar onde viveu e trabalhou. 
A Secretaria Municipal de Educação lembra do bom amigo e parceiro com saudades.
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico 
    COLÉGIO DE ITAÍPE PROMOVE AULA DE CAMPO COM SEUS ALUNOS EM MARACÁS
No   dia 24 de setembro o Colégio de Itaípe promoveu uma aula de campo com   seus alunos no município de Maracá. A aula contou com a valorosa   contribuição de Daniel Pantaleão e Marcelo (Grupo Concris) – ambos   fazendo o papel de Guias turísticos. Além disso, a ida sofreu o poderoso   intermédio de Edmar Vieira que articulou o momento em Maracás.
Lá   os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer pontos que contam um   pouco da história do município como a Nascente do Rio Jiquiriçá, a   Cooperativa de Flores e a Feira Livre. Com as valorosas contribuições de   Daniel e Marcelo, o grupo de estudantes e professores puderam levantar   questões para as produções posteriores.
É interessante registrar que o memento contou com a companhia de Graça Sudré (Coordenadora Administrativa da SEMECE), que disse:
    - Esse é um momento muito importante para os estudantes do Colégio de Itaípe.
    Fonte: Coordenação Pedagógica
      GINCANA AGITA O COLÉGIO DE ITAÍPE
Equipe Verde - Campeã
No dia 21 de setembro o Colégio   de Itaipe realizou A Gincana Interativa. O evento contou com o   envolvimento de professores e alunos. Inicialmente foram divididas três   equipes – verde, branca e azul -, composta por alunos de diversas turmas   e três professores foram escolhidos para dar apoio e orientar os   estudantes durantes as provas.
Equipe Branca - vice-campeã
Equipe Azul - Terceira colocada 
Foram realizadas diversas   provas como Enigma, Teste de Conhecimentos Gerais, Ultimo Passageiro,   Soletrando, Briga de Galo, Matemática com Garrafas, Advinhas, etc. No   fim, a Equipe Verde foi a Campeã, em segundo a Equipe Branca e terceiro a   Equipe Azul.
- Foi emocionante   ver como os estudantes se entusiasmaram e se empenharam em realizar as   provas (comenta o professor David Tone - História).
Fonte: Coordenação Pedagógica
    segunda-feira, 26 de setembro de 2011
TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE
  Foi   realizado no dia 21/09/2011 na Escola Municipal Cantinho do Saber ás 19   horas, o IV PROFEP (Programa de Formação Continuada Educa Planaltino)   que trouxe dessa vez como tema a Interdisciplinaridade que se trata de   um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de   construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das   ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a   interdisciplinaridade se faz presente.Diante disso, a   interdisciplinaridade pressupõe uma atitude de abertura, não   preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante, onde o   conhecimento individual anula-se frente ao saber universal e pressupõe   também uma atitude coerente, sendo que é na opinião crítica do outro que   se fundamenta a opinião particular, supondo uma postura única, engajada   e comprometida frente aos fatos da realidade educacional e o curso foi   dividido em dois momentos. O primeiro momento foi voltado para a   dinâmica de grupo e discussões teóricas que abordaram o tema, através de   leituras compartilhadas, apresentação de slides e outros. O segundo   momento foi reservado para a apresentação de trabalhos dos professores,   em cada aula realizada e tema discutido são passados trabalhos "para   casa" que são apresentados pelos cursistas nas aulas seguintes. 
    Os trabalhos apresentados neste IV PROFEP   foi à apresentação dos livros distribuídos para leitura no PROFEP   anterior (livros voltados para a educação, tais como: Metodologia da   Alfabetização, entre outros). Estes trabalhos são importantes para o bom   desenvolvimento do curso, ou seja, é o momento em que os professores   têm a oportunidade de pesquisar, planejar, tirar dúvidas e o mais   importante relatar para os outros colegas a sua experiência enquanto   professor pesquisador. O docente que consegue associar o trabalho de   pesquisa a seu fazer pedagógico, torna-se um professor pesquisador de   sua própria prática ou das práticas pedagógicas com as quais convive,   segundo Bortoni (2008, p.32-33), desta forma o professor estará no   caminho de aperfeiçoar-se profissionalmente, desenvolvendo uma melhor   compreensão de suas ações como mediador de conhecimentos e de seu   processo interacional com os educandos. A equipe da Escola Municipal   Cantinho do Saber agradece a todos pela realização de mais um curso.
IV - PROFEP NO ISAURA COUTO
Tema " A matemática Informal e o lúdico"
    Foi realizado nessa última terça-feira dia 20/09/2011, o IV Profep do CMICS,   contando com a participação dos professores, coordenadores, direção e o   Secretário da Educação Renê Silva. Essa formação de professores foi   ministrada pelos professores de Matemática da nossa instituição, profº   Luciano Bastos e Ivanete Rocha. Eles fizeram uma brilhante participação,   com a discussão de como ensinar matemática de forma prazerosa. Ensinar   matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular nos estudantes o   pensamento independente, a criatividade no momento da resolução de   problemas.
  
    Como   educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação   para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a concentração, já que   essa disciplina requer para muitos um desempenho maior.
O   curso foi baseado em experimentos( jogos e brincadeiras) matemáticos,   onde os docentes puderam vivenciar algumas sensações dos alunos ao   aprenderem matemática dentro de um pensamento lúdico. 
      
Ao término das apresentações, os ministrantes agradeceram a presença e participação de todos.Mais um Profep realizado com êxito. Parabéns professores!!
      
  
    Fonte: Coordenação Pedagógica do CEMICS
I - FEIRA DE CULTURAS REGIONAIS
 "I Feira de Culturas Regionais"
    Aconteceu também nessa última terça-feira dia 20/09/2011 a realização do Projeto "I Feira de Culturas Regionais",   tendo como organizadora a Profª Lucieide Bastos, com a participação das   turmas da 6ª série do Colégio. Um trabalho bastante rico, valorizando a   agricultura regional. O trabalho foi apresentado através de vários   stands montados com diversos produtos agrícolas, mais especificamente, o   café, a mandioca, melancia, milho, e o eucalipto.
Esse   projeto objetivou conhecer melhor as culturas da região e a importância   para vida de todos, já que a agricultura é historicamente uma das bases   da economia do país.
  
Fonte: Coordenação Pedagógica CMICS
    Fonte: Coordenação Pedagógica CMICS
PALESTRA SOBRE DIREITOS E DEVERES NA ESCOLA.
 Coordenadora Aline Santana palestra para alunos do Isaura Couto.
    Foi realizado no Colégio Isaura Couto da Silva, uma palestra sobre Direitos e Deveres na escola,   ministrada pela coordenadora pedagógica Alline Santana. A palestra foi   destinada para todos os alunos da escola, divididas por série, com o   pensamento de que a escola precisa, criar condições para os estudantes   conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores,   idéias, costumes e papéis sociais, tivemos como objetivo principal,   discutir questões fundamentais, que busca a conservação do ambiente   saudável e de respeito dentro da escola.
  A   palestra foi apresentada por meio de slides no clima bastante   descontraído. No primeiro momento foi apresentado o Regimento escolar,   este que esclarece o que compete ou não os estudantes, o seu papel na   escola enquanto aluno e o papel da escola como instituição formadora.   Segundo momento foi falado sobre o Bullying, este que mais cresce no   interior das escolas, este que não pode ser considerado "briguinhas de   crianças", a escola não pode estar omissa para as ações ocorridas em seu   espaço, já que sabemos que é de sua total responsabilidade tomar   providências no combate ao bullying escolar.
  Por   fim, foi discutido sobre a valorização do livro didático e do material   escolar, assim como a importância de trazê-lo para as aulas. Após as   considerações finais a discussão foi aberta para a interação do grupo.
  Esse   momento oportunizou aos estudantes estarem refletindo sobre posturas   muitas vezes inadequadas dentro e fora da escola, levando-os a entender   que a escola é um lócus de divergências e diferenças que precisam ser respeitadas.
    Mudar ás vezes é preciso.  
                                                     " Um país se faz com homens e livros" .
                                                                   Monteiro Lobato 
     Coordenação Pedagógica do CMICS
        domingo, 25 de setembro de 2011
RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES BENEFICIAM 115 MUNICÍPIOS, PLANALTINO É UM DELES
Imagens ilustrativas do Modelo à ser construído
    Sex, 23 de setembro de 2011   
ASCOM-FNDE (Brasília) –    Cento e quinze municípios de 23 estados receberam recursos do governo    federal, nesta semana, para a construção de unidades de educação    infantil, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do    Crescimento (PAC 2). No total, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da    Educação (FNDE) transferiu R$ 21,8 milhões para o início das obras.
Os repasses fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que presta assistência financeira aos municípios para a construção de creches e a aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades de educação infantil.
A Paraíba foi o estado com mais municípios contemplados: 18 prefeituras receberam R$ 2,9 milhões. Em seguida, vem Bahia (14 municípios e R$ 2,6 milhões) e Pernambuco (nove municípios e R$ 1,7 milhão).
Projetos – Responsável por analisar os pleitos dos municípios e repassar os recursos do governo federal, o FNDE disponibiliza dois projetos de escolas de educação infantil.
O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. O tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.
O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia.
Veja a lista de municípios contempladosOs repasses fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que presta assistência financeira aos municípios para a construção de creches e a aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades de educação infantil.
A Paraíba foi o estado com mais municípios contemplados: 18 prefeituras receberam R$ 2,9 milhões. Em seguida, vem Bahia (14 municípios e R$ 2,6 milhões) e Pernambuco (nove municípios e R$ 1,7 milhão).
Projetos – Responsável por analisar os pleitos dos municípios e repassar os recursos do governo federal, o FNDE disponibiliza dois projetos de escolas de educação infantil.
O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. O tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.
O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia.
PLANALTINO ENTRE OS 14 MUNICÍPIOS BAIANOS BENEFICIADOS
O município de Planaltino está entre os 14 municípios baianos benefíciados. Foi depositado o valor de R$ 124.000,00, correspondente a cerce de 20% da obra. A Prefeitura já está providenciando a licitação, e dentre de poucos dias será dada a ordem de serviço.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
SECRETARIA REALIZA 1º ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO DO PAR 2011-2014
Educadores discutem diagnóstico da Educação para elaboração do PAR
A Secretaria Municipal de Educação, reuniu   ontem (22/09), Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Diretores   e Técnicos da SEMECE, membros da Equipe Local do PAR, para juntos,   iniciarem o prrocesso de elaboração do Plano de Ações Articuladas   2011-2014.
Neste primeiro Encontro, os   educadores discutiram a importância de elaboração do PAR tendo como base   o cumprimento das 28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos   Pela Educação. Foi apresentada pelo Secretário de Educação, Prof. Renê   Silva, a metodologia e orientações para elaboração do diagnóstico do   PAR.
    Em grupos, Educadores pontuam indicadores educacionais para qualificar diagnóstico
Divididos em grupos, tendo como base as 4   dimensões (Gestão Educacional, Formação, Práticas Pedagógicas e   Infraestrutura Escolar), os participantes discutiram os 82 indicadores   atribuindo pontuações que classificaram a situação de cada um no   município.
Também ficou definida a   reformulação do Comitê Local Compromisso Todos pela Educação, que tem a   responsabilidade de acompanhar a execução e implementação do PAR, e   também de mobilizar a sociedade para participar da escola. Para isso, a   Equipe Local do PAR realizará um seminário onde serão convidados   representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e da   administração municipal, para que sejam escolhidos os membros que   comporão o Comitê.
Nos dias 26 e 27, o   município estará recebendo a visita técnica de Assessoramento para   Elaboração do PAR, do Programa de Apoio a Educação Municipal (PROAM),   que se reunirá com a Equipe Local para orientar sobre a segunda etapa de   elaboração do PAR.
    A GESTÃO PLANALTINO LUGAR DE VIVER É PARABENIZADA PELA INICIATIVA DO PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA
 Leia o comentário abaixo, que recebemos por e-mail no dia 21/09/2011.
    | Alcérgio Couto - Coordenador do Projeto Craques da Cidadania. | 
Brasília, 21.09.2011    - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do   Programa  Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), agradece aos   dirigentes do  município de Planaltino, na Bahia, pelo apoio ao "Projeto   Craques da  Cidadania". A iniciativa, além de estimular os alunos do   município a  praticar esportes tem levado cidadania à esta comunidade. 
Parabenizamos,    ainda, os componentes da fanfarra estudantil pela participação na    comemoração do primeiro aniversário da agremiação, no dia 18. Sabemos    que o envolvimento dos alunos neste evento é resultado da mudança de    comportamento adquirida com o envolvimento com o esporte e a música, o    que tem gerado não só a inclusão social dos participantes, mas também a    satisfação das famílias que têm seus filhos envolvidos no projeto.   
    Enfim,    parabenizamos os alunos pela conquista e, em especial, o secretário de    Educação do município de Planaltino, Renê Silva e o prefeito Zeca   Braga  pela dedicação.
Albaneide Maria Lima Peixinho
  Coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
    quinta-feira, 22 de setembro de 2011
PRESIDENTE DA MERCOVALE DEFENDE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDOESTE DA BAHIA COM CAMPUS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ
Prefeitos iniciam luta para criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia
O prefeito de Planaltino, Zeca Braga, presidente   da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE-, esteve   acompanhando o Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes,  no   início da tarde da última quarta-feira, 21, onde tiveram com o ministro   da Educação, Fernando Haddad, para solicitar a criação da Universidade   Federal do Sudoeste da Bahia. A audiência foi articulada pelo deputado   federal Emiliano José e também contou com  o prefeito de Brumado,   Eduardo Vasconcelos; prefeito de Barra do Choça  e presidente da   Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, Oberdan Rocha;   prefeita de Mortugaba e presidente da Associação dos Municípios das   Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião, Rita de Cássia Cerqueira;    prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, e prefeito de Santa Maria   da Vitória, padre Amaro Santana. Também estavam presentes os deputados   federais Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Amauri Teixeira e o deputado   estadual Marcelino Galo.
Ao justificar a   necessidade de criação da Universidade Federal do Sudoeste para o   ministro, o prefeito Guilherme destacou que estava acompanhado de   prefeitos que representam mais de 60 municípios cuja população seria   diretamente beneficiada. Os prefeitos presentes na audiência destacaram a   liderança do prefeito Guilherme Menezes no processo de consolidação da   proposta de criação de uma universidade federal que beneficiará uma   vasta região.
O Prefeito Zeca Braga, defende   a criação de um campus da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia no   Vale do Jiquiriçá, contribuindo assim para atender a grande demanda de   estudantes que concluem o Ensino Médio e acabam tendo que se deslocar   para outras regiões em busca de uma oportunidade de cursar o nível   superior.
O ministro da Educação, Fernando   Haddad, afirmou que os Governos Lula e Dilma vêm investindo maciçamente   na expansão do ensino superior, já tendo sido criados, desde 2003, 126   campi federais e 214 institutos federais em 340 cidades brasileiras.   Sobre as demandas levadas pelo deputado Emiliano José e pelos prefeitos   baianos, o ministro afirmou que solicitará aos técnicos do MEC visitas à   região para construção de pareceres sobre o assunto.
    CAMPINHOS: A PRODUÇÃO DE JOGOS COMO FONTE DE APRENDIZAGEM
Nos   dias 12 a 19 de setembro de 2011, a professora de Arte, das Escolas   Reunidas Manoel Castor Braga do povoado de Campinhos, município de   Planaltino, Maria Viana, desenvolveu em suas aulas, em conjunto com os   alunos de todas as turmas do Fundamental II,  a confecção de Jogos com material de sucata.
    A   atividade foi conduzida com muita alegria e teve a participação de 100%   dos alunos na confecção dos jogos. Foi produzido: Jogo de baralho,   Dama, Vai e vem, Dominó, Pega vareta, Futebol de botão e Boliche.   Partindo da pesquisa do jogos, na internet e em livros, procurando   conhecer sua origem, como jogar e sua importância.   Após   a pesquisa, chegou o momento da confecção. Seguido da exposição de todo   o material produzido, sendo apresentando pelos alunos.
    Este   trabalho teve como finalidade desenvolver habilidades práticas na sala   de aula dando oportunidade de estarem incluídos e podendo lapidar suas   técnicas, fazendo da escola um local também de lazer, onde os jogos   produzidos ficaram nas escolas, sendo mais um material de recreação para   nossos alunos.
Fonte: Coordenação Pedagógica e Professora de Arte das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756
  


















