quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BOLETIM EDUCA PLANALTINO 018-2011 - VICE-PRESIDENTE DA UNDIME/BA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA, E PROCURA AÇÕES PARA FORTALECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES TERRITORIAIS




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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VICE-PRESIDENTE DA UNDIME/BA CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA, E PROCURA AÇÕES PARA FORTALECIMENTO DAS ARTICULAÇÕES TERRITORIAIS


 Prof. Renê Silva, Prof. Penildon Filho, Prof. Marcelo Alfaro e Prof. Coriolano Moraes
 Profa. Loide, Profa. Linda Goulart, Prof. Coriolano Moraes e Prof. Renê Silva

O Secretário de Educação do Município de Planaltino, Prof. Renê Silva, Vice-Presidente da UNDIME/BA, acompanhado dos Secretários de Vitória da Conquista Prof. Coriolano Moraes (Educação) e Penildon Filho (Comunicação), cumpriram agenda extensa em Brasília no último dia 26.
Pela manhã, participaram de reunião no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com Marcelo Pérez Alfaro, especialista Sênior em Educação, da Divisão de Educação do BID. Na pauta, discussão de realização de Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas de Educação Infantil na Bahia. O encontro foi articulado pela Prof. Penildon Filho, que quando Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou diálogo com o BID para realização do Seminário. A discussão retorna agora, em articulação com a UNDIME/BA, através dos Professores Renê Silva e Coriolano Moraes.
Ficou agendado para o próximo dia 11, na cidade de Salvador, reunião com o Diretor da Divisão de Educação do BID, para acertar detalhes do evento. Marcelo aproveitou para apresentar as possibilidades de parceria dos municípios com o BID. O secretário de Educação de Vitória da Conquista, Coriolano, aproveitou para apresentar o trabalho que está sendo realizado na área educacional do município. O Professor Renê, também apresentou os projetos pilotos "Craques da Cidadania", "Escola de Tempo Integral", e o vídeo do Projeto "É tempo de aprender", ambos do município de Planaltino.
Pela tarde, os educadores participaram no Ministério da Educação, de Audiência com a Profa. Linda Goulart, Assessora Especial do Ministro da Educação, responsável pelo Programa de Mobilização Social Todos pela Educação. Foi agenda capacitação para o Pólo da UNDIME/BA de Vitória da Conquista, que reúne 17 municípios. Também serão realizadas as oficinas de capacitação em mais três Pólos.
Logo após, os Professores Renê Silva e Coriolano Moraes, participaram de reunião no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Prof. Marta de Jesus Xavier (COACO/CGAME/DIRAE/FNDE), onde discutiram a realização de capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com os municípios do Vale do Jiquiriçá. A capacitação está prevista para primeira semana de novembro. O Prof. Renê, aproveitou para solicitar a capacitação para outros Pólos da UNDIME/BA.
 Professores Penildon, Coriolano e Renê, após um dia de muito trabalho

"As audiências foram muito importantes para articulação de ações conjuntas entre BID, MEC, FNDE e municípios baianos. Desta forma, buscando estreitar parcerias, esperamos contribuir para implementação de políticas públicas que contribuam para melhoria da qualidade da educação municipal. A realização de encontros e capacitações nos territórios, sem precisar os municípios se deslocarem para Salvador para terem acesso a informações, é extremamente importante para fortalecimento da articulação regional. Estamos procurando enquanto UNDIME, estimular o fortalecimento destas articulações territoriais", conclui o Secretário Renê Silva.




CRIANÇAS DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ COMEMORAM A CHEGADA DA PRIMAVERA


 Estudante participando do desfile em homenagem a primavera

A Brinquedoteca Cantinho Feliz, que atende crianças na modalidade creche em tempo integral, comemorou a chegada da primavera com um desfile em grande estilo.

Crianças do grupo 2 trajadas a caráter para a festa em homenagem a primavera


Professores e funcionários prepararam um ambiente acolhedor para a realização da atividade que envolveu crianças de diferentes turmas, (do grupo 1 ao grupo 3). As crianças fizeram uma homenagem a nova estação com um desfile colorido, envolvendo meninos e meninas.

Por fim, todos tiveram um lanche diferente, com um bolo decorado ao melhor estilo primavera, com um bolo em formato de flor. Seja bem vinda promavera!
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

COLÉGIO ISAURA COUTO PARTICIPA DO INTERCÂMBIO CULTURAL ENTRE OS ALUNOS DA EJA DO CMICS COM OS ALUNOS DO COLEGIO NORMAL DE MARACÁS


 
Coordenador Pedagógico Ariosvaldo, Vice-diretora Manuela e Agente Administrativo Mangelita

No dia 23/09/2011 (sexta-feira), os alunos da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, atendendo ao convite do Colégio Normal de Maracás, por intermédio do professor Alcérgio, tiveram a oportunidade de comparecer ao evento promovido pelo colégio, envolvendo os alunos da EJA. 
Acompanhados da Vice-diretora, Manuela Dias, o coordenador pedagógico, Prof. Ariosvaldo e a Assistente Administrativa, Mangelita, os estudantes saíram de Planaltino as 19:00 horas. Ao chegar a Maracás se dirigiram diretamente ao Colégio, onde foram bem recepcionados pelos organizadores do evento. O 1º Primavera Fest teve como atividades: Apresentação de coral, músicos de hip hop, desfile de moda e festa dance. Muito importante para a elevação da auto-estima de muitas pessoas que estudam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que não têm a oportunidade na sociedade. Deu para perceber o quanto eles estavam felizes e realizados. 
Este projeto que ora se realiza em Maracás tende a ser implantado com as turmas da EJA do Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, dada a relevância deste para a nossa clientela. 
Fonte: Colégio Municipal Isaura Couto da Silva

PROJETO PILOTO "HORTA ESCOLAR" INCREMENTA A ALIMENTAÇÃO DA BRINQUEDOTECA CANTINHO FELIZ



 Refeição incrementada com verduras e hortaliças do Projeto "Horta Escolar"

A Brinquedoteca Cantinho Feliz, unidade escolar com atendimento na modalidade creche em tempo integral, esta incrementando a alimentação escolar com hortaliças e verduras colhidas na horta do projeto piloto "Horta Escolar", que funciona na Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Gerência de Agricultura e a Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Três dias na semana, a refeição das crianças é incrementada com uma salada verde, cultivada de forma 100% orgânica. O objetivo é, além de oferecer uma alimentação nutritiva,  ensinar as crianças a terem bons habitos alimentares, uma vez que comumente as crianças tem resistência a comerem verduras e hortaliças.
Conforme relatos da equipe de cozinha da Brinquedoteca, no início as crianças deixavam a salada no cantinho do prato, contudo, após trabalhos educativos junto as crianças, o índice de rejeição caiu consideravelmente.

Preparo da salada verde na Brinquedoteca Cantinho Feliz
Outras escolas, a exemplo da Escola Municipal Cantinho do Saber e o Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, já iniciaram suas hortas escolares. O objetivo é que os produtos extraídos das hortas escolares sirvam de reforço a alimentação escolar de toda a rede municipal de ensino
Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

terça-feira, 27 de setembro de 2011

EDUCADORES E TÉCNICOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA ESTUDOS DO DIAGNÓSTICO DO PAR

 Momento de discussões em torno dos indicadores do Plano de Ações Articuladas - PAR

 Professora Cremilda, técnica do PROAM, com a equipe responsável pelo monitoramento do PAR

Aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, a visita da técnica do Programa de Apoio a Educação Municipal (PROAM), da Secretaria de Educação do Estado, a professora Cremilda, para a realização do monitoramento do diagnóstico do Plano de Ações Articuladas - PAR, instrumento do SIMEC (Sistema Informatizado do Ministério da Educação) que é responsável pelo planejamento de demandas nas áreas de assitência técnica e recursos estruturais e financeiros das secretarias municipais (e estaduais) de educação.
O encontro contou com a presença de professores, gestores escolares e técnicos da Secretaria Municipal de Educação que, durante os 2 dias de encontro, realizaram estudos em torno dos indicadores pontuados pelo PAR (nas áreas de Gestão Educacional, Formação de Professores e de Profissionais de Serviço de Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos - em um total de 82 indicadores), com o objetivo de discutir as ações que servirão de informações ao SIMEC.
Estão previstas outras ações de monitoramento do PAR ao longo do mês de outubro.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

SAUDADES DE RUTNEI ARAÚJO

Professor Rutnei Araújo
Ontem, dia 26 de setembro, fez um ano do falecimento do professor Rutnei Araújo, ilustre educador que dedicou sua vida ao desenvolvimento cultural e pedagógico do município de Planaltino.

Rutnei, além de professor, era uma agitador cultural, sendo escritor de belas poesias, tendo como fonte de inspiração o Distrito de Nova Itaípe, lugar onde viveu e trabalhou.

A Secretaria Municipal de Educação lembra do bom amigo e parceiro com saudades.

Fonte: Diretoria de Ensino e Apoio Pedagógico

COLÉGIO DE ITAÍPE PROMOVE AULA DE CAMPO COM SEUS ALUNOS EM MARACÁS



No dia 24 de setembro o Colégio de Itaípe promoveu uma aula de campo com seus alunos no município de Maracá. A aula contou com a valorosa contribuição de Daniel Pantaleão e Marcelo (Grupo Concris) – ambos fazendo o papel de Guias turísticos. Além disso, a ida sofreu o poderoso intermédio de Edmar Vieira que articulou o momento em Maracás.

Lá os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer pontos que contam um pouco da história do município como a Nascente do Rio Jiquiriçá, a Cooperativa de Flores e a Feira Livre. Com as valorosas contribuições de Daniel e Marcelo, o grupo de estudantes e professores puderam levantar questões para as produções posteriores.

É interessante registrar que o memento contou com a companhia de Graça Sudré (Coordenadora Administrativa da SEMECE), que disse:
- Esse é um momento muito importante para os estudantes do Colégio de Itaípe.

Fonte: Coordenação Pedagógica

GINCANA AGITA O COLÉGIO DE ITAÍPE


Equipe Verde - Campeã

No dia 21 de setembro o Colégio de Itaipe realizou A Gincana Interativa. O evento contou com o envolvimento de professores e alunos. Inicialmente foram divididas três equipes – verde, branca e azul -, composta por alunos de diversas turmas e três professores foram escolhidos para dar apoio e orientar os estudantes durantes as provas.

Equipe Branca - vice-campeã

Equipe Azul - Terceira colocada 

Foram realizadas diversas provas como Enigma, Teste de Conhecimentos Gerais, Ultimo Passageiro, Soletrando, Briga de Galo, Matemática com Garrafas, Advinhas, etc. No fim, a Equipe Verde foi a Campeã, em segundo a Equipe Branca e terceiro a Equipe Azul.
- Foi emocionante ver como os estudantes se entusiasmaram e se empenharam em realizar as provas (comenta o professor David Tone - História).

Fonte: Coordenação Pedagógica

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


TEMA: INTERDISCIPLINARIDADE
Foi realizado no dia 21/09/2011 na Escola Municipal Cantinho do Saber ás 19 horas, o IV PROFEP (Programa de Formação Continuada Educa Planaltino) que trouxe dessa vez como tema a Interdisciplinaridade que se trata de um movimento, um conceito e uma prática que está em processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente.Diante disso, a interdisciplinaridade pressupõe uma atitude de abertura, não preconceituosa, onde todo o conhecimento é igualmente importante, onde o conhecimento individual anula-se frente ao saber universal e pressupõe também uma atitude coerente, sendo que é na opinião crítica do outro que se fundamenta a opinião particular, supondo uma postura única, engajada e comprometida frente aos fatos da realidade educacional e o curso foi dividido em dois momentos. O primeiro momento foi voltado para a dinâmica de grupo e discussões teóricas que abordaram o tema, através de leituras compartilhadas, apresentação de slides e outros. O segundo momento foi reservado para a apresentação de trabalhos dos professores, em cada aula realizada e tema discutido são passados trabalhos "para casa" que são apresentados pelos cursistas nas aulas seguintes. 
Os trabalhos apresentados neste IV PROFEP foi à apresentação dos livros distribuídos para leitura no PROFEP anterior (livros voltados para a educação, tais como: Metodologia da Alfabetização, entre outros). Estes trabalhos são importantes para o bom desenvolvimento do curso, ou seja, é o momento em que os professores têm a oportunidade de pesquisar, planejar, tirar dúvidas e o mais importante relatar para os outros colegas a sua experiência enquanto professor pesquisador. O docente que consegue associar o trabalho de pesquisa a seu fazer pedagógico, torna-se um professor pesquisador de sua própria prática ou das práticas pedagógicas com as quais convive, segundo Bortoni (2008, p.32-33), desta forma o professor estará no caminho de aperfeiçoar-se profissionalmente, desenvolvendo uma melhor compreensão de suas ações como mediador de conhecimentos e de seu processo interacional com os educandos. A equipe da Escola Municipal Cantinho do Saber agradece a todos pela realização de mais um curso.
Fonte: Coordenação Pedagógica da Escolinha Cantinho do Saber.

IV - PROFEP NO ISAURA COUTO

Tema " A matemática Informal e o lúdico"

Foi realizado nessa última terça-feira dia 20/09/2011, o IV Profep do CMICS, contando com a participação dos professores, coordenadores, direção e o Secretário da Educação Renê Silva. Essa formação de professores foi ministrada pelos professores de Matemática da nossa instituição, profº Luciano Bastos e Ivanete Rocha. Eles fizeram uma brilhante participação, com a discussão de como ensinar matemática de forma prazerosa. Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular nos estudantes o pensamento independente, a criatividade no momento da resolução de problemas.
Como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a concentração, já que essa disciplina requer para muitos um desempenho maior.
O curso foi baseado em experimentos( jogos e brincadeiras) matemáticos, onde os docentes puderam vivenciar algumas sensações dos alunos ao aprenderem matemática dentro de um pensamento lúdico. 
Ao término das apresentações, os ministrantes agradeceram a presença e participação de todos.Mais um Profep realizado com êxito. Parabéns professores!!

Fonte: Coordenação Pedagógica do CEMICS

I - FEIRA DE CULTURAS REGIONAIS

 "I Feira de Culturas Regionais"
Aconteceu também nessa última terça-feira dia 20/09/2011 a realização do Projeto "I Feira de Culturas Regionais", tendo como organizadora a Profª Lucieide Bastos, com a participação das turmas da 6ª série do Colégio. Um trabalho bastante rico, valorizando a agricultura regional. O trabalho foi apresentado através de vários stands montados com diversos produtos agrícolas, mais especificamente, o café, a mandioca, melancia, milho, e o eucalipto.
Esse projeto objetivou conhecer melhor as culturas da região e a importância para vida de todos, já que a agricultura é historicamente uma das bases da economia do país.

Fonte: Coordenação Pedagógica CMICS

PALESTRA SOBRE DIREITOS E DEVERES NA ESCOLA.


 Coordenadora Aline Santana palestra para alunos do Isaura Couto.
Foi realizado no Colégio Isaura Couto da Silva, uma palestra sobre Direitos e Deveres na escola, ministrada pela coordenadora pedagógica Alline Santana. A palestra foi destinada para todos os alunos da escola, divididas por série, com o pensamento de que a escola precisa, criar condições para os estudantes conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, idéias, costumes e papéis sociais, tivemos como objetivo principal, discutir questões fundamentais, que busca a conservação do ambiente saudável e de respeito dentro da escola.
A palestra foi apresentada por meio de slides no clima bastante descontraído. No primeiro momento foi apresentado o Regimento escolar, este que esclarece o que compete ou não os estudantes, o seu papel na escola enquanto aluno e o papel da escola como instituição formadora. Segundo momento foi falado sobre o Bullying, este que mais cresce no interior das escolas, este que não pode ser considerado "briguinhas de crianças", a escola não pode estar omissa para as ações ocorridas em seu espaço, já que sabemos que é de sua total responsabilidade tomar providências no combate ao bullying escolar.
Por fim, foi discutido sobre a valorização do livro didático e do material escolar, assim como a importância de trazê-lo para as aulas. Após as considerações finais a discussão foi aberta para a interação do grupo.
Esse momento oportunizou aos estudantes estarem refletindo sobre posturas muitas vezes inadequadas dentro e fora da escola, levando-os a entender que a escola é um lócus de divergências e diferenças que precisam ser respeitadas.

Mudar ás vezes é preciso. 

                                                 " Um país se faz com homens e livros" .
                                                               Monteiro Lobato

 Coordenação Pedagógica do CMICS

domingo, 25 de setembro de 2011

RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CRECHES BENEFICIAM 115 MUNICÍPIOS, PLANALTINO É UM DELES

 
Imagens ilustrativas do Modelo à ser construído
 
Sex, 23 de setembro de 2011
ASCOM-FNDE (Brasília) – Cento e quinze municípios de 23 estados receberam recursos do governo federal, nesta semana, para a construção de unidades de educação infantil, no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). No total, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 21,8 milhões para o início das obras.
Os repasses fazem parte do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que presta assistência financeira aos municípios para a construção de creches e a aquisição de equipamentos e mobiliário para as unidades de educação infantil.
A Paraíba foi o estado com mais municípios contemplados: 18 prefeituras receberam R$ 2,9 milhões. Em seguida, vem Bahia (14 municípios e R$ 2,6 milhões) e Pernambuco (nove municípios e R$ 1,7 milhão).
Projetos – Responsável por analisar os pleitos dos municípios e repassar os recursos do governo federal, o FNDE disponibiliza dois projetos de escolas de educação infantil.
O projeto tipo B tem capacidade para 240 crianças de zero a cinco anos, em dois turnos, e conta com oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. O tipo C atende 120 crianças em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.
O FNDE também repassa recursos para a construção de escolas de educação infantil com projetos dos municípios, desde que de acordo com padrões de qualidade exigidos pela autarquia.
Veja a lista de municípios contemplados

PLANALTINO ENTRE OS 14 MUNICÍPIOS BAIANOS BENEFICIADOS
O município de Planaltino está entre os 14 municípios baianos benefíciados. Foi depositado o valor de R$ 124.000,00, correspondente a cerce de 20% da obra. A Prefeitura já está providenciando a licitação, e dentre de poucos dias será dada a ordem de serviço.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SECRETARIA REALIZA 1º ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO DO PAR 2011-2014


Educadores discutem diagnóstico da Educação para elaboração do PAR

A Secretaria Municipal de Educação, reuniu ontem (22/09), Diretores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Técnicos da SEMECE, membros da Equipe Local do PAR, para juntos, iniciarem o prrocesso de elaboração do Plano de Ações Articuladas 2011-2014.
Neste primeiro Encontro, os educadores discutiram a importância de elaboração do PAR tendo como base o cumprimento das 28 diretrizes do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação. Foi apresentada pelo Secretário de Educação, Prof. Renê Silva, a metodologia e orientações para elaboração do diagnóstico do PAR.

Em grupos, Educadores pontuam indicadores educacionais para qualificar diagnóstico

Divididos em grupos, tendo como base as 4 dimensões (Gestão Educacional, Formação, Práticas Pedagógicas e Infraestrutura Escolar), os participantes discutiram os 82 indicadores atribuindo pontuações que classificaram a situação de cada um no município.
Também ficou definida a reformulação do Comitê Local Compromisso Todos pela Educação, que tem a responsabilidade de acompanhar a execução e implementação do PAR, e também de mobilizar a sociedade para participar da escola. Para isso, a Equipe Local do PAR realizará um seminário onde serão convidados representantes dos diversos segmentos da sociedade civil e da administração municipal, para que sejam escolhidos os membros que comporão o Comitê.
Nos dias 26 e 27, o município estará recebendo a visita técnica de Assessoramento para Elaboração do PAR, do Programa de Apoio a Educação Municipal (PROAM), que se reunirá com a Equipe Local para orientar sobre a segunda etapa de elaboração do PAR.

A GESTÃO PLANALTINO LUGAR DE VIVER É PARABENIZADA PELA INICIATIVA DO PROJETO CRAQUES DA CIDADANIA

 Leia o comentário abaixo, que recebemos por e-mail no dia 21/09/2011.
Alcérgio Couto - Coordenador do Projeto Craques da Cidadania.

Brasília, 21.09.2011 - O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), agradece aos dirigentes do município de Planaltino, na Bahia, pelo apoio ao "Projeto Craques da Cidadania". A iniciativa, além de estimular os alunos do município a praticar esportes tem levado cidadania à esta comunidade.
Albaneide Maria Lima Peixinho

Parabenizamos, ainda, os componentes da fanfarra estudantil pela participação na comemoração do primeiro aniversário da agremiação, no dia 18. Sabemos que o envolvimento dos alunos neste evento é resultado da mudança de comportamento adquirida com o envolvimento com o esporte e a música, o que tem gerado não só a inclusão social dos participantes, mas também a satisfação das famílias que têm seus filhos envolvidos no projeto.   
Enfim, parabenizamos os alunos pela conquista e, em especial, o secretário de Educação do município de Planaltino, Renê Silva e o prefeito Zeca Braga pela dedicação.

Albaneide Maria Lima Peixinho
Coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

PRESIDENTE DA MERCOVALE DEFENDE CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDOESTE DA BAHIA COM CAMPUS NO VALE DO JIQUIRIÇÁ

Prefeitos iniciam luta para criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia


O prefeito de Planaltino, Zeca Braga, presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá – MERCOVALE-, esteve acompanhando o Prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes,  no início da tarde da última quarta-feira, 21, onde tiveram com o ministro da Educação, Fernando Haddad, para solicitar a criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. A audiência foi articulada pelo deputado federal Emiliano José e também contou com  o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos; prefeito de Barra do Choça  e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Sudoeste, Oberdan Rocha; prefeita de Mortugaba e presidente da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião, Rita de Cássia Cerqueira;  prefeito de Santana, Marco Aurélio Cardoso, e prefeito de Santa Maria da Vitória, padre Amaro Santana. Também estavam presentes os deputados federais Valmir Assunção, Nelson Pelegrino, Amauri Teixeira e o deputado estadual Marcelino Galo.
Ao justificar a necessidade de criação da Universidade Federal do Sudoeste para o ministro, o prefeito Guilherme destacou que estava acompanhado de prefeitos que representam mais de 60 municípios cuja população seria diretamente beneficiada. Os prefeitos presentes na audiência destacaram a liderança do prefeito Guilherme Menezes no processo de consolidação da proposta de criação de uma universidade federal que beneficiará uma vasta região.
O Prefeito Zeca Braga, defende a criação de um campus da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia no Vale do Jiquiriçá, contribuindo assim para atender a grande demanda de estudantes que concluem o Ensino Médio e acabam tendo que se deslocar para outras regiões em busca de uma oportunidade de cursar o nível superior.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que os Governos Lula e Dilma vêm investindo maciçamente na expansão do ensino superior, já tendo sido criados, desde 2003, 126 campi federais e 214 institutos federais em 340 cidades brasileiras. Sobre as demandas levadas pelo deputado Emiliano José e pelos prefeitos baianos, o ministro afirmou que solicitará aos técnicos do MEC visitas à região para construção de pareceres sobre o assunto.

CAMPINHOS: A PRODUÇÃO DE JOGOS COMO FONTE DE APRENDIZAGEM


Nos dias 12 a 19 de setembro de 2011, a professora de Arte, das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga do povoado de Campinhos, município de Planaltino, Maria Viana, desenvolveu em suas aulas, em conjunto com os alunos de todas as turmas do Fundamental II,  a confecção de Jogos com material de sucata.


A atividade foi conduzida com muita alegria e teve a participação de 100% dos alunos na confecção dos jogos. Foi produzido: Jogo de baralho, Dama, Vai e vem, Dominó, Pega vareta, Futebol de botão e Boliche. Partindo da pesquisa do jogos, na internet e em livros, procurando conhecer sua origem, como jogar e sua importância.   Após a pesquisa, chegou o momento da confecção. Seguido da exposição de todo o material produzido, sendo apresentando pelos alunos.

Este trabalho teve como finalidade desenvolver habilidades práticas na sala de aula dando oportunidade de estarem incluídos e podendo lapidar suas técnicas, fazendo da escola um local também de lazer, onde os jogos produzidos ficaram nas escolas, sendo mais um material de recreação para nossos alunos.



Fonte: Coordenação Pedagógica e Professora de Arte das Escolas Reunidas Manoel Castor Braga


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Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
Vice-Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/BA
Telefax: (73) 3544-2313/2318 - Ramal 31- Celular: (73) 9934-4592
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Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8448927023117756



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Renê Silva
Secretário Municipal de Educação de Planaltino
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