Acesse: www.educaplanaltino.blogspot.com
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Reunidas Manoel Castor realiza mais um módulo do PROFEP "Potencializando a prática pedagógica: material midiático como instrumento de aprendizagem"
          Na  noite da ultima quinta feira, 18 de julho aconteceu no laboratório de  informática do Telecentro do povoado de Campinhos, município de  Planaltino o Programa de Formação de Professores (PROFEP) tendo o  encerramento do Módulo "Potencializando a prática pedagógica: material  midiático como instrumento de aprendizagem",  tendo como ministrante o Orientador Educacional do Ensino de Informática da Secretaria Municipal de Educação Ismael Medeiros 
             Tendo em vista a importância da tecnologia como recurso  presente no dia-a-dia da escola e que a cada momento tem evoluído de  forma rápida. Dessa forma, questionamos, como a escola tem assimilado  essa evolução tecnológica? Partindo desse pressuposto, vimos a  necessidade de ter um módulo do PROFEP trazendo essa discussão.     
            Preparar  nossos professores para o uso do computador como ferramenta importante  na construção do conhecimento do aluno. Sendo que essa preparação traz  benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos  substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma  aprendizagem significativa. Uma vez que podemos contar com o laboratório  de informática na própria escola, o Telecentro. É  importante  lembrar que o professores não perdem a sua função na vida do aluno, se  souber é claro ser um bom mediador do conhecimento. Tornando o ensino  mais atrativo e interessante para o aluno.        
              Primeiro bloco do módulo
  Oficina: "Como trabalhar os recursos tecnológicos em sala de aula"
             O módulo foi dividido em dois blocos de 4 horas cada, o primeiro, aconteceu com a oficina "Como trabalhar os recursos tecnológicos em sala de aula", destacando o audiovisual os vídeos,  a  internet, os jogos e etc. Assim, entendendo os recursos tecnológicos  como ferramentas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes.
          Já o segundo bloco do módulo, com também 4 horas de duração, foi realizado a oficina de slides, aprendendo com o "BrOffice.org Impress, o uso pedagógico da criação de slides". Teve  inicio com uma dinâmica, onde os professores foram amarrados em duplas  por um barbante, cujo objetivo era descruzar o barbante sem retirá-lo  como pulseira dos pulsos. Muitos professores ficaram aflitos tentando  soltar-se do colega, tentando varias maneiras de solucionar o problema.  Assim, fazemos um paralelo com nossas vidas enquanto educadores. Diante  das dificuldades, devemos procurar outros meios para enfrentar as  adversidades. 
      Dinâmica
          O módulo foi composto de discussões e prática, conduzindo os professores a ficarem  atentos as mudanças,  procurando aprimorar  os  conhecimentos acerca da tecnologia para fazer um uso significativo  dessa ferramenta . Enfim, pontuamos a tecnologia como um recurso valioso  em nossa sala de aula.
                     Segundo  Bloco: "BrOffice.org Impress, o uso pedagógico da criação de slides.
             Dessa  forma, os gestores das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga agradecem e  parabenizam aos professores cursistas pela participação, compromisso  que tem com curso e em especial a Ismael Medeiros por torna-se um  parceiro da escola, e ao Professor Diogo Coelho, por ser um colaborador,  cedendo o espaço para realização das oficinas.
Fonte: Coordenação Escolas Reunidas Manoel Castor Braga
  III PROFEP – PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCA PLANALTINO DAS ESCOLAS DO CAMPO.
No  dia 18 de Agosto de 2011 aconteceu o III PROFEP – Programa de Formação  de Professores Educa Planaltino das Escolas do Campo com o tema: O processo da Leitura e Escrita à luz de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
O  encontro começou por volta das 19h no Colégio Isaura Couto da Silva, os  professores foram recebidos com muita alegria ao som de um gostoso  forró e em seguida iniciamos a dinâmica: A teia, que serviu de analogia à  nossa prática docente, uma vez que é um processo interligado que  depende da ajuda mútua e da colaboração de todos, tanto da comunidade  escolar como da comunidade local e se um desses membros se fizer ausente  todo trabalho construído em cooperação poderá se esvair.
 
A  apresentação do tema foi iniciada com o vídeo: A construção da  linguagem e da escrita, extraído da coleção TV Escola, mostrando como  acontece o processo da leitura e da escrita da criança.
Logo  em seguida a coordenadora Naíla Lima discorreu sobre os níveis de  aprendizagem, o qual os educandos passam até chegar à alfabetização  plena, sendo eles:
 
Nível Pré-silábico I,  quando as crianças utilizam de linhas serrilhadas ou onduladas que  somente elas próprias podem interpretar o que foi escrito (garatujas). 
 
Nível Pré-silábico II, no qual a criança já percebe diferenças nas letras, compreendem que letras são diferentes de números, desenhos e símbolos. 
   
O Nível Silábico,  quando a criança começa a criar hipóteses silábicas, ela escreve uma  letra para cada palavra ao escrever uma frase, compreendendo que a  escrita apresenta parte sonora da fala, o que leva a necessidade de usar  uma forma de grafia para cada som. 
 
No Nível Silábico Alfabético  o som das palavras torna-se muito importante e o educando começa a  entender a escrita de forma mais concreta, podendo escrever de forma  ortográfica ou fonética. E por fim o Nível Alfabético onde a criança já compreende o sentido lingüístico e já começa a ler e 
escrever o que fala, ela escreve corretamente no sentido fonético, mas ainda há dificuldade com a gramática.
  
escrever o que fala, ela escreve corretamente no sentido fonético, mas ainda há dificuldade com a gramática.A  discussão do tema foi riquíssima, instigando os professores a vários  questionamentos e inquietações, aqui podemos destacar a observação do  professor Josuelto Lopes, "não vale apenas saber em qual nível o aluno  se encontra, mas também é fundamental saber de que forma o educador  deverá atuar no avanço da aprendizagem do educando".
 
 
Finalizando  o encontro a Diretoria das Escolas do Campo desejou aos seus Educadores  muito sucesso na nova caminhada (UNEB) e como símbolo deste sucesso  foram presenteados com o Kit do Professor Feliz. Para adoçar ainda mais a  nossa noite, foi servida uma deliciosa torta de chocolate.
 
 
 
 
 
  No  terceiro momento os professores puderam analisar algumas atividades dos  seus alunos e dizer em qual nível eles se encontram e traçar  estratégias para ajudá-los a avançar. Para o próximo PROFEP os  professores deverão apresentar, a partir de observações realizadas em  sala de aula, estratégias utilizadas na busca da melhoria do  ensino/aprendizagem e avanço dos níveis dos educandos. 
 
Fonte: Diretoria das Escolas do Campo.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
TUTORA DE PLANALTINO, GRAÇA SUDRÉ, PARTICIPOU NESTA QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO EM JEQUIÉ, DA FORMAÇÃO DO MÓDULO VIII DO PROGESTÃO – COMO DESENVOLVER A GESTÃO DOS SERVIDORES NA ESCOLA?
 Tutores Loanda, Graça Sudré, Fernando, Graça, Bete, Fernanda, Andrea e Rose recebem formação do último Módulo do PROGESTÃO. 
 
Realizou-se  ontem em Jequié, 17 de agosto de 2001, a última Oficina do PROGESTÃO  com o estudo do Módulo VIII – Como desenvolver a gestão dos servidores  na escola? O módulo divide-se em cinco unidades cujas temáticas  abordadas são: I – O que conhecer da legislação para gerir o quadro de  pessoal da escola? II – Que direitos e deveres têm os servidores? Eles  podem ser processados e receber penalidades administrativas? III –  Avaliação de desempenho dos servidores na escola: problema ou solução?  IV – A formação é fator decisivo na qualidade da escola? V – relações  interpessoais: interação x individualismo. O encontro aconteceu no NTE –  Núcleo de Tecnologia educacional e contou com a participação das  multiplicadoras Cristiane, Kátia e Silvana, dos Tutores e do Professor  Renê Silva Secretário Municipal de Educação de Planaltino. Durante todo o  dia, várias atividades foram desenvolvidas como: mensagem de recepção,  degustação de chocolate quente, análise e discussão do vídeo VIII,  devolutiva da avalição do encontro anterior, entrega dos relatórios e  sínteses, seminários de aprofundamento do módulo, apresentação das  atividades do caderno, entre outras. 
 
   
O Secretário de Educação do Município de Planaltino, o professor Renê Silva, participou das atividades no período da manhã. 
  No  decorrer do encontro, os grupos realizaram as apresentações dos  seminários, por unidade de estudo, conforme sorteio realizado. O grupo  responsável pela unidade I analisou a escola em sua dimensão  organizadora, identificando quem nela trabalha, como se dá, legalmente, a  sua composição e como devem ser estruturados os cargos e funções do  magistério. Na unidade II – o grupo apresentou direitos e deveres dos  servidores da escola, destacando, na análise da LDB, as especificidades  do magistério. Apresentou também as responsabilidades dos servidores,  penalidades a eles aplicáveis e características do processo  administrativo.
  Tutores  de Planaltino (Graça), Apuarema (Fernanda e Andreia) e Ibirataia  (Letícia) apresentam a Unidade III do Módulo, através de programa de TV –  "Jornal do PROGESTÃO". 
Os  tutores responsáveis pela unidade III – avaliação de desempenho dos  servidores na escola: problema ou solução – analisou o preparo e a  competência do profissional da educação para desempenhar suas funções,  identificou necessidades de desenvolvimento e analisou as variáveis do  ambiente organizacional da escola que afetam positiva ou negativamente o  desempenho dos professores e demais funcionários. A qualificação  profissional, tanto inicial como continuada, foi à temática abordada na  IV unidade pelo grupo responsável. Para finalizar os seminários, o grupo  da unidade V encerra o módulo apresentando a necessidade do gestor de  estabelecer um clima de respeito mútuo, sensibilizando os envolvidos no  processo educacional para que haja satisfação e prazer no  desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. Pontou também que o  gestor, por meio das relações interpessoais, deve valorizar o  profissional da educação em sua dimensão humana. No final da tarde,  houve o partilhar de experiências exitosas com a Diretora da  APLB/SINDICATO – professora Caroline Moraes Brito sobre "Princípios,  Deveres e Direitos dos Trabalhadores em Educação". 
  As  multiplicadoras passam orientações aos tutores acerca das fichas de  frequência e dos instrumentos avaliativos relacionados aos cursistas. 
  As  multiplicadoras Cristiane, Kátia e Silvana falaram das visitas de  acompanhamento realizadas nos municípios destacando aspectos positivos  como: compromisso dos tutores, presença dos secretários das cidades de  Planaltino (Renê) e de Maracás(Edna) nos encontros, organização e  parceria das Secretaria de educação e Prefeituras. Ressaltou sobre a  necessidade de continuar oportunizando um momento prazeroso nos  encontros realizados nos municípios no que se refere a preparação do  local com antecedência, a organização do material a ser trabalhado ,  acompanhamento as equipes gestoras e compromisso no preenchimento das  fichas de frequência e instrumentos de avaliação neste reta final do  curso. Num clima já de saudade, agradeceram carinhosamente a todos os  tutores pela parceria e aprendizagem construídas ao longo de todos os  encontros. Assim, os próximos encontros serão de alinhamento para que a  certificação aos gestores cursistas municipais possam acontecer sem  nenhum problema. Eu na condição de tutora do município de Planaltino, só  tenho a agradecer a Silvana, Cristiane e Kátia, aos colegas tutores dos  diversos municípios pela aprendizagem e amizade construída ao longo do  tempo, em especial a Andreia e Edilene (Maracás) pela parceria, a Renê,  aos Cursistas de Planaltino e ao Prefeito pela confiança depositada à  frente do PROGESTÃO no município. (Pontua a professora e tutora Graça  Sudré ).
Fonte: Diretoria de Administração, Planejamento e Supervisão Escolar.
Fonte: Diretoria de Administração, Planejamento e Supervisão Escolar.
COLÉGIO ISAURA COUTO REALIZA PROFEP SOBRE O TEMA AVALIAÇÃO
Com presença do Secretário Renê Silva, grupo discute estratégias para incentivar estudantes a participarem das atividades de sala de aula
   Grupo discute caminhos para uma boa elaboração de atividades avaliativas
  O  Colégio Isaura Couto da Silva, situada na Praça Isaura Couto, Centro  s/n, realizou nessa última quarta-feira o seu III PROFEP, que foi  conduzido pelas excelentes professoras: Cristina Mattos e Sheila  Tranzillo. Tendo como eixo principal a discursão sobre "Avaliação da aprendizagem", que  teve a sua importância em ser discutido, a partir da observação e  verificação de práticas docentes, muitas vezes equivocadas no momento de  avaliar o aluno. 
As  ministrantes iniciaram o encontro com um documentário feito com a  Profª. da unidade escolar, Lucieide Bastos,onde ela relata como eram  feitas as avaliações no seu tempo de estudante "as avaliações tinham  muito peso,eram somativas, fazíamos duas provas e no final eram  divididas as notas. Lembro muito de um professor, que fazia prova  relâmpago, era sempre muito tenso esse período de avaliação".Logo em  seguida, deu-se inicio a discursão com a apresentação de slides,  mostrando como a avaliação tem se tornado um grande desafio no cotidiano  da prática pedagógica e que a escola precisa estar fomentando no aluno o  prazer em estudar.
No  segundo momento foram divididos três grupos, nos quais todos eles  tiveram como tarefa, leituras de textos e apresentação de seus  resultados para os demais colegas, em forma de oficinas. Os textos  abordavam como elaborar as questões dos instrumentos avaliativos, de  forma que os conteúdos estivessem diretamente ligados ao que foram  trabalhados em sala de aula, como também, a importância da devolução dos  resultados para os alunos, pois permite ao professor reorienta-los na  compreensão do que não foi processado, e por fim, foi discutido o texto  meu aluno não estuda mais, o que fazer?
Após a apresentação dos grupos, foi lido um texto para reflexão e um vídeo, como educar um filho na favela. 
  Portanto,  ficou claro, que avaliar significa rever o planejamento, ações e  observações ao longo do processo de ensino aprendizagem, e que a  avaliação não deva tomar posição de punição, mas que ela sirva de  termômetro para reflexão da nossa prática avaliativa.
Chegando  ao final do encontro, as ministrantes agradeceram à presença de todos e  os demais sentiram satisfeitos com o resultado do encontro. Fica a  ansiedade para o próximo, IV PROFEP.
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva 
    CANTINHO DO SABER: QUE TAL RELEMBRARMOS AS BOAS MANEIRAS
No  dia 17\08\2011, uma quarta-feira, a equipe da Escola Municipal Cantinho  do Saber preparou uma palestra para seus alunos a respeito da  valorização das boas maneiras na escola, em casa e em outras  localidades. A palestra foi ministrada pela coordenadora da instituição  escolar que trouxe imagens e representações de como trabalhar este tema  todos os dias, fazendo com que os educandos não se esqueçam das  "palavrinhas mágicas" como: por favor, bom dia, com licença, entre  outras e as valorize, tendo-as como algo indispensável em suas vidas. A  palestra contou com a participação de todos os envolvidos na instituição  escolar, houve discussões por parte das próprias crianças sobre o tema,  as quais trouxeram reflexões e uma reavaliação de nossas atitudes  cotidianas. 
Esta  atividade, assim como outras realizadas pela Escola, foi bastante  produtiva e importante, pois, trabalhar temas como este, que valorize o  bom convívio entre todos e que preserve os valores são de fundamental  importância para o desempenho da criança na escola e o seu  desenvolvimento social, cultural e crítico na vida em sociedade. 
Fonte; Escola Municipal Cantinho do Saber 
    quarta-feira, 17 de agosto de 2011
ESTUDANTE É PRA BRILHAR!!!
    A Escola Municipalizada Clemente Mariani, localizada na sede do município de Planaltino – Bahia comemora o DIA DO ESTUDANTE com uma deliciosa gincana.
  O  dia 11/08/2011 teve um gostinho todo especial para os nossos alunos,  para comemorar o dia dos estudantes, os docentes, com o apoio de toda a  equipe escolar realizou uma deliciosa Gincana estudantil coordenada por  nosso querido amigo e porteiro Albino Cardozo e professores, com provas  divertidas e desafiadoras do jeito que os nossos alunos gostam. Cada  turno contou com duas equipes, a equipe AMARELA e a equipe AZUL.  As professoras Yvanda, Renilúcia, Marly, Juscélia e Valdeci organizaram  as equipes e acompanharam todo o desenvolvimento das tarefas.
    Em meio a tanta euforia recebemos a visita do Sr. Secretário de Educação Renê Silva,  acompanhado de membros da Caravana do Lazer, que vieram divulgar a  atração do fim de semana na cidade, registramos também a homenagem feita  pela Prefeitura Municipal e Secretária de Educação.
Além da gincana que contagiou a todos, prestamos outras homenagens com mensagens, doces e sorteios de kits estudantis.
                                                                            A FESTA FOI COMPLETA.Fonte: Escola Clemente Mariani/Castelo Branco
  SEMECE COMEÇA DISCUSSÃO PARA REESTRUTURAÇÃO ORGANIZACIONAL DOS SEUS SERVIÇOS
Projeto melhorará os serviços prestados pela SEMECE
Aconteceu nos dias 15 e 16 de agosto, na sala de  reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer  de Planaltino (SEMECE), a primeira visita técnica do Projeto de  Assessoramento à Reestruturação de Secretárias Municipais de Educação  (PARES), do Programa de Apoio a Educação Municipal (PROAM), da  Secretaria de Educação do Estado. Participaram do momento as Professoras  Graça Sudré (Diretora Administrativa da SEMECE), Sueli Praxedes  (Técnica da SEMECE) Grazielle Almeida (Coordenadora Pedagógica da  Educação do Campo) e os Professores Ariosvaldo Porfírio (Presidente do  Conselho Municipal de Educação), Marcos Pereira Paiva (Diretor de Apoio  Pedagógico da SEMECE) e Renê Silva (Secretário Municipal de Educação).  Os trabalhos foram coordenados pelo Professor Dr. José Jackson Reis dos  Santos, consultor do PARES/PROAM.
O encontro  teve início com a fala do secretário que apresentou o professor Jackson  para os demais presentes. Logo em seguida foi lido o cronograma das  ações do encontro. O professor Jackson apresentou brevemente o  funcionamento do PROAM o e do PARES.
O  objetivo do programa está diretamente ligado a busca do fortalecimento  dos Sistemas Municipais de Ensino e organização da Secretarias  Municipais, incentivando e assessorando na construção de uma cultura de  planejamento participativo, com foco na qualificação do processo de  ensino-aprendizagem e na melhoria dos indicadores educacionais.
O  encontro foi pautado pelas discussões sobre Gestão Democrática, tendo  como base duas vertentes: autonomia e participação. Foi realizada uma  discussão de como as dimensões pedagógica, administrativa, financeira e  política estão organizadas na Secretaria de Educação, e construído  elementos que justifiquem a reestruturação da SEMECE. Dentre os  elementos pontuados, podemos destacar que existe uma necessidade de  ampliação do espaço físico para que haja um espaço que garanta o  funcionamento dos Conselhos e dos Projetos desenvolvidos pela  Secretaria, ampliação da Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico,  descentralização de funções. O secretário levantou a questão de que os  recursos humanos são suficientes para atender a demanda da secretaria,  no entanto falta qualificação para que haja esse processo de  descentralização de funções.
O Prof. Jackson  entrevistou membros dos diferentes setores da Secretaria Municipal de  Educação, com objetivo de compreender como cada membro percebe a  organização e trabalho realizado pela Secretaria. Os resultados das  entrevistas serão socializados na segunda visita técnica.
  IGREJAS REALIZARÃO I FESTIVAL DE LOUVOR DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO
Religiosos discutem realização do I Festival de Louvor
Pastores, Padre, e dirigentes da Secretaria  Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura  Municipal de Planaltino (SEMECE), estiveram reunidos na noite da última  segunda-feira (15/08), na Sala da Diretoria de Cultura, Esportes, Lazer e  Eventos da SEMECE, para discutirem a realização do I FESTIVAL DE LOUVOR  DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO.
O evento,  organizado pelas Igrejas, será realizado no próximo domingo (21/08), a  partir das 15h, na praça principal da cidade. No evento, cada igreja  trará além do fiéis, grupos musicais que louvarão a Jesus. A promessa é  de muita música e mensagens de paz e amor.
O  Prefeito Zeca Braga, um dos idealizadores do evento, colocou a SEMECE  através da Diretoria de Cultura, Esportes, Lazer e Eventos, para dar  todo apoio necessário a realização do Evento. Participaram da reunião,  representantes das Igrejas Assembléia de Deus, Batista, Família de Jesus  e Católica. Além dos fiéis das igrejas locais, devem participar do  Festival religiosos de várias outras cidades.
  COLÉGIO ISAURA COUTO REALIZA ATIVIDADE DO DIA DOS ESTUDANTES
Cartaz em homenagem aos estudantes 
 Estudantes e professores participando das atividades
Akeelahandthe Bee, 2006.
Direção: Doug Atchisom
Roteiro: Doug Atchisom
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 112 minutos
Tipo: Longa-metragem
"O professor muda a vida de uma menina de 11 anos quando começa a treinala para o desconhecido caminho dos cursos de soletração. Com sua ajuda Akeelah vai descobrindo possibilidades, desenvolvendo capacidades e influenciando os que estão a sua volta, com sua coragem e determinação".
 Cartaz do campeonato de soletração
Após a Cine oficina, os estudantes participaram do campeonato de soletração, onde teve como vencedores os alunos da 6ª A e 7ª A do turno matutino e 6ªD e 7ª C do turno vespertino. Como incentivo, foi oferecido um prêmio: uma visita à nascente do Rio Jiquiriçá e ao Horto de Maracás.
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva
terça-feira, 16 de agosto de 2011
DIA DOS PAIS COM A BOLA TODA!!!
Escola Cantinho do Saber promoveu uma noite especial aos pais
Nesta quinta-feira, dia 11-08-2011,  a equipe da Escola Municipal Cantinho do Saber realizou uma divertida  comemoração para o dia dos pais. Os educandos, educadores, gestores e  funcionários promoveram um torneio de futebol com os pais dos alunos da  referida escola. O torneio aconteceu na quadra de esportes do Colégio  Estadual Manuel José de Andrade, ás 18:30min e contou com a participação  do grupo de dança da Escola Municipal Cantinho do Saber, nomeado por:  Dó, Ré, Mi, Fá é Hora de Dançar! As crianças deram show com uma  belíssima apresentação para os pais ali presentes. 
A  noite foi bem divertida, os pais jogaram uma partida de futebol muito  acirrada e animada por uma torcida bastante participativa.  Logo depois  todos se deliciaram com um gostoso caldo para aquecer ainda mais a noite  especial. A equipe escolar e seus alunos estão de parabéns pela  homenagem ao dia dos pais, pela criatividade, competência e trabalho em  grupo. 
A  equipe da Escola Municipal Cantinho do Saber homenageia os pais no seu  dia e com enorme carinho dedica a todos muita FELICIDADE!  
PARABÉNS!!! 
Fonte: Escola Municipal Cantinho do Saber  
SUDESB: Dia de Lazer leva alegria a mais de duas mil crianças em Planaltino
A alegria e o riso invadiram a Praça da Feira na cidade de Planaltino, distante 330 km de Salvador, durante todo o sábado (13/8), quando aconteceu o Dia de Lazer do Projeto Caravana do Lazer da Sudesb, reunindo mais de duas mil crianças. O clima de festa foi marcado também pela presença do governador do Estado Jaques Wagner, que inaugurou algumas obras no município.
O Dia de Lazer serviu para os quase 70 agentes que participaram do Curso de Capacitação de Multiplicadores do Lazer colocarem em prática o que aprenderam em dois dias na sala de aula. Para a professora e diretora da Secretaria Municipal de Educação Maria das Graças Sudré de Souza, o evento foi motivo de comemoração, além de gratificante, pois é uma excelente oportunidade para todas as crianças do município, incluindo as das zonas rurais, vivenciarem o lazer.
"Muitas das nossas crianças dos povoados nunca tiveram oportunidade, por exemplo, de ver e brincar numa cama elástica ou piscina de bolinha. Neste dia pudemos presenciar ainda o regate do esporte e do lazer, o lado lúdico de brincadeiras como pular corda, jogar capitão, peteca. Enfim, tudo isso faz com que as crianças saiam daqui felizes por esse momento", conclui Graça.
Para a agente capacitada Débora Fabiana Silva, o brilho no olhar e a felicidade das crianças demonstrados ao brincar nas atividades a deixou satisfeita. Ela aproveitou a oportunidade para levar sua filhinha Ana Maria na piscina de bolinha. Já o diretor de ensino e apoio pedagógico da secretaria de educação de Planaltino, Marcos Paiva, garante que o legado da Caravana do Lazer vai servir de aprendizado para ser aplicado inclusive em atividades escolares, através, por exemplo, da realização de brincadeiras, oficinas de reciclados, sistemas de competições, não só esportivas como culturais.
"Estou aqui ajudando na pista de sabão e pude ver que coisas bem simples podem dar muitas alegrias às crianças", disse. Quem aproveitou bastante a brincadeira foi o garoto Lucas Cardoso, de 9 anos. "Esta é a quarta vez que eu vou escorregar e já troquei de roupa três vezes. Quando minha mãe ver vai falar, mas vale a pena é muito legal", revela o garoto.
Desde as 7h30m, a praça foi invadida por mais de duas mil crianças das zonas rurais de Ibitiguira, Santo André, Nova Itaípe, Figueiredo, Tiririca, Campinhos e outras. Além de assentamentos como Lagoa da Onça e São Diogo. E nem as enormes filas que se formavam nos equipamentos diminuíam o animo da garotada. Como o caso de Ana Luíza C. Morbek, 8 anos que garantiu ter participado de todas as atividades e brincadeiras no local. "Só vou parar quando encerrar tudo às cinco horas da tarde", garante.
"Nunca vi tanto fôlego e, mesmo estando cansada, está sendo uma experiência gratificante para mim", declarou a agente Aline Oliveira da Cruz, professora de alunos da 5ª a 8ª série e que trabalha com teatro.
Não só as crianças, mas toda a comunidade planaltinense esteve envolvida nas atividades realizadas como oficinas de pintura, desenho e reciclados, camas elásticas, piscinas de bolinhas, pista de sabão, jogos de ludo gigante, corrida maluca, dominó e dama gigantes, mini quadra de voleibol, golzinho,entre outras brincadeiras.Brindando com chave de ouro as festividades do Dia de Lazer teve a participação da FANEP - Fanfarra Estudantil Planaltinense que se apresentou para o governador do estado.
 Ileana Brito - Direto de Planaltino
DRT 1114
Ascom/Sudesb
13.08.2011
DRT 1114
Ascom/Sudesb
13.08.2011
domingo, 14 de agosto de 2011
CARAVANA DO LAZER PROPORCIONA UM DIA INESQUECÍVEL PARA AS CRIANÇAS PLANALTINENSES
 As crianças se divertiram muito em duas poiscinas de bolinhas
  A pista de sabão foi um dos brinquedos mais disputados
O Dia de Recreação da Caravana do Lazer  (SUDESB), vai ficar marcado na história do município de Planaltino.  Cerca de 2000 crianças, adolescentes e jovens viveram um dia de lazer  inesquecível. Os Professores da SUDESB e os Agentes Multiplicadores  capacitados nos dias 11 e 12, amanheceram o dia 13 de agosto com muita  disposição para montar os brinquedos e stands de jogos que logo mais  proporcionariam momentos de muita alegria e diversão.
Por  volta das 07:30h, as crianças começaram a chegar. Com olhares  apreensivos e muita expectativa, aguardavam ansiosas o término da  montagem dos equipamentos. A medida que a montagem de cada brinquedo era  concluída, já tinha uma grande fila formada. Os Agentes Multiplicadores  da Caravana do Lazer, não perderam tempo, e aproveitaram para testar os  equipamentos e se divertir, relembrando os tempos bons de infância.
   
 As crianças "pintaram o sete" na oficina de pintura
   Dois pula-pula fizeram a alegria da garotada
   Jogos gigantes
   Muita diversão com jogo de Vôlei
Logo  as crianças, adolescentes e jovens se apropriam de todos os brinquedos e  jogos. Ao som de muita música infantil, todos se divertiram à vontade.  De brinquedo em brinquedo, de jogo em jogo, era possível ver a alegria  nos rostinhos de cada um. Para o sucesso do evento, foi indispensável o  empenho, dedicação e carinho da equipe da SUDESB e, sobretudo dos  Agentes Multiplicadores, que aceitaram o convite da Secretaria Municipal  de Educação, Cultura e Esportes, participaram da capacitação da  Caravana do Lazer, e foram os protagonistas deste dia que ficará marcado  na lembrança de todos que participaram.
"Agradeço  imensamente a equipe da SUDESB na pessoa da Profa. Susi, por ter  atendido nossa solicitação e ter proporcionado além de muita alegria,  uma aula de cidadania. Não posso deixar de agradecer também, as pessoas  que aceitaram o convite para participar da capacitação. Aos Agentes  Comunitários, representantes de Igrejas, Professores, Coordenadores,  Diretores, Agentes Culturais, Esportistas, membros de associações,  técnicos da Secretaria de Educação, muito obrigado e parabéns pelo  empenho e dedicação", pontua o Secretário de Educação, Cultura, Esportes  e Lazer, Prof. Renê Silva.
As atividades da Caravana do Lazer, tiveram início por volta das 08:30h e foram concluídas ás 18:20h, com a certificação dos Agentes Multiplicadores. Passaram pela Caravana, cerca de 2000 estudantes, fora os familiares dos alunos e visitantes de outros municípios.
Para o sucesso das atividades da Caravana, foi de grande importância também, o envolvimento dos Professores e merendeiras das escolas, que durante todo evento, ajudando os Agentes Multiplicadores no cuidado com as crianças. A estrutura da Caravana também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que montou um Ponto de Atendimento com enfemeiras, técnicos de enfermagem e Ambulância.
As atividades da Caravana do Lazer, tiveram início por volta das 08:30h e foram concluídas ás 18:20h, com a certificação dos Agentes Multiplicadores. Passaram pela Caravana, cerca de 2000 estudantes, fora os familiares dos alunos e visitantes de outros municípios.
Para o sucesso das atividades da Caravana, foi de grande importância também, o envolvimento dos Professores e merendeiras das escolas, que durante todo evento, ajudando os Agentes Multiplicadores no cuidado com as crianças. A estrutura da Caravana também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que montou um Ponto de Atendimento com enfemeiras, técnicos de enfermagem e Ambulância.
Travinha: muito futebol
  Muitas brincadeiras: elástico, cordas, peteca, etc...
  Foram feitos brinquedos com material reciclável
  Agentes Multiplicadores foram certificados no final do evento
  Na foto: Maria Clara, Susi Docio, Secretário Renê Silva e o Diretor de Cultura e Esportes Edivaldo Gonçalves
  A agente Alci (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), recebe certificado
FANFARRA ESTUDANTIL PLANALTINENSE RECEPCIONOU GOVERNADOR JAQUES WAGNER E COMITIVA
Governador Jaques Wagner fala da importância da fanfarra e acesso a atividades culturais e esportivas
A Fanfarra Estudantil Planaltinense –  FANEP -, resultado de uma parceria entre o Colégio Estadual Manoel José  de Andrade e a Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, vez no  último dia 13 de agosto, sua segunda apresentação pública, após apenas 6  meses de ensaio.
Desta vez, a FANEP, teve a  responsabilidade de recepcionar o Governador Jaques Wagner e comitiva,  que pela primeira vez esteve no município de Planaltino. Mais uma vez a  FANEP encantou o público presente e ouviu elogios do Governador e do  Prefeito Zeca Braga.
O Governador Jaques  Wagner, assinou a ordem de serviço para recuperação  da BA 026 (trecho  Planaltino a Nova Itarana), inaugurou o Sistema de  Água do Povoado de  Campinhos e os serviços da SAMU 192. Fizeram parte da  Comitiva do  Governador, o Senador Walter Pinheiro, Deputado Federal Rui  Costa e o  Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Estadual  Marcelo Nilo,  entre outras autoridades. 
     
 SONHO REALIZADO
Parabéns aos estudantes da FANEP
Até o  surgimento da FANEP, Planaltino sempre convidou fanfarras e bandas  musicais de outros municípios para grandes atividades e eventos. Agora, a  população Planaltinense, tem o orgulho de ver seus filhos participando  de uma fanfarra e proporcionando momentos de muita emoção.
Em  breve, o Projeto Craques da Cidadania, que tem entre suas diversas  atividades aulas de flauta e percussão, formará novos grupos musicais,  que se uniram a FANEP para abrilhantar ainda mais os eventos municipais.
  sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Colégio Municipal Manoel Castor Braga realiza PROFEP
Na  ultima quarta feira, 10 de julho aconteceu na sala do Colégio Municipal  Manoel Castor Braga, povoado de Campinhos o Programa de Formação de  Professores (PROFEP) tendo o encerramento do Módulo "Como promover o  sucesso e a aprendizagem do aluno",  que  foi dividido em dois blocos de 4 horas cada, a primeira, aconteceu com a  exposição do conteúdo pela Coordenadora Pedagógica da referida escola,  Juliana Oliveira com a participação dos demais professores, que  sinalizarão aspectos importantes acerca do conteúdo do módulo, a  aprendizagem e como a relação entre desenvolvimento e aprendizagem é  vista pelas diferentes correntes psicológicas (Behavioristas,  Interacionistas e Sociointeracionistas). Relacionando os princípios  básicos que orientam a prática pedagógica contemporânea e os dez  princípios da aprendizagem sempre se reportando ao aluno.. E destacando a  motivação como fator central na escola de qualidade, como manter o  aluno motivado no processo ensino aprendizagem. Na discussão,  oportunizou ao corpo docente das referidas Escolas a reflexão, "o que  queremos que nossos alunos aprendam?". Destacando a importância do  planejamento, pois " Não há vento favorável para quem não sabe onde quer chegar."
    Momento de estudo
O  segundo bloco do módulo, foi o momento dos professores cursistas,  apresentarem os trabalhos, previamente estabelecidos em equipes, no  bloco anterior. Momento este, que possibilitou aos professores  relacionarem teoria com prática, uma vez que a atividade possibilitava o  conhecimento das causas, problemas e soluções que devem ser  desencadeadas em relação aos alunos, professores e escola com vista a  aprendizagem. Assim, as equipes oportunizarem uma excelente discussão,  acerca do tema do módulo.
  Grupo I - Elaborando atividade
  Grupo II - Elaborando atividade
 Todo o módulo, foi composto de dinâmicas, mensagens, vídeos, sempre conduzindo a reflexão da prática dos  professores. Apontando  novos caminhos para pensar a pratica pedagógica, maneiras de ensinar, e  a superação dos problemas encontrados. Uma vez que a missão da escola é  aprendizagem do aluno. Por  fim, os gestores das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga agradecem e  parabeniza aos professores cursistas pela motivação, compromisso que tem  com o curso. 
Fonte: Coordenação Pedagógica das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga
    quinta-feira, 11 de agosto de 2011
FANFARRA ESTUDANTIL RECEPCIONARÁ O GOVERNADOR JAQUES WAGNER
Apresentação da Fanfarra no Aniversário da Cidade
A FANEP – Fanfarra Estudantil Planaltinense  -, que realizou sua primeira apresentação pública no último dia 30 de  julho (Aniversário e emancipação política de Planaltino), tem mais um  desafio pela frente.
A Fanfarra recebeu o  convite para recepcionar o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner,  que estará pela primeira vez visitando o município de Planaltino no  próximo sábado (13/08). O Governador, assinará ordem de serviço para  recuperação da BA 026 (trecho de Planaltino à Nova Itarana), inaugurará o  sistema de água do Povoado de Campinhos e os serviços do SAMU 192.
A  visita do Governador coincide com a realização do DIA DE RECREAÇÃO, da  Caravana do Lazer da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia  (SUDESB). Todos os estudantes da rede municipal (sede e zona rural),  participarão das atividades do Dia de Recreação.
      Parceria entre Colégio Estadual e Prefeitura garante oportunidades às crianças, adolescentes e jovens
A Fanfarra, é resultado de uma parceria  entre o Colégio Estadual Manoel José de Andrade e a Prefeitura  Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura,  Esportes e Lazer. Participam da FANEP, estudantes da redes estadual e  municipal de ensino, e o grande diferencial, é que o bom desempenho  pedagógico dos alunos é pré-requisito para participação.
"A  FANEP é a realização de um grande sonho. Planaltino sempre contemplou  apresentações das fanfarras da cidade de Maracás. Para nós, era uma  questão de honra poder oferecer esta oportunidade para nossas crianças,  adolescentes e jovens. O trabalho ainda está no início, e graças a  competência dos profissionais e o compromisso e empenho dos  participantes, que em menos de 6 meses de ensaios a fanfarra fará sua  segunda apresentação, desta vez recebendo o Governador do Estado.  Destaco e parabenizo o trabalho do regente Alcérgio e dos professores  Juci, Cosme e Gilmar", pontua o Secretário de Educação Prof. Renê Silva.
--
Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
Blog - www.educaplanaltino.blogspot.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756
 















